Bolsonaro dá como encerrada questão sobre a Coronavac
O presidente da República, Jair Bolsonaro, reforçou na noite de hoje que o governo federal não comprará nenhuma dose da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. De acordo com ele, falta “credibilidade” à Coronavac, como o projeto de imunizante é popularmente conhecido.
Leia mais: “PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19”
Bolsonaro informou que o governo federal aguardará por “vacinas mais confiáveis”. A afirmação foi feita em entrevista ao Os Pingos nos Is, programa da rádio Jovem Pan que conta com as participações de três colunistas da Revista Oeste: Augusto Nunes, Guilherme Fiuza e Ana Paula Henkel. Citou, por exemplo, que o Executivo federal investiu na vacina de Oxford.
Na entrevista, Bolsonaro aproveitou para falar sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O presidente definiu como “precipitada” a informação divulgada ontem, de que a pasta compraria milhões de doses da Coronavac — o que já havia sido vetado pelo mandatário do país. Apesar disso, Bolsonaro cravou que o general seguirá na equipe, pois “não há problema algum” entre eles.
Por fim, Bolsonaro definiu a questão como “assunto encerrado.”
E agora? A vacina não era do Doria? A vacina chinesa não era “não confiável”. O assunto não estava encerrado? Porque então ter que mendigar vacinas do Dória?
Vacinas desenvolvidas às pressas são realmente seguras e eficazes? A ciência leva anos para desenvolver uma vacina e mesmo assim depois de passar por várias etapas, e aprovada e disponibilizada para a população, ocorre a interrupção do uso. Algumas delas são modificadas para possibilitar a segurança e melhor eficiência. O vírus chinês tem baixa letalidade, semelhante à da influenza, a maior parte das pessoas não apresentam sintomas, os médicos já sabem como tratar os efeitos da doença, temos, inclusive, remédios para tomar na fase inicial da doença, então vale a pena tomar a vacina “rápida”, seja ela de qualquer nacionalidade ? Penso que não.
Parabéns, Bolsonaro!! Desde o início da pandemia é a ÚNICA AUTORIDADE SENSATA que tem demonstrado real preocupação com a sociedade.
O “genocida” que protege o povo do autoritarismo do STF, do Congresso e de governadores.
O erro foi a escolha com o “fígado” de Kassio Nunes.
Presidente sou seu eleitor mas você está equivocado a vacina do Butantã é produzida com vírus inativado que todos nós já tomamos portanto não seremos cobaias já a de Oxford nunca foi testada em humanos pois é um método novo . Prefiro a do Butantã. Respire fundo e ponha Deus na sua decisão.
Se for aprovada pela Anvisa use ela não faça a população de cobaia . Poderá ser seu maior erro. Até agora você está indo bem, não se ache o Rei da cocada. Esta é uma crítica construtiva. Você tem o meu apoio .
Butantan