O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a democracia ao assinar nesta quinta-feira, 28, a Declaração de Brasília. O documento foi assinado por representantes de 21 países, incluindo o Brasil, durante a cerimônia de encerramento da 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas, que foi realizada esta semana em Brasília.
Na declaração, ministros de defesa e segurança reiteraram o compromisso de respeitar “de respeitar plenamente a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como a Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos.” Em seu artigo 1, a Carta Democrática Interamericana afirma: “Os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la. A democracia é essencial para o desenvolvimento social, político e econômico dos povos das Américas.” A Carta foi aprovada em 2001 pelos países membros da OEA.
Conferência de ministros de Defesa
A Conferência de Ministros de Defesa das Américas reuniu representantes dos países que fazem parte do principal fórum entre países do continente na área de defesa e segurança. O fórum foi criado em 1995.
Na abertura do evento, o ministro Paulo Sérgio Nogueira afirmou em seu pronunciamento que “da parte do Brasil, manifesto o respeito à Carta da OEA e a seus valores, princípios e mecanismos”.
Durante a convenção de ministros da Defesa, Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, afirmou que a “democracia é a marca registrada das Américas”. Além disso, também ressaltou a importância da defesa do Estado de Direito.
“Nossos países não estão ligados somente pela geografia”, disse Austin. “Também somos atraídos por nosso profundo respeito aos direitos humanos, pela dignidade humana, pelo nosso compromisso com o Estado de Direito e por nossa devoção à democracia.”
A cada dois anos, os países se alternam para sediar a conferência, e o Brasil foi o anfitrião do biênio 2021/2022. O próximo país a sediar a conferência será a Argentina.
Acima Eu te chamei de maluco, retiro o que Eu disse. Você é muito mais que maluco, é doido de pedra.
Kkkkkkkkk, cara você é um maluco pqp ainda acredita no são Lula.
O molusco só pagou 580 dias de cadeia em regime fechado, o fachin, advogado do mst e puxador de votos na campanha da anta, deu uma canetada afirmando erro no CEP.
Quem pratica atos antidemocráticos é a esquerda, a imprensa velha é o stf ..
Esquerda é ideologia de partido único, usam a democracia para chegar ao poder e depois implantam uma ditadura, se não conseguiram ainda, porém, sempre tentando, tipo pátria grande, URSAL e por aí vai….
Ô pombo, quem usa a democracia para chegar ao poder são os partidos de esquerda, assim que tomam o poder, palavras do Dirceu, vulgo Daniel, fazem tudo para instalar uma ditadura, são ideologias de partido único, donos da verdade, só que não deram certo em lugar nenhum do mundo, mas uma turba de idiotas doutrinados acreditam nesta sandice, ver um bobalhão adorador de hipnotizador de jumentos como você falar em democracia me faz rir.
O governo brasileiro é quem mais presa pela democracia e obediência a nossa Constituição.Não posso dizer o mesmo de quem deveria fazer valer a nossa Carta Magna,quem deveria defendê-la,é quem descumpre e vilipendia,falo de alguns Juízes do STF!
Acusar qualquer um de “corrupção” e “genocídio” sem qualquer prova é crime de calúnia, seu acéfalo. Não pense que ficar escondido atrás de uma tela de computador será suficiente para deixá-lo livre do porrete da Justiça.
Todos nós acreditamos na democracia, que não é um sistema perfeito mas dentre todos ainda é o melhor. Quem não acredita em democracia, são determinados indivíduos imbuídos de pensamentos autoritários e que passa por cima dos outros poderes mais uma vez, numa clara demonstração de provocação gratuita, apenas para perturbar o ambiente já, um tanto quanto nervoso, como é bem relatado no artigo do Guzzo sobre mais uma interferência do Judiciário sobre o que foi decidido no Legislativo, sobre a redução do ICMS sobre os combustíveis e incentivando uma revolta dos estados contra o governo federal. É isso que esses canalhas estão estão pretendendo criar um ambiente anti-democrático para levar o país à conflagração. Quanto mais bagunçado, melhor. Isso é democrático?