Edital que trata do recrutamento deve sair ainda hoje
O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira, 02, a Medida Provisória (MP) nº 922 que possibilita a contratação temporária de servidores pelo prazo de seis meses a quatro anos, dependendo do cargo.
Portanto, trata-se de uma providência tomada para enfrentar as filas de análise de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde o ano passado, 1,3 milhão de pessoas aguardam ser atendidas.
De acordo com a Secretaria de Previdência, os militares devem ser alocados em agências da Previdência Social para atendimento ao público. Já servidores aposentados do INSS ajudarão na análise de pedidos.
A MP trata, também, de outros temas. Permite que empresas estatais possam ser contratadas para processar consignações em folha do INSS. Além disso, fica abolida a necessidade de junta em perícias médicas de servidores.
Um dado importante é que, ao permitir o aumento do quadro de funcionários com pessoas sem direito à estabilidade funcional, o presidente Bolsonaro vai contra um dos objetivos da reforma administrativa: desinchar o Estado brasileiro.