Um dia após o uso de máscara ao ar livre deixar de ser obrigatório em Israel, o Ministério das Relações Exteriores israelense publicou um vídeo nas redes sociais [assista abaixo] em que cidadãos tiram a máscara de proteção, simbolizando que o país entra em uma etapa mais flexível no enfrentamento da pandemia.
O fim do uso de máscaras em ambientes abertos começou a valer no domingo 18 e foi possível já que Israel vacinou cerca de 80% da população com mais de 16 anos contra a covid-19. Os números de contágio e hospitalizações caíram drasticamente.
Leia mais: “França vai multar viajantes brasileiros que desrespeitarem quarentena”
O Ministério da Saúde israelense alerta a população de que a exigência de proteção facial ainda se aplica a espaços públicos fechados, e pediu aos 9,3 milhões de habitantes que sempre tenham máscaras à mão.
Também no domingo, Israel permitiu a retomada completa de seu sistema educacional, sem restrições ao número de alunos nas salas de aula. Os professores foram instruídos a continuar ventilando as salas e manter o distanciamento físico entre os alunos durante as aulas e nos intervalos. Atividades extracurriculares, como teatro, permanecem proibidas.