O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que suspenderá a divulgação diária de dados sobre a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, os números da doença serão atualizados apenas semanalmente. A mudança entra em vigor a partir de 3 de março.
A pasta anunciou a alteração nas regras durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Conforme o ministério, entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) firmaram o acordo.
“Não há mais motivo para a notificação diária”, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass. De acordo com o informativo, a alteração na periodicidade tem o objetivo de “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos Estados e do próprio ministério.
Segundo o ministério, apenas nove Estados atualizam os dados diariamente. Outros 18 Estados não informam casos e óbitos pela doença nos fins de semana. Desses, três reportam as informações uma vez por semana. A pasta não especificou, entretanto, quais unidades da Federação estão desfalcando o banco de informações.
Para fazer o boletim nacional, o ministério depende dos dados fornecidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, que abastecem dois sistemas da pasta: o Sivep-Gripe e o eSUS Notifica.
“Os dados informados diariamente não permitem análises epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e pelos órgãos de controle”, justificou a pasta.
Leia mais: “O fim do consórcio de imprensa”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 150 da Revista Oeste
Se fosse Bolsonaro…..
A midia iria falar que a OMS ainda não decretou o fim da Pandemia
Iria falar que seria um ato inconsequente, uma medida descabida, uma loucura de um governo irresponsavel…
Mas, como é o MULA…. a midia aplaude.
A mentira só interessa quando favorece os comunistas. Psicopatas são todos assim. Lenin, Stalin, Mao, Fidel, Hitler, Dilma, Lula, Moraes, Chauí, entre milhares de outros assassinos, sendo a maioria deles inseridos no funcionalismo público e/ ou sustentados com nosso suor.
Depois do carnaval vai aumentar os casos.
Vai ser um genocídio,os vacinados não estão imunizados.👀👀
Caso raro para a ciência estudar de uma praga estar acabando com outra.
Acabou a palhaçada
São ridículos! É na cara de pau!
No desgoverno tudo é proibido ou não precisa divulgar, mas com o Bolsonaro o consórcio de imprensa podre queria causar caos todos os dias, Brasil acabou
É super conveniente fazer isso agora, pois todos sabemos q após o carnaval os casos irão disparar. Mas a imprensa vigarista marrom já não liga mais para a COVID, pois a coisa já serviu a seu propósito.
Com receio de ser ribada pelo ladrão, a covid resolveu se esconder. O ladtão assumiu e a covid sumiu.
Lula é mesmo poderoso foi só assumir e pronto não há mais covid-19. Estranho não ??Será medida de conveniência ?
o nine adora um sigilo e o consórcio quietinho
Tudo leva a crer que esta aumentando ou vai aumentar pos carnaval, sem informação de dados negativos os vagabundos esconde os fatos, tanto esta nuvem de insetos que esta no governo como os crapulas da imprensa. Só revolta popular para acabar com esta bandidagem.
Isso afetará os morros cariocas onde não pode entrar policia e nem ter sobrevoo de helicóptero por causa da covid?
FORA LULA !!!!
Se fosse o Bolsonaro, o Consórcio de Vigaristas de imprensa vermelha estaria dando botes.