O governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretende livrar as empreiteiras condenadas na Operação Lava Jato das multas aplicadas em seus acordos de leniência. A ideia é permitir que as empresas paguem as dívidas com a execução de obras públicas. A informação foi publicada neste domingo, 15, no jornal Estado de S.Paulo.
Conforme a reportagem, o principal articulador da proposta é o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Ele já se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e integrantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) para discutir o assunto. Ao Estadão, a Casa Civil confirmou que Dantas foi um dos que sugeriram e incentivaram a ideia.
O que está em discussão pelos integrantes do governo é sobre como as obras poderiam cobrir os débitos bilionários das empreiteiras. Em entrevista à GloboNews, o ministro da Casa Civil disse que a proposta é uma forma de acelerar obras “sem depender do Orçamento direto da União”.
Os acordos de leniência na esfera penal permitiram que as empresas substituíssem condenações mais brandas em troca do pagamento de multas. Eles preveem ressarcimento aos cofres de estatais, além de destinações ao Ministério Público Federal e à CGU.
As empresas envolvidas na Lava Jato e que fecharam os acordos confessaram ter formado um cartel para fraudar contratos da Petrobras e outras estatais, além de pagar propina a agentes públicos e políticos.
Somados, os acordos das cinco principais companhias somam R$ 8,1 bilhões. Até hoje, apenas pouco mais de R$ 1 bilhão foi quitado, de acordo com informações da CGU. Fazem parte do grupo Odebrecht, OAS, Andrade Gutierrez, UTC e Camargo Corrêa.
A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que o ministro ainda vai “realizar reuniões” e que “este tema ainda não está definido”. O ministro Bruno Dantas não se manifestou sobre o assunto.
Leia também: “A era da grande mentira”, texto de J.R. Guzzo publicado na edição 146 da Revista Oeste
As obras serão superfaturadas para atingir logo o valor da multa e sobrar uns trocados para distribuição. Viva o lulopetismo e a petralhada.
Óbvio!
É o PT montando novamente o esquema de corrupção tornado público pela lava jato. Vamos ver quais empreiteiras vão aceitar as regras do novo jogo proposto pelo PT.
O governo dá início ao pagamento que devia a tantos que o enriqueceram. Essa dívida foi cobrada pelas empreiteiras após o tanto que deram ao Chefe.
Na multa não dá para desviar nada, mas na obra pública o céu é o limite.
LADRÃO QUE PERDOA OUTRO LADRÃO TEM 100 ANOS DE PROPINÃO!!!!
é o fim da picada !!
Como é que é? O próprio presidente do tcu trabalhando para dar exclusividade a empresas que já reconheceram seus crimes? Mais uma vez empresas idôneas serão preteridas por aquelas que cometeram corrupção?
Veja quem é o presidente do TCU.
Fazer a reforma do novo ” triprex ” alvorada, sem licitação, abatendo dos pagamentos futuros, lógico já escolhendo uma das cinco empreiteiras com experiência comprovada no ramo de reformas residenciais.
É o governo do crime liberado !!
É o governo do, sendo pra esquerda,pode tudo!!
Canalhas!!!
Empresários ou cidadãos pagadores de impostos , parem!!!
Vamos pagar impostos pra estes vagabundo fazerem farras ??
“As Americanas”, vão ter ajuda do BNDS, pra preservar os empregos
Para salvar os amigos da quadrilha
O autor dessa idéia tem que ser preso imediatamente!!! Quer liberar a putaria !!! É por isso que eles são obstinados em defender o desencarceramento!!! Tá faltando bandido na praça e os caras não sabem viver em um ambiente higienizado!!
Faz o L de lascado
E provavelmente nem haverá licitação, para que as obras sejam bem superfaturadas, assim talvez ainda sobre um pixuleco
Estamos diante de uma nova modalidade de PERMUTA, vil e perdulária.
São bandidos no poder, que admitem a bandidagem da pior maneira que existe;
NOS CALANDO
Adeus Brasil
O último que sair fecha a luz e apaga a porta
Fazer a reforma do novo ” triprex ” alvorada, sem licitação, abatendo dos pagamentos futuros, lógico já escolhendo uma das cinco empreiteiras com experiência comprovada no ramo de reformas residenciais.
ABSTINÊNCIA A DINHEIRO FÁCIL, PROPINA!!!!
A LISTINHA VAI SAIR DA GAVETA!
AMIGO
AMANTE
MÚMIA
DRÁCULA
.
.
.
Ué? O Lule não era inocente? Não houve desvio segundo ele, e se houve não sabia de nada. Tadinho, homem mais santo do que ele não existe neste país. Fdp, cara de pau, ladrão. E os escrotos que votaram nele vão fazer o povo todo de idiota, inclusive eles próprios. Tem que ser muito burro pra votar nesse cara
Em outras palavras, a quadrilha está pensando em surrupiar e os empreiteiros estão disputando quem surrupiará mais.
Nosso país, infelizmente, já deu o que tinha que dar; quem puder e tiver condições que saia pra Europa ou EUA, porque do jeito que a corda está apertando no pescoço, o povo em geral ficará pior que Venezuela e o mais grave de tudo é que não se tem pra onde fugir, como fazem os venezuelanos.
SERÁ QUE A PROFECIA QUE DIZ QUE “NÃO SOBRARÁ PEDRA SOBRE PEDRA, SE REFRERE ÀS EMPREITEIRAS MALDITAS DA LADROAGEM VERMELHA?
“Débitos BILIONÁRIOS”, ladrão. Querer apagar a história não vai funcionar, bandido. Logo vocês saem do poder.
Já não disfarçam mais. Estão à vontade, gozam da cara do povo, “perdeu, Mané”, “não amola”, e por aí vai. No Brasil da ideologia de gênero, progressão continuada, politicamente correto, “atos antidemocráticos”, linguagem neutra, novilíngua, não disfarçam mais. Não precisam. Quem não está com eles, está só, não conta. São só uns Manés. Nem para votar servem, nem precisa mais.
O crime não apenas compensa, como merece segunda oportunidade, como se vê.
As empresas não têm caixa para pagar as multas e terão para tocar as obras? A demonstração de burrice é tanta que até ficamos desconfiados.
Ah, aí aparece do nada uma generosa “nova linha de crédito” concedida por bancos estatais para que empresas flagradas com a boca na botija possam se “reabilitar”
As empreiteiras poderiam construir prisões pelo Brasil afora. Em um governo ditatorial, prisões são essenciais para o ditador punir seus críticos e desafetos do regime.
Isso aí é troca de favores…um quebra o galho das empreiteiras pagando dívidas com obras superfaturadas e depois, a retribuição com obras superfaturadas e uma % ao amigo. Sem falar, que tal ação entre amigos é admitir a existência de corrupção em passado recente. E segue o baile dos corruptos.
Tá procurando emprego com eles, peão?
Que país é esse! Meu Deus! Agora estão procurando uma maneira, na cara de pau, de perdoar o resto da quadrilha!