(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 15 de fevereiro de 2025)
Há uma diferença, como muita gente sabe, entre números e realidades. Nem sempre os algarismos são um espelho dos fatos, e nem sempre os fatos se demonstram através dos algarismos. Já não é fácil, mesmo num governo razoavelmente alfabetizado, definir o balanço entre as duas coisas. Com a ignorância sistêmica do atual governo brasileiro, então, o melhor é já chamando o padre para dar a extrema-unção. É o caso, agora, da crise de nervos do Brasil diante das demandas de reciprocidade de tarifas comerciais feitas pelo novo governo americano Donald Trump.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O presidente Lula não entende nada de números. Em compensação, também não entende nada de realidades — em sua fase atual, acha que a culpa pela inflação é do povo que fica comprando comida cara, ou que vai resolver os seus infortúnios de “imagem” fazendo uma caravana com Janja pelo Brasil. A soma dessas duas incapacidades leva o governo brasileiro a se comportar, tontamente, como um bando de galinhas agitadas quando acontece alguma coisa diferente perto delas.
“Desde que ele [Trump] ganhou a eleição, Lula não perde uma única oportunidade de fazer todo o tipo de insulto ignorante, colérico e despeitado” (J. R. Guzzo)
Lula, como os cachorros de Pavlov que ficavam com água na boca todas as vezes em que tocavam uma sineta associada à hora de comer, entra automaticamente em crise de nervos a cada vez que topa com a palavra “Trump”. Desde que ele ganhou a eleição, Lula não perde uma única oportunidade de fazer todo o tipo de insulto ignorante, colérico e despeitado contra o governo e o país que tem o dever de respeitar e tratar com cortesia — para atender ao interesse nacional, e não à sua coleção de ideias mortas. Seu governo está caindo aos pedaços há dois anos, e ele acha que o problema do Brasil são os Estados Unidos.
Mais artigos de J. R. Guzzo na Revista Oeste:
A chegada de Trump à Presidência pode realmente dar início a mudanças estruturais na comunidade das nações tal qual ela é hoje. Na verdade, já está dando — na política, na diplomacia, na economia, na segurança internacional, na entrada com força máxima da tecnologia de vanguarda no governo, na política e na operação da máquina estatal nos Estados Unidos, na agenda “progressista”. É para esse tipo de mudanças que o Brasil teria, já, de estar se preparando. Mas Lula não tem a menor ideia sobre tais realidades. Não entendeu nem o prefácio — imaginem o pré-difícil.
Tarifas são tema para profissionais do ramo. O Brasil, para começo de conversa, é um dos países que aplica as taxas de importação mais altas do mundo — tem de andar sempre com muito cuidado quando lida com esse assunto. Lula, em vez disso, fica gritando que vai “retaliar”. Não tem ideia, por exemplo, que o açúcar brasileiro paga 70% de tarifa para entrar nos Estados Unidos; os 25% que Trump propõe seriam uma beleza. Mas e daí?
![No último domingo, 9, durante um voo, Donald Trump disse que sua paciência com o Hamas ‘está acabando’ | Foto: Reprodução/X](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Trump-6.jpg)
Esses palanques realizados todos os dias são perfeitas comédias, os atores o texto e as fantasias, porém com efeitos catastróficos para os brasileiros.
Cagalhão de Garanhuns esfarelento…. Aquele que bóia no vaso!!!
🦑💩🤮👎🏼
A gente fica lendo os artigos de Guzzo e torcendo para que eles não terminem! Só um Jornalista de verdade consegue essa façanha.
Analfabeto entende de economia?
FORA LULA!
Derrete o Desgoverno CorruPTo do Lulismo, Centrão, Isentões, MBL, Faria Lima, Tucanos, Intergalácticos, Ele Não, os que assinaram os Abaixo Assinados contra o Bozo …
Primeiro achava Bolsonaro, não colou, agora Trump…um impostor no cargo da nisso.
Engraçado é ver mil reportagens e comentários sobre “como Trump vai acabar com Xandão e Lula” 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 agora que “incrivelmente” perceberam que não vão rolar…..o Lula que culpa o Trump 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O curral pira nas teorias invertidas dela mesma 🐂🐄🐂🐄🐄🐄🐄
Leo Saraiva, volto a recomendar imediata exclusão das porções diárias de alfafa e capim que você anda ingerindo. Está afetando os seus dois neurônios e o resultado disso é que os eleitores patriotas da revoista ( que são a esmagadora maioria) a lerem o que você defeca pelos dedos. VAZA, IMBECIL!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣cai aos pedaços 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Esse jeitinho oeste de ser…….🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐂🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂
Tem que ser muito “menine” mulinha mesmo, para ainda apoiar esse DESgoverno de ladrões e corruptos comandado pelo Luladrão. Não é mesmo menine Leo? Pior ainda continuar aqui relinchando com emojis…
Quando se constata a aptidão dos governos petistas para perpetuar a ignorância, pois estão assim cevando o seu eleitorado, deve se reconhecer que o presidente apedeuta está, pelo menos nesse quesito, dando ao povo as mesmas sementes das quais se nutriu.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Faz o L cambada de cornos ,pass fome
Na verdade esse cidadão não sabe nada de nada … A única coisa que é craque é em viagens e bla bla
O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
“…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
• 20 milhões na União Soviética
• 65 milhões na República Popular da China
• 1 milhão no Vietname
• 2 milhões na Coreia do Norte
• 2 milhões no Camboja
• 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
• 150 mil na América Latina
• 1,7 milhões na África
• 1,5 milhões no Afeganistão
• 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com
Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.
Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.
A grande fome de Mao
por Frank Dikötter (Autor)
””(QUANDO NAO HÁ BASTANTE PARA COMER, AS PESSOAS MORREM DE FOME. É MELHOR DEIXAR METADE DAS PESSOAS MORREREM, PARA QUE A OUTRA METADE POSSA SE SACIAR. )”” MAO TSÉ-TUNG …
Nao tem como aplicar o “”AD Hominem “” , esse individuo foi um DEMONIO.
Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.
DOE UM NEURONIO
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE COMENTANDO MERDA.
Lula é o maior colecionador de ideias ultrapassadas. Suas palavras são disparos sem chumbo. São meros tiros de pólvora, apenas. Faz barulho mas não tem efeito.
PARECE QUE ESTE ARTIGO DO NOSSO GRANDE GUZO ACABOU ANTES DE TERMINAR, FICOU PELA METADE.
A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.