(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 27 de abril de 2024)
O navio do governo Lula naufragou antes de sair do porto. Sem motor, sem combustível e sem GPS, e com a tripulação que o comandante botou a bordo, não conseguiria atravessar nem o lago do Ibirapuera; o comandante, por sinal, nunca soube a diferença entre a proa e a popa. É claro que tinha mesmo de afundar. Desde que montou a sua “equipe de transição”, com 900 cérebros e nenhuma ideia inteligente, Lula eliminou qualquer esperança, para o cidadão brasileiro, de que alguma coisa pudesse dar certo nos quatro anos do seu governo. Está “confirmando o apronto”, como se dizia antigamente no turfe; treinou mal, não mostrou nada e na hora da corrida está fechando a raia.
O B.O. que Lula e os estrategistas do seu governo armaram em torno dos dividendos da Petrobras é um clássico em matéria de fazer tudo para cometer um erro – e, no final das contas, não ter competência nem para conseguir o erro pretendido. Três meses atrás, em mais um de seus acessos de paixão tórrida pelo “Estado”, decidiu bater a carteira dos acionistas privados da Petrobras, bloqueando o pagamento dos dividendos que têm direito de receber em função do lucro da empresa no último exercício. Quis, como sempre, atiçar ódios contra “os ricos” que há 40 anos lhe servem de judas pessoal: chamou os acionistas, cujo único crime foi confiar (com seu dinheiro) numa empresa do sacrossanto “Estado” brasileiro, de “dinossauro voraz”. O problema, sempre humilhante, é que quis roubar e não conseguiu carregar.
Três meses depois, Lula teve de aceitar o que o próprio presidente da Petrobras, a honestidade comum e a lógica dos negócios recomendavam que fosse feito desde o começo – que os acionistas recebessem metade dos dividendos a que faziam jus. Para que então toda a comédia de circo exibida até agora? É um desses casos de derrota com sabor de derrota. O presidente da empresa, que Lula queria demitir, continua no cargo. O sucessor que ele já tinha escolhido não saiu de onde estava. O dinheiro que Lula queria tirar dos acionistas para fazer “investimentos” e “gerar emprego” não foi investido e não gerou um único emprego – mesmo porque a Petrobras não tinha como fazer nem uma coisa e nem outra. A ideia de que “quem manda mesmo na Petrobras é o Lula” revelou-se apenas uma bobagem. O dinossauro ficou manso.
A basbaquice fundamental da “crise na Petrobras” é uma fotografia em alta definição do governo Lula – é tão ruim que não consegue nem executar as decisões estúpidas que toma. Sempre é alguma coisa. Com o fiasco, o maior acionista da empresa acabou recebendo a sua parte, que Lula não queria pagar. Esse acionista é o Tesouro Nacional.
+ Leia notícias de Política em Oeste
Um comentário rico em verdades. José Roberto Guzzo é um talento.
O próximo presidente – tomara que seja Bolsonaro ou alguém apontado por ele – tem que privatizar essa Petrobrás.
É isso que DÁ termos uma classe de famílias donas de gigantes conglomerados no Brasil…Itausa (Salles, Vilela, setubal)
Família Ermírio Moraes Votorantin, GERDAU, Bradesco, COSAN, Cutrale, ULTRA, BTG, AMBEV 3G Capital, CSN, Vicunha, Guararapes, Globolixo e toda sorte de mídia imprensa….herdeiros solitárias, praticantes de Lesbianismo avançado cujo maiores atores desse gueto são esquerdistas esquerdopatas…esses herdeiros adoram ROUBAR dos ricos e DAR (o tobá) para esse povinho libidinoso…OLHA o EXEMPLO da Rica Rainha do Baralho no RJ…. É isso.!!
Gente ociosa e desqualificados morais…pegajosos e TARADOS…presas Fáceis para esse povinho…o lema desse povinho É:
“TEM BURACO?!? NÃO DÁ CHOQUE??? Tô Colocando!!”
Ao apoiarem o Golpe livrando um ladrãozinho corrupção pura e alçando-o ao poder do BOSTIL através de sistematização de vários fraudes no processo eleitoral de 2022…dando poder para quebrar a constituição federal…SIM SENHOR!!
Ou vcs acham que o stf golpista é as Forças Armadas agiram COMO agiram SEM o apoio desses empresários!??
SÃO CULPADOS por toda desgraça que atingirá o povo brasileiro nos próximos 30 meses..
Mas aí eles estarão em Paris Florida, Califórnia, Suíça, Itália…juntinhos de seus motoristas e secretárias…longe da violência que se instalaram aqui com seus apoios aos TUCANOS….SIM! Eles querem por o Alckmin…vão se DAR mal.
Comentario libidinoso, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK começou o dia esquecendo o Rivotril e a Sertralina. O Presidente Lula da Silva esta no poder porque o BOSTIL votou no individuo corrupto e condenado com uma decada de jaula, e que estava preso no hotel 5 estrelas da PF em Curitiba. As Urnas da Fraude, sem voto impresso e auditavel publicamente venceram as eleiçoes, e colocaram no poder os lixos protegidos pelo sistema socialista comunista, que domina o Brasil. O BOSTIL TEM QUE SER DEPURADO E EXTINTO, ASSIM O BRASIL SERA UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA CONSERVADORA.
No meu entender tudo se resume à meta de atiçar ânimos, jogar “ricos” contra “pobres”, “acionistas” contra “trabalhadores”, enfim, essa luta de classes imbeciloide de um regime igualmente imbecil. Nada mais do que isso.
Assim o Luli fica bonito com a massa ignorante, aqueles 20% (espero em Deus que minguando) para a qual tudo o que o encantador de burros fizer será agradável à récua. E nada mais.
Fez sua propaganda, auferiu os rendimentos via Tesouro Nacional e a culpa há de jogar em alguém, talvez no Bolsonaro; quem sabe no Campos Neto. Até mesmo o Haddad e o picolé podem tomar algum pontapé.
Aos olhos da civilização e da ordem lógica de ideias, derrota imensa; pela óptica cambaia da esquerda, ou pelo menos do Luli, vitória dos seus princípios tacanhas.
Que papelão…!
Apenas um ladrão fazendo a única coisa que sabe fazer, no caso do Lula, soma-se a burrice.
A Petrobrás merece melhor administração. Melhor administração privada.
A obstinação com tiranos é muito boa em vacas ou babuínos, mas aqui temos o Luladrão, um animal que afirma pertencer à mesma espécie de Shakespeare, é simplesmente vergonhoso.
Guzzo sempre nos proporciona fatos reais do que acontece no governo Lula com muita propriedade…quiçá tivéssemos essa mesma imparcialidade dos fatos nas manchetes da Globo, Band, CNN etc