O Ministério da Educação (MEC) do governo Lula decidiu pôr fim ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A determinação consta em um ofício encaminhado pelo MEC aos secretários educacionais dos Estados, conforme documento obtido por Oeste. O programa, criado em 2019 pela gestão Jair Bolsonaro, deve acabar até o fim deste ano.
O ofício foi assinado em 10 de julho pela Coordenadora-Geral Ensino Fundamental, Fatima Thimoteo, e pelo Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos.
No documento, o MEC solicita aos Estados o início progressivo da desmobilização de todo o pessoal das Forças Armadas envolvido no programa. O ofício pede ainda cautela na execução da ordem ao adotar de forma gradual “medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e às atividades educativas.”
O Ministério da Educação determina aos coordenadores gerais do programa uma “transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo programa”.
O MEC ainda anuncia no documento que a incorporação das instituições de ensino cívico-militares à rede de ensino regular dos Estados vai ser objeto de definição e planejamento de cada sistema de ensino.
Nos primeiros dias de governo, o atual ministro da Educação de Lula, Camilo Santana, já havia dado indícios do fim do programa ao extinguir a Diretoria das Escolas Cívico-Militares no âmbito do MEC.
Programa criado em 2019
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi criado em 2019, durante o governo Bolsonaro, por meio de uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Defesa. A gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa contava com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O programa foi implementado em escolas públicas de ensino regular que possuíam baixo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa teve como objetivo reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar. De acordo com o MEC, até 2022, o programa foi incorporado em 202 escolas espalhadas em todo o país e atendeu mais de 120 mil alunos e contou com a participação de mais de 1,5 mil militares no programa.
Ainda segundo a pasta, durante o processo de certificação das escolas, uma pesquisa com cerca de 25 mil pessoas da comunidade escolar constatou a redução dos casos de violência física foi reduzida em 82%, além das diminuições da violência verbal em 75% e da violência patrimonial em 82%.
O levantamento ainda constatou que a evasão e o abandono escolar diminuíram em quase 80%. E depois da mudança para o modelo do Pecim, 85% da comunidade respondeu satisfatoriamente ao ambiente escolar.
Criaremos, logo a seguir o “DIGA NÃO À CORRUPTOFOBIA”.
Ele quer um país socialista onde nenhum pode ser melhor que o Presidente.
Ou seja , todos analfabetos.
Para ficar mais parecido ainda, só falta mandar cortar um dedo de cada estudante.
No lugar de escolas cívico-militares serão criadas escolas corrupto-parlamentares (há exceções), onde se continuará ensinando, por exemplo, que assalto é profissão, que a democracia é relativa e outras bobagens do mesmo teor etílico.
Complicado está situação !
MUITOS PAIS DE ALUNOS DESSA ESCOLA DEVE TER VOTADO NO LADRÃO. AGORA VAO SENTIR O GOSTO AMARGO DE VER SEUS FILHOS VOLTAREM AO QUE ERA ANTES, VER O FUTURO DELES ESCORREREM PELAS MÃOS. BEM FEITO !!
O que esperar de um ex-presidiário preso por ccorrupção como presidente do País…
#fazoLdeLadrao…
O semianalfabeto descondenado voltou mesmo com sede de vingança. Nada de bom apresentou até o momento, está destruindo tudo que funciona . REVOLTANTE
Nada de Novo no Front… título do livro de Erich Maria Remarque sobre a Primeira Guerra Mundial resume o descalabro do atual ocupante do executivo brasileiro.
A destruição do pouco de bom que ainda resta neste país é questão de tempo.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Afinal ele não prometeu destruir as Forças Armadas, está fazendo o que prometeu ora bolas. Lugar de milico e policial não é em frente escolas. Para eles, o correto é deixar as porta das escolas para o crime organizado e o tráfico de drogas correr solto.
Muita canalhice desse desgoverno. Até o momento não apresentaram nada melhor e estão destruindo o que funciona. O DNA do PT justamente são narrativas e destruir o que o outro fez e que funciona. NOJO DESSA CORJA DE PILANTRAS QUE TOMARAM O PODER.
Esse jumento cachaceiro só sabe destruir o que é bom para o povo. Torça para que até o final deste ano o Brasil tenho um novo presidente.
Lamentável, o único modelo de escola pública que funciona esse bando de cupim vai devastar,mas uma ação desses canalhas.
Infelizmente esse desgoverno além de não deliberar nenhuma medida propositiva ,se encarrega de desfazer o que estava dando certo… Não há interesse em melhorar a qualidade do ensino e cidadania para nossos jovens… quanto pior , melhor… população ignorante não questiona nada!!!
Brasil é só ladeira abaixo ! Triste e Revoltante.
Milicos de meleca aceitarão mais essa afronta? O PT está garantindo que a Educação continue na palhaçada “paulo freiriana” porque um povo de bestas é facilmente controlável.
Só querem acabar com qualquer possibilidade de mudar o governo, regime
O que disse o comandante do exército brasileiro? Elogiou? Ficou calado? Bateu continência?
Mis uma vez este analfabeto funcional acabando com mais um projeto educacional que está dando certo.
INDAGO À REVISTA OESTE POR QUE OS MEUS COMENTÁRIOS NÃO PERMANECEM PUBLICADOS COMO OS DEMAIS?
O programa desse governo é terminar com o modelo de educação que está dando certo.
PARA OS DEBOCHADOS QUE ATUALMENTE SE PENDURARAM NO PODER NÃO INTERESSA UM POVO QUE PENSA. PENSAR É PECADO MORTAL! POVO QUE PENSA ENXERGA. POVO QUE ENXERGA NÃO SE DEIXA MANIPULAR!
Só ladeira abaixo!
São comunistas querendo acabar com escolas sérias e doutrinar as crianças.
Esse comunista está destruindo o patriotismo do nosso povo.
Mais um absurdo deste desgoverno. Não importam os bons índices, não importam as crianças; só a ideologia importa.
o comunismo, o nazismo e o fascismo começa assim… depois eles lançam escolas de guerrilhas.
É uma pena e ao mesmo tempo lamentável que o governo do PT adote tal decisão de acabar com o ensino cívico militar adotado por dezenas de escolas públicas. Eu sei o por quê. É que essas escolas, que não tem custo algum para o estado, vez que os professores, instrutores e monitores são militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares (Polícias e Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal). Mais, ao Currículo Escolar, à Carga Horária, e ao Conteúdo Programático de Ensino aprovados pelo MEC, são adicionados conceitos e doutrinas de MORAL E CIVISMO, PATRIOTISMO, RESPONSABILIDADE, SERIEDADE, PONTUALIDADE, OBEDIÊNCIA, DISCIPLINA, RESPEITO ÀS AUTORIDADES, AOS PROFESSORES, ZELO PELA COISA PÚBLICA, ETC, OU SEJA, TUDO QUANTO O ATUAL GOVERNO NÃO DESEJA QUE SEJA ENSINADO AOS ALUNOS. CONTRARIO SENSU. TOMARA DEUS QUE ELE NÃO PENSE TAMBÉM EM ACABAR COM AS ACADEMIAS MILITARES DAS CITADAS FORÇAS E COM AS ESCOLAS PREPARATÓRIAS PARA A CARREIRA MILITAR.
E esses milicos que até ontem pareciam estar acima de tudo, será que colocarão o rabo entre as pernas?
Estava na cara que essa corja não iria permitir um sistema que ensina os alunos a pensarem, a amarem o país e defenderem às instituições, para eles interessa a doutrinação marxista, a exemplo do que é feito nas escolas do MST.
A Educação para a esquerda extremista não tem a menor importância. O ex-presidiário e seus comparsas estão destruindo tudo que funciona bem no País
Eles jamais vão querer um povo com conhecimento.
Por que ensinar a pensar na republica popular democratica do brasil?
LULADRÃO analfabeto com corruptos e ladrões!
Este descontentado quer o povo ignorante e dependente de esmolas do governo para perpetuar no poder seu desgoverno
DesconDenado
Toda iniciativa que possibilite a melhoria do ensino e o fortalecimento do conhecimento por parte do povo, será abortada e anulada. Povo sem educação é submisso e dependente. Só assim a esquerda se perpetua no poder, doutrinando e não educando.
🙁 esta deveria ser uma opção dos alunos, nenhum deles está lá “obrigado”…lamento, e triste
O Carniça desmantelando tudo de positivo criado no governo Bolsonaro, em todos os setores. E tem retardado que ainda acredita nas boas intenções do comunista “nomeado” presidente por seus capachos Togados. Uma afronta aos brasileiros decentes!
Brasil…rumo ao pior pais do planeta…vai conseguir ser pior que a venezuela.
Dizem que a esperança é a última que morre. Mas quando voce ouve o Luladrão regurgitando sua idiossincrasia com a ostentação de um orador intelectual, voce não tem como fugir da realidade, estamos todos perdidos no mato sem cachorro. Esse sujeito insípido, faz a tentativa de plantar uma falsa verdade na esperança de obter algum mérito. É doutor em dar nó em pingo d’água, não possui qualquer decência moral. Gente honrada não desperdiça palavras com quem só sabe falar a linguagem da infâmia.
O Luladrão, é o presidente do Brasil, ainda, ainda que por pouco, foram votos ilegais adicionados as urnas que o elegeram ao cargo político mais importante do país. Incrível. Como poderia ser? Fale sobre ir de zero a um
Este tipo de comportamento e ação do regime petralha deixa-nos apreensivos, afinal de contas, eles dizem que somos um pais de paz, dizem que somos uma Democracia de Direito, mas cercam seus palácios e sedes com cercas e alambrados.
Igual aos bandidos das ruas, os rufiões do governo são inferiores em numero qdo comparados aos cidadãos que ainda não perderam seu compasso moral fundamental. Contudo os ativistas esquerdopatas sucedem em manter nossa maioria em silêncio, atraves da intimidação e do medo. Nós enfrentamos à ameaça de violência física dos bandidos nas ruas do país, os quais são inspirados pelo Luladrão e se ousamos elevar nossas vôzes em protesto, temos que sofrer às ameaças e intimidações dos líderes do governo, a liberdade de expressão garantida pela constituição foi abolida.
Se temos ainda uma esperança de recuperar nossas cidades e nosso pais desses malfeitores, isso virá de uma ação coletiva, fazendo uso da resistência da maioria em nosso favor, apresentando uma frente unida contra os bandidos destruidores da civilização. Para realizarmos esta façanha, precisamos enviar uma mensagem clara, nítida que seja positivamente revolucionária nestes dias que temos um ambiente político sequestrado pelos bandidos de toga e pelo presidente da República Federal, imperial, socialista e corrupta do Brasil e seus cúmplices nos ministérios, congresso e senado federal.
Vergonhoso!!
Este governo maldito e satânico vai destruir tudo de bom que foi construído no governo Bolsonaro.
Colégio militar é muito bom em termos de educação. Quem se forma em escola militar tem maiores chances no vestibular. O estudo sempre foi excelente independente de ideologias.
Só confirma o que todos sabiam, se tem mérito os comunistas e socialistas de araque são contra.