O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja uma reforma ministerial em fevereiro de 2025 para atrair partidos de centro e garantir apoio de legendas como o União Brasil e a bancada do PSD na Câmara. Segundo aliados do petista, o objetivo é acalmar os ânimos da base aliada e evitar derrotas nas votações do Congresso Nacional. A informação é do g1.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com a publicação, o ano de 2024 terminou com tensões no Legislativo, em parte devido aos vetos presidenciais em medidas que afetavam emendas parlamentares e o Fundo Partidário.
Entre os vetos, estava a rejeição à regra que proibia o bloqueio das emendas parlamentares impositivas e a correção do Fundo Partidário conforme o aumento das receitas, o que gerou insatisfação entre os parlamentares.
Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu vetar o pagamento de emendas de comissões da Câmara e do Senado, que somavam R$ 6,7 bilhões. Apesar disso, o ministro liberou emendas para a saúde.
Possíveis mudanças na equipe ministerial de Lula
Nos bastidores, fala-se em substituições dentro do ministério. A troca de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social é esperada. Com isso, pretende-se melhorar a comunicação do governo e aproximá-lo dos cidadãos.
O fortalecimento da base aliada é crucial para sustentar o governo até 2026, quando ocorre a eleição presidencial. Alguns líderes de partidos como MDB, PP, Republicanos, PSD e União Brasil já discutem não apoiar uma possível candidatura de Lula à reeleição, o que aumenta a urgência de consolidar alianças.
Desafios no Legislativo e expectativas para 2025
Antes de qualquer reforma, os parlamentares estarão focados na eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (UB-AP) são vistos como favoritos para liderar as Casas Legislativas.
Os parlamentares estão empenhados em garantir compromissos para assegurar espaço nas mesas diretivas e desejam a discussão de pautas polêmicas, como a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro.
A expectativa é que, com a volta dos trabalhos legislativos, esses temas sejam tratados com mais atenção, enquanto o governo busca estabilizar suas relações no Congresso.
Leia também: “Anúncio de Ronaldo Caiado à Presidência divide o União Brasil”
Não disse kkkkkk olha aí
O balcão está aberto!
Quem dá mais?
Tem gente que vota nisso aí!
Igual governo Bolsonaro…….kkkkkkkkkkkk……..ou não???
Ou seja vai dividir o bola da quadrilha
Ainda bem! Seremos salvos pela nova base aliada. Vai trocar Lé com Cré….
Velho fracassado falso farsante , pode mudar o que quiser que vai continuar tudo na mesma por que é ilegítimo fruto de uma fraude que só faz atrasar a vida do país .
Fracassado com 3 mandatos de presidente????? Sei não viu…..e terá o 4…..
Leia o que vc escreve, falso farsante kkkkkkkkkkkk se é falso farsante é alguém que é ele mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk exemplo correto de frese é assim…..Bolsonaro falso cristão……ou……Bolsonaro falso incorruptível……. é assim que escreve viu….
Esse desgraçado só consegue sobreviver num país onde os políticos, os malditos do judiciário e a MAIORIA do povo tem a corrupção no DNA.
Sigo aguardando o seu falecimento e a interrupção da profecia de J Dirceu: “ … o Brasil terá um regime socialista …” , bem como a esperança do General Heleno que disse “… As FAs nunca aceitarão um regime socialista no Brasil ….”
Entenda-se socialismo no Brasil = CORRUPÇÃO TOTAL E IRRESTRITA.
Que teoria doida heim…..escreve um livro kkkkkkk coloca na capa “por um país sem políticos, judiciário e povo, acabando com a corrupção”.
Ou escreve assim, só eu estou certo aqui……e fecha o livro kkkkkkkk
Aguardando os comentários de sempre…..logo abaixo….
Comunista…..
Corrupto…..
Quem se alia a um ser desse…..
Brasil acabou……
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk