O presidente Lula enfrenta dificuldades para conseguir apoio a projetos que interessam ao seu governo. O impasse envolve principalmente o União Brasil e o MDB, que indicaram, juntos, seis ministros para a gestão petista.
Apesar de os dois integrarem a equipe ministerial, há resistências internas nas legendas para a aprovação de 11 medidas provisórias (MP) editadas pelo petista. Dessas, quatro são mais polêmicas. Nesta semana, o MDB aprovou um documento que descartava o apoio automático ao governo.
Juntos, os partidos somam mais de 101 deputados e 19 senadores. Uma força suficiente para aprovar ou rejeitar qualquer medida do governo. Conforme interlocutores, a MP que extingue a Fundação Nacional de Saúde é uma das mais delicadas para o governo.
Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o órgão era comandado pelo centrão da Câmara — grupo que sustenta o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, nega a possibilidade de Lula recriar a fundação.
Outra questão importante é o texto que passou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério da Agricultura para a pasta do Desenvolvimento Agrário. A Conab foi entregue ao ex-deputado Edegar Pretto (PT-RS), ligado ao MST. Ou seja, a companhia passou das mãos dos produtores rurais para o MST.
Relacionadas
A instabilidade do governo ainda gerou um alarde com o presidente da Câmara dos Deputados. Durante um evento com empresários, Lira afirmou que o Planalto ainda não possui uma “base consistente”. Na quinta-feira 9, durante um jantar com Lula, o deputado alagoano teria se oferecido para ajudar na construção da base do governo.
A MP dos combustíveis também deve enfrentar resistência da base governista. A medida retomou parcialmente a cobrança de tributos federais sobre os combustíveis, que passou por uma desoneração durante o governo Bolsonaro.
Nesse caso, o impasse é com o União Brasil, pois o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), é crítico da medida adotada pelo Ministério da Fazenda. Essa votação vai ser uma espécie de “teste” para medir a consistência da base do governo no Congresso.
Segundo o vice-líder do governo na Câmara, o deputado Rogério Correia (MG), a MP do Conselho de Administração de Recursos Fiscais também é “polêmica”, mas está sob os cuidados do ministro Fernando Haddad, da Fazenda.
Estamos super satisfeito com a assinatura da Revista Oeste. Parabéns ‘a toda equipe!
Nao confio nesses politicos, a maioria se dobra por qualquer migalha oferecida pelo governo seja de esquerda ou de direita. Poucos tem retidao nas suas condutas. Ainda mais um governo que tem uma historia de suborno e maracutaia.
Aumenta -se impostos e não procuram reduzir custos da máquina, que volta com muita força . Custo Brasil !!
Comprará todos.
Letreiro de banheiro em Restaurante de Porto Alegre.
“FAVOR DAR DESCARGA APÓS FAZER O “L”.
Torço para que esse governo desastroso, acabe antes para não enterrar de vez o país.
Só tenho de certeza de uma coisa: 34 anos já se passaram desde a promulgação da Constituição e o sistema presidencialista provou que não deu certo no Brasil. Que tal tentarmos uma nova forma de governo?
Com muito dinheiro, vai ser tudo aprovado, agora voltou o toma lá, dá cá
Eh, os políticos mais espertos já perceberam que o melhor eh ficar LONGEEEE desse governo que já está desabando e que REELEIÇÃO eh mais importante que essa vergonhera toda. Somos quase 160 milhões de eleitores dos quais seguramente 120 milhões são de Centro, Centro-Direita e Direita e NAO votarão em quem se juntar a esse Titanic do Lula. As derrotas dele já mostram o qto ele está isolado E ENFRAQUECIDO, um governo sem renovação, com ideias atrasadas e superadas. Hoje quem tem o poder de FATO chama-se Arthur Lira.
Teremos um ano pela frente e faço votos para que esse desgoverno termine antes do fim de ano.
4 possíveis derrotas X R$50 mil por cada “bronca” = SEM PROBLEMS
O POVO PAGA.
MAS NÃO É ASSIM QUE O POVO QUER.
o povo humilde e CRISTÃO, anseia a RESTITUIÇÃO DA ORDEM.
deus nos salve!!!
E que não nos apresentem copa do mundo e/ou a desgraça d “pátria grande “.
E O CENTRÃO À PUTA QUE OS PARIU.
lira teve 2 oportunidades de se redimir.
demonstrou que nem family sabe o que é. Os seus certamente nada significam.
Governo e oposição votando juntos pela reeleição de Lira, e vcs vem meter essa ? Kkkkkk
Não tem sombra e nem dúvidas!!!
Grana sempre definindo o patamar dos valores morais prá essa corja que não sabe o verdadeiro “recado” do SALVADOR.
Continuemos com felipe neto e luladrão.
Deem corda que ele mesmo faz o laço.
Eles querem é nego$$iação. Já, já tudo se resolve.
O comunismo gera a “flor” do lixo(Janja a “flor”, Lula o lixo)…O Dino($$@uro) e o STF de prontidão pra darem cobertura regando o estrume.
Pouco suporte, a macacada já não é a mesma, ideias velhas não colam mais, a camada de teflon foi pro brejo, comprar apoio ficou mais caro… Decididamente 2023 não parece 2003… É, mundo cruel…
Espero que Lula e a Esquerda encontrem todas as dificuldades possíveis e não consigam aprovar nada. Já basta a PEC da gastança que torrou mais de R$ 250.000.000.000, (duzentos e cinquenta bilhões de reais) dos cofres públicos. Quem vai pagar a conta é o contribuinte. Reforma tributária de Lula, em minha humilde opinião, é para aumentar a carga tributária em prol dele, PT, e de toda a Esquerda. Eu só espero coisas ruins desse governo.
Estouraram o teto de gastos, mas até agora ninguém sabe onde foi parar o dinheiro 💰💰💰💰
E abramos os olhos pq os ídolos do L sao Madura. Fidelidade Castro e o Niquaraguence. E o ídolo de Dino é Xi Jopping ….
Corrigindo Maduro….Fidel Castro
Estamos num mar de lamas. Dói na alma só em pensar que o Centrao é nossa garantia q o L não vai fazer o governo inspirado na Venezuela e Nicarágua.