O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma, na qual defende o “cumprimento imediato” da decisão anunciada pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos. O tribunal determinou que Israel tome medidas para evitar atos de “genocídio” na guerra contra o Hamas.
A decisão respondeu a uma ação apresentada pela África do Sul no fim de 2023, mas não ordena um cessar-fogo imediato a Israel. A Corte é a máxima instância judicial da Organização das Nações Unidas (ONU).
+ Veja: Israel afirma que Lula ignora definição de genocídio ao apoiar ação contra Tel-Aviv
Publicado na noite da sexta-feira 26, o comunicado do Itamaraty também menciona a necessidade da libertação dos reféns mantidos pelo grupo terrorista.
Governo Lula apoia decisão de Haia
No documento, o governo Lula reiterou “a defesa de um Estado palestino economicamente viável, convivendo lado a lado com Israel”.
O Itamaraty disse que “as medidas cautelares contribuirão para garantir o cumprimento da Convenção”, assinada em 1948, “e a proteção dos direitos do povo palestino, bem como o necessário e imediato alívio humanitário, conduzindo à pronta cessação das hostilidades”.
Ação movida pela África do Sul
A África do Sul acusou o governo israelense de cometer genocídio na Faixa de Gaza. O apoio de Lula à ação sul-africana ocorreu depois de uma reunião do presidente com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
A ação contra Israel foi protocolada no Tribunal de Haia e começou a ser julgada em 11 de janeiro.
+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste
A decisão de Lula em apoiar a ação da África do Sul gerou críticas de diversos setores e personalidades, principalmente da Confederação Israelita do Brasil (Conib).
“É frustrante ver o governo apoiar uma ação cínica e perversa como essa, que visa impedir Israel de se defender de seus inimigos genocidas”, condenou a entidade em nota.
Para a Conib, “a ação sul-africana é uma inversão da realidade”. As operações militares de Israel na Faixa de Gaza decorreram dos atentados terroristas em 7 de outubro, que causaram mais de 1,2 mil mortos e cerca de 250 sequestrados pelo Hamas.
+ Leia também: Acusar Israel de ‘genocídio’ é uma vergonha para a humanidade
A cara de LULES LADRONES SAFADUS é de nausear qualquer ser humano que tenha o mínimo de respeito e vergonha na cara! Sujeito infeliz, invejoso, cachaceiro, LADRÃO, hipócita, trapaceiro, acéfalo, asqueroso, talvez até assassino, mas isso outro fez por ele. Suma do Brasil e do mundo ser sem alma, carniça fétida!
Já foi tempo em que io Itamaraty era um ministério respeitado. Hoje capitaneado pelos anões diplomáticos comandado pelo nove dedos desmiolado só dá marcha a ré.
Se não cumprirem imediatamente o Dilmo vai mandar o “exército do Stédile” invadir Israel?
O que esse ladrão tem a dizer sobre o genocídio em seu próprio país? Todo dia no Brasil morre-se, mais pessoas, vítimas de bandidos inescrupulosos, do que na guerra entre Israel vs Hammas.
A violência chegou a níveis estarrecedores, mas a resposta do governo continua sendo: “O amor venceu”.
Se esse ladrão vagabundo quer virar homem, querendo intervir num país democrático cercado por ditaduras e monarquias corruptas, então que providencie uma intervenção de ofício com o seu exército de generais de gabinete e que vá impor os seus desejos de se solidarizar com terroristas. Será que esse cretino é macho para isso e que também o seu exército de melancias tem competência para a função?
Vá lá e faça cumprir com a decisão de Haia. Em primeiro lugar declare estado de guerra com Israel, se esse cachaceiro e seus generais melancias tem culhão para isso. Adianto que será um massacre e não retornará um só melancia vivo. Tome vergonha na cara, seu safado.
Israel já cumpre a decisao: não mira civis, avisa onde vai atacar, evacua os civis em áreas de combate, etc. E o Hamas, vai soltar os reféns?
Se esse ladrão vagabundo quer virar homem, q
Quem apoia os terroristas do MST aqui, natural que apoie o Hamas, Aqui defendem a “democracia” e apoiam ditaduras venezuelana e cubana. O L e sua organização são tapeadores.
O mundo deveria parar de atacar Gaza e pensar em atacar Brasília…
O governo de Israel e outros países, estão em estado de choque, diante de tal exigência!.
Estão pouco se lixando, pras idiotices vomitadas por essa figura…
Tem um velho ditado que diz, “boi roceiro conhece o outro “, então nada mais significativo que um criminoso defender outros criminosos.
Mkkkkkkkkkkkkk…..o Brasil com esse governo intimando kkkkkkkkk sem moral kkkkkkkkk
Definitivamente, o mundo está perdido!
Um expresidiario ladrão querendo botar banca no mundo e essa porcaria de tribunal que não dá um pio sobre jornalistas exilados nem sobre a Venezuela nãi tem credibilidade
Esse ex-presidiario não fala pelo povo do bem q não o elegeu, pessoas que tem cérebro.
lularapio
Lula não fala pela maioria do povo brasileiro, nós o povo do bem não apoiamos o grupo terrorista Hamas.
Como se alguém desse a menor importância pro que diz esse energúmeno ou alguém da sua gangue.
Lula pode falar pelo Brasil, mas não fala por nós. Pessoas de bem não apoiam terroristas.
Lula DEFEC@ pela Boc@ de tão falar M E R D @