O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil afirmou que o governo brasileiro “deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição” a opositores políticos na Venezuela. O posicionamento foi divulgado na manhã deste sábado, 11.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira, 10, para o seu terceiro mandato como presidente, em uma cerimônia esvaziada de chefes de Estado e governo. Diversos países, incluindo os Estados Unidos e a Argentina, não reconhecem o êxito do ditador. Para boa parte da comunidade internacional, o legítimo presidente eleito da Venezuela é o ex-diplomata Edmundo González.
O MRE declarou que o Executivo federal acompanha com “grande preocupação” as denúncias de violações de direitos humanos a opositores do governo na Venezuela. Apesar disso, o Brasil enviou uma embaixadora para representar o governo na cerimônia de posse de Maduro.
Leia mais:
“O Brasil registra que, para a plena vigência de um regime democrático, é fundamental que se garantam a líderes da oposição os direitos elementares de ir e vir”, afirma o Itamaraty. “E de manifestar-se pacificamente com liberdade e com garantias à sua integridade física.”
Governo brasileiro faz pedido às autoridades da Venezuela
O governo brasileiro, ainda por meio do MRE, pediu que as forças políticas venezuelanas dialoguem e busquem entendimento mútuo. De acordo com comunicado deste sábado, há reconhecimento de “gestos de distensão” pelo governo Maduro, como a liberação de 1,5 mil detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas.
Em nenhum momento do comunicado do Itamaraty há a definição de que Maduro seja um ditador. Tecnicamente, o Brasil, dessa forma, segue na lista de países que reconhecem o regime bolivariano.
Leia também: “Ecos da miséria”, reportagem de Thiago Vieira publicada na Edição 251 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Maduro vai perder o sono com a nota do governo porco petista
Manda representante na posse
Petistas fazendo live na posse
E agora faz cartinha
Tenha santa paciência
Morde e assopra
Quanta hipocrisia… porque não aplicam aqui os mesmos “conselhos” que deram ao amigo ditador. Shame!
Vergonha nacional para os brasileiros!
Esse governo petista não nos representa, governo petista amante de ditaduras!