A concessão do trem que ligará a cidade de São Paulo a Campinas rendeu ao governo do Estado a premiação de “Melhor Estruturação de Projetos” no Prêmio P3C 2025. O reconhecimento à gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi concedido nesta segunda-feira, 24, pela Necta Inova e pela B3.
Batizado de “PPP Trem Intercidades Eixo Norte”, o projeto prevê uma linha férrea de 101 km, que conecta a Barra Funda, na capital, a Campinas. O trajeto pode ser feito em 64 minutos, com parada em Jundiaí. A iniciativa é da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Leia mais: “Trem São Paulo-Campinas iniciará no fim do mês e será o mais veloz do país”
Este será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, capaz de alcançar uma velocidade de 140 km/h e com possibilidade de ocupar até 860 passageiros por viagem.
Tarcísio lançou a proposta em 2024
O governo do Estado de São Paulo vai expandir em mil quilômetros o transporte de passageiros por ferrovias em todo o território paulista nos próximos anos pelo programa SP nos Trilhos. A proposta do governo Tarcísio é de 2024.

A parceria público-privada deve movimentar mais de R$ 14 bilhões e gerar 10 mil empregos em 11 municípios. Em 2024, o governo de São Paulo fechou contrato com a C2 Mobilidade Sobre Trilhos, concessionária responsável pela operação do serviço.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As obras do TIC vão iniciar em 2026 e devem durar cinco anos, sendo entregues em 2031.
Esperando o Antonio Da Silva comentar…