O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vai apresentar a Argentina como candidata para ingressar no banco dos Brics. A declaração foi concedida à imprensa, ao lado do ministro da Economia argentina, Martín Guzmán.
Segundo Guedes, os dois países têm um papel decisivo na segurança alimentar e energética da América do Sul e do mundo. Ele ainda afirmou que o Brasil tem interesse em ter acesso às reservas de gás do país e comemorou a decisão da Petrobras de reduzir o preço do botijão de gás.
Relacionadas
O ministro brasileiro disse que os dois países são economias complementares, pois possuem minérios, petróleo, gás natural e fertilizantes. Ele mostrou especial atenção nos fertilizantes argentinos e na reserva de gás de Vaca Muerta.
“Eles têm muitos fertilizantes e a capacidade de multiplicar por dez a produção atual”, observou Guedes, na sexta-feira 8, durante encontro com Guzmán, em Brasília. “Nos ajudaram quando fizemos a redução de tarifas externas. Nós vamos ajudar a Argentina com o programa do Fundo Monetário Internacional. É uma história de parceria que está ficando cada vez maior. O objetivo maior é a integração das nossas economias.”
Guzmán afirmou que a relação com o Brasil é fundamental e que há interesse das duas partes em buscar uma maior integração. “A gente busca fortalecer a integração de nossos países e temos uma oportunidade especial nesse contexto internacional”, afirmou.
Conforme Guzmán, o Brasil é o sócio mais importante “em termos econômicos e comerciais para a Argentina”. “No campo de energia vamos continuar trabalhando para uma maior integração energética, para incrementar a escala de produção, redução dos custos e melhora da competitividade das nossas indústrias”, disse.
Se o Guedes diz que é bom, com certeza será! Basta ver os sucessos anteriores e comparar com as previsões catastróficas dos oráculos de cervejada em botequim, combinados com a imprensa desmamada e outros ainda mais desesperados.
com certeza !
O país vai entrar como fiador desses argentinos caloteiros. Então sabem quem irá pagar as contas não sabem? E depois vem esse Bolsonaro com essa conversa mole, criticando o PT por ter emprestado dinheiro para essa turma. É tudo farinha do mesmo saco, bando de safados.
Vai ser jumento assim em Garanhuns/PE. Não entendeu nada esse jemento… Intérprete o texto e entenda filhote dos nove dedos nascido em Garanhuns/PE..
Não acho que será uma boa. O que a Argentina fará é pagar o dinheiro e desviá-lo para corrupção. Mais tarde virão de Pires na mão pedir mais prazos para pagar. O Brasil não deveria entrar nisto, afinal os argentinos escolheram este caminho.