O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) votou com o PT em 91% das votações desde o início do governo Lula. A proximidade supera a média de concordância de sua bancada no Congresso, que é de 83%, posicionando-o como o quinto mais alinhado ao PT entre os 44 membros do Republicanos.
Em comparação, Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) concordou com o PT em 77% das votações. Mesmo assim, Vieira divergiu do governo em 27 ocasiões, mas o voto do PT prevaleceu em todas. Já Motta discordou em apenas oito votações, com o plenário dividido.
Entre os deputados do Republicanos, Jadyel Alencar (PI) apresentou a maior concordância com o PT, de 98%, enquanto Messias Donato (ES) teve a menor, de 36%. O Republicanos, apesar de ter representante no governo, apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última eleição.
A candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara ganhou impulso depois da desistência de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, em setembro. A mudança resultou de articulações que envolveram membros do governo Lula e o próprio presidente.
Os votos de Hugo Motta
Nas votações, Hugo Motta apoiou a prorrogação de incentivos para o setor automobilístico no Nordeste, durante a reforma tributária, ao lado do PT.
Marcos Pereira votou contra. Motta também esteve ao lado do governo em um projeto de venda de direitos de créditos por União, Estados e municípios.
Em outra votação, Motta apoiou um requerimento de urgência para alterar o regimento interno da Câmara, estabelecendo novas punições para quebra de decoro parlamentar.
Nesse caso, o psolista Henrique Vieira inicialmente se opôs à urgência, mas posteriormente votou a favor do texto.
A análise foi realizada pelo jornal Folha de S.Paulo, que examinou votações de projetos de lei, resoluções, decretos, medidas provisórias e emendas à Constituição, além de votações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento de 2023 e 2024.
Vice-líder do governo Lula diz que Motta prometeu não pautar anistia
O deputado Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, comentou uma suposta promessa feita por Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em entrevista à CNN, Correia afirmou que Motta garantiu ao PT que não colocaria em votação a anistia aos envolvidos nos 8 de janeiro.
“Hugo Motta prometeu ao PT que não pautará a anistia e que, se Lira não resolvesse, ele resolveria” disse. “Estamos votando nele com essa certeza, de defesa da democracia e contra o golpe.”
A declaração de Correia surgiu em meio a uma entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à CNN, na qual Bolsonaro mencionou o envolvimento de Motta no projeto de anistia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Olha só quem o Bolsonaro tá apoiando. E diz que tá preocupado com os presos do 08/01.
👹 Extrema esquerda, esse é uma puta , pagou levou .
Esse partido é o mesmo do Governador Tarcísio de Freitas. Que irá representar a direita ????? É sério isso ?????
A gente não vota em partido ,votamos em pessoas
Trágico