O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elaborou uma versão do mapa-múndi que posiciona o Brasil no centro do planeta Terra. O mapa foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de março e lançado oficialmente durante um evento na Casa G 20, no Rio de Janeiro (RJ), na terça-feira 9.
O documento cartográfico também inclui a marcação dos países do G20 e aqueles com representação diplomática brasileira, além de dados sobre a população e área do Brasil.
Leia também: “IBGE volta a chamar favela de… favela”
O presidente Lula comentou uma publicação no Twitter/X que zombava do novo mapa e afirmou: “A Terra é redonda”. Outros apoiadores do governo também usaram a mesma justificativa, argumentando que, devido à forma da Terra, não há problema em alterar a posição dos países em mapas.
A terra é redonda. 🌎 https://t.co/IAsSbAQAp2
— Lula (@LulaOficial) April 12, 2024
A nova representação cartográfica não agradou a todos. Em seu perfil na plataforma, o ex-deputado federal Roberto Freire (Cidadania) criticou a mudança e a classificou como “pueril nacionalismo”.
Nos mapas mundiais comuns, a América do Sul fica à esquerda da África, que está no centro, e todas as outras regiões são mostradas como um todo. A versão do IBGE, no entanto, coloca a África à direita e muda a posição de partes da Rússia, da China e da Austrália, que aparecem com territórios cortados.
O que o IBGE diz sobre o novo mapa-múndi
Em nota publicada no website do instituto, o IBGE alegou que, com o Brasil presidindo o G20, o mapa é “uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação ao agrupamento de nações e ao restante do mundo”.
Também na terça-feira, foi lançado o novo Atlas do IBGE, que inclui o mapa com o Brasil no centro do mundo. Na ocasião, o presidente do órgão, Marcio Pochmann, afirmou que a nova edição do Atlas Geográfico Escolar espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Desde janeiro de 2023, o Brasil está no centro. Centro da corrupção e roubalheira desenfreada.
Precisa gastar dinheiro com essa baboseira toda? Essa nova representação do mapa mundi vai mudar alguma coisa pra melhor para o país? Não! Só serve para afagar o ego dos lulopetistas, que acham que o Brasil está bombando no cenário internacional.
Acho que fizeram o que realmente acontece com o Brasil.
Ficou no centro do planeta terra, porque está indo ladeira abaixo, então tinha que fazer também a correção geográfica no mapa mundi.
Desgoverno sem projetos e sem planos, só podemos esperar asneiras como essa.
Que Deus tenha misericórdia do Brasil !!🙏
Não existem limites para a idiotice associada à psicopatas narcisistas!
Como o desgoverno não tem absolutamente NADA para mostrar de positivo ao país e ao mundo se distraem criando nuvens de fumaça
O desgoverno é só vergonha. Ideia de jerico, coisa de gente sem cérebro.
A estupidez deste petistas impressiona a todos. O argumento para colocar o Brasil numa posição nova é mais estupida ainda. O mapa mundi é o mesmo para todos os países e nós seremos avacalhados pelo resto do mundo. Observem o semianalfabeto olhando o mapa apresentado pelo incompetente como se entendesse de alguma coisa!
Hahahahahahaha…
esse desgoverno não passa uma semana sem fazer o Brasil passar vergonha.
A corja das Lacraias Lacaias FazueLe da vida para não ficar atrás dos terraplanistas ibventaram-se como “terracambistas”.
…..inventaram-se…..
Só faltou escrever “lule” em cima do Brasil, igual o maduro.
Kkk… Vão abrir uma ‘licitação’ para comprar um grande lençol de fio egípcio para cobrir o país e escrever em cima ‘Mudou-se’.
BANDO DE IDIOTAS DESOCUPADOS. ESSE EGOCENTRISMO ESTÚPIDO, CORTA DIVERSOS PAÍSES DO MAPA E É CONTRA TODA A LÓGICA, UMA VEZ QUE O MERIDIANO DE GREENWICH QUE É O MERIDIANO DE LONGITUDE ZERO GRAUS FICA DESLOCADO PARA A DIREITA, O QUE NÃO TEM SENTIDO PRÁTICO ALGUM A NÃO SER PARA UMA MENTE DOENTIA DESSES PETRALHAS ESCROTOS.
😂😂😂
Ah, são os ‘Brasilcentristas’….
Só falta incorporar algum território como a Venezuela fez. A semelhança com a ditadura é suas ideias está cada vez mais descarada.
Bando de idiotas , desocupados , tanta coisa a ser feita pelo Brasil , perdendo tempo e dinheiro com inutilidades. Imbecís .