O segundo turno das eleições de Belém (PA) vai ser disputado por Igor Normando (MDB) e pelo Delegado Eder Mauro (PL). Os candidatos obtiveram, respectivamente, 44,89% e 31,48% dos votos válidos, conforme 100% das urnas apuradas.
Em seu segundo mandato como deputado estadual, Igor Normando, de 37 anos, já foi vereador da capital paraense por dois mandados, tendo iniciado o primeiro deles com apenas 24 anos.
Clique aqui para acompanhar a apuração dos votos em todas as cidades em tempo real
O candidato é primo do governador Helder Barbalho e foi secretário da Cidadania em sua administração, entre 2023 e 2024. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é o empresário Cássio Andrade (MDB).
Delegado da Polícia Civil do Pará, Eder Mauro, de 63 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, integra o grupo conhecido como “bancada da bala” e se identifica nas redes sociais como líder desse grupo na Região Norte.
Concorre como vice-prefeita em sua chapa a sua nora e médica anestesiologista Dra. Tatiane, casada com seu filho, o deputado estadual Rogério Barra (PL-PA).
Eleição expõe enfraquecimento da esquerda em Belém
Se de um lado as eleições em Belém mostram a força da direita com o avanço para o segundo turno do candidato do PL Delegado Eder Mauro, por outro expõe o enfraquecimento da esquerda.
O atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) não só vê frustrada sua tentativa de reeleição, como se depara com uma votação decepcionante para quem tem o comando da máquina pública na capital do Pará.
Um dos motivos para o fiasco em 2024 é a insatisfação do eleitor com a gestão esquerdista, além de denúncias de corrupção e inchaço da máquina pública.
Recentemente, opositores acusaram Rodrigues de contratar mais de 600 assessores para o seu gabinete, a maioria (92%) sem concurso público.