O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ligou o vazamento das mensagens que mostram as ilegalidades cometidas pelo próprio magistrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a uma suposta organização criminosa. Segundo o ministro, os responsáveis pelo vazamento teriam o objetivo de cassar os integrantes da Suprema Corte até fechá-la definitivamente. Essa análise está no inquérito aberto pelo ministro na segunda-feira 19. Ele retirou o sigilo da investigação nesta quinta-feira, 22.
A ofensiva de Alexandre de Moraes ocorre porque o jornal Folha de S.Paulo revelou, na semana passada, que o gabinete do ministro ordenou — de forma não oficial — a produção de relatórios pelo TSE para dar base a decisões contra manifestantes, jornalistas e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Inquérito das Fake News. O magistrado também é responsável por essa nova investigação.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O vazamento e a divulgação de mensagens particulares trocadas entre servidores dos referidos tribunais se revelam como novos indícios da atuação estruturada de uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas”, escreveu Alexandre de Moraes, na abertura do novo inquérito.
Segundo o ministro, essa articulação ocorre principalmente contra órgãos que possam se opor “de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais”, como o Congresso e o STF. De acordo com magistrado, essa organização atua em uma rede de internautas que compartilham mensagens com o objetivo de supostamente derrubar o Estado de Direito no Brasil.
As declarações de Alexandre de Moraes
“Essa organização criminosa, ostensivamente, atenta contra a Democracia e o Estado de Direito, especificamente contra o Poder Judiciário e em especial contra o Supremo Tribunal Federal, pleiteando a cassação de seus membros e o próprio fechamento da Corte Máxima do país, com o retorno da ditadura e o afastamento da fiel observância da Constituição Federal”, escreveu Moraes.
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu o celular de Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, depois de ele ser preso por suspeita de violência doméstica em 2023. O aparelho ficou sob guarda policial de 9 a 15 de maio de 2023. Conforme o documento da Polícia Civil, Tagliaferro restituiu o celular depois de reconhecer o objeto e verificar sua integridade e funcionalidade.
Na decisão, Moraes cita dois textos da revista Fórum que abordam “a inconsistência das informações relacionadas à posse do aparelho celular que é a provável origem do vazamento das mensagens divulgadas” pela Folha. “Nas referidas publicações, ficou consignado o possível vazamento deliberado das informações, com objetivo de estabelecer uma narrativa fraudulenta relacionada à atuação de servidores”, escreveu o ministro.
Na mesma decisão, Moraes encaminhou os autos à Polícia Federal e determinou que, em no máximo cinco dias, Tagliaferro fosse ouvido. Também solicitou a cópia integral do inquérito instaurado em Franco da Rocha (SP), no caso de violência doméstica.
Ex-auxiliar do TSE depõe na Polícia Federal
A Polícia Federal intimou Tagliaferro a depor nesta quinta-feira, 22, em São Paulo. A mulher do ex-assessor também foi intimada. O perito teve seu novo celular apreendido.
A defesa criticou a condução do caso por Moraes. Segundo o advogado do ex-integrante do TSE, Eduardo Kuntz, seu cliente negou o vazamento das mensagens. “Se não for vítima, é boa testemunha”, disse o responsável pela defesa à Folha, referindo-se a Tagliaferro. “Obviamente, não consigo compreender e concordar com esse excesso de condução para quem é vítima, investigado, o juiz, promotor e delegado, mas é o momento que a gente está vivendo.”
Depois das primeiras reportagens sobre o assunto, na quarta-feira 14, Moraes declarou que nenhuma das matérias o precupa. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e o decano, Gilmar Mendes, também manifestaram apoio ao colega.
São mais de 6 gigabytes de diálogos e arquivos trocados via WhatsApp por auxiliares de Moraes, incluindo seu principal assessor no STF, Airton Vieira, que ainda ocupa o posto de juiz instrutor, e outros integrantes de sua equipe no TSE e no Supremo.
Se fir prender a organização criminosa que troca mensagens criticando o STF então vai prender o Brasil inteiro
Vai precisar muita criatividade para sair dessa enrrascada.
Uma organização criminosa tentando derrubar outra organização criminosa…..faz sentido.
piada pronta …
Está igualzinho o Maduro!
Que futuro podemos ter?
O povo quer e resgatar oSTF das maos da ditadura que se apossou da justiça brasileira…
Tadinho do Tirano ….. sempre injustiçado …. Oh dó !
Organização criminosa é o que se tornou esse poder!
Acusações graves, o ministro precisa apresentar as provas então! ( sem a tal criatividade é claro! )
A loucura somada com a arrogância deste cara, ultrapassou o mínimo de civilidade democrática.
Este coiso, tem que ser parado, antes que leve o país para um beco escuro.
Chamá-lo de louco, é elogio….
Ninguém quer fechar o STF, simplesmente que ele seja apenas um tribunal constitucional, nada mais.
Com juízes que suplantam em moralidade, valores, reputação ilibada, honra a toda prova, notável saber jurídico e acima de tudo sem envolvimento com política, aos demais brasileiros. E sem o brilho dos holofotes!
É incrivel que alguém que tem tão pouco respeito pela inteligência alheia possa ter chegado a um cargo tão alto. Devia ter exame psicológico para pessoas que vão ocupar cargos tão altos nas hierarquias de paises, quem sabe haveria menos sofrimento para os povos.
É um belo jogador. Caí, porém sempre atirando. Usa toda sua cara de pau para acusar os outros daquilo q faz. O cara do inquérito de 5 anos ainda fala em estado democrático de direito sob risco. E tem babaca q acredita nele.
Moraes está relembrando Maduro que viu em um passarinho Hugo Chaves, coisa de ditador maluco.
Daqui a pouco fazer igual o Maduro: Exorcizar o Elon Musk, chamar p ringue… q maluquice.
Não, Alexandre de Moraes. Ninguém quer fechar o STF. O que a parte honesta do Brasil quer é você FORA!
Frente à queda iminente, a negação e o delírio.
Marginal. Esse cabeça de ovo ainda vai ter o que merece. Vai implorar pra morrer.
São 11 togados marginais e/ou cúmplices….ou PREVARICAÇÃO é a regra da índole desses bandidagem…..
Cometeram CRIME nos EUA ao entrarem…terem acesso….no serviço norte americano de controle de aeroportos….CRIME ao inserirem…sabe lá como… E falsificação dos dados de Felipe Martins…..QUEM no BUREAU de Miami FEZ tamanho CRIMES?.??
Óbvio que está passando terrorismo pelos aeroportos norte americanos…afinal…ONDE passa um..crime….passsam outros…e nele pode estar o terrorismo que vai chacinar norte americanos….CIA e FBI é a responsável por essa fraude…
Típico de ditaduras: narrativas fantásticas para tentar justificar o injustificável.
Não, Moraes, essas nensagens, visam tão somente mostrar aonde estão as ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS QUE SÃO: STF, TSE, GOVERNO FEDERAL.
Esse pulha tá ficando sem saída.
Ditador Moraes Maduro
O tirano e torturador está delirando!
Está desesperado e sabe que a queda está próxima.
O Rei está nu!
Na verdade o país está tentando salvar a instituição, organização criminosa aparentemente está lá dentro.
Psicopata, grau dez.. Quando vazou telefonemas do pessoal da lava-jato quem estava por detrás de tudo? Ele está atirando fagulhas para o circo pegar fogo e apagar as provas.
Nada está ruim que não possa piorar. O STF está superando até o STF da Venezuela. Faltou apenas um substantivo na matéria: Moraes é vítima, investigado, juiz, promotor, delegado e também testemunha das ilegalidades que praticou ou mandou praticar. O STF está envergonhando a justiça brasileira. E a narrativa cada vez mais perde força com essa história de q querem acabar com o estado democratico de direito. Ninguém quer acabar com o estado democrático de direito. O próprio STF está fazendo isso. Salve-se quem puder.
exatamente o tipo de declaração que ditadores, tiranos como o Maduro fazem quando são pegos no crime. quanta coincidência.
Esquizofrenia galopante ou desfaçatez incessante?
Esse caboclo é um PSICOPATA! Deve ser parado imediatamente…
ESSE cara É um MARGINAL!!!
Um criminoso togado!
Um verdadeiro FASCISTA fascínora…..
TEM de SER PRESO juntamente com seus asseclas e passadores de pano.
Golpista! Fraudadores de eleições! CRIMINOSOS de Um NarcoEstado.
Madurou!!
Kkkk surtou, quer arrumar uma desculpa como fez nas revelações ….pratica criminosa do stf
Nem a mãe dele acredita nessa história da carochinha.
Quem Moraes pensa que engana? Apenas a mídia militante que repetiria essas alucinações
A maior Instituição criminosa estava no STF/TSE, ddib seu comando. Só una camisa de força,
Muita desfaçatez.
Moraes usa o mesmo argumento do Maduro venezuelano. Nenhuma palavra para contrapor com argumentos às denúncias contra as ilegalidades e abusos de poder por ele cometidas. Mas sabe acusar e chamar os outros de “organização criminosa”, quando na verdade ele organiza perseguições, ele pisa em cima do ordenamento jurídico, ele se dá poderes de polícia, de promotor, de juiz… Ninguém é contra a instituição STF, mas o povo é contra todas as togas que atuam politicamente, perseguem politicamente e afrontam a isenção.
Sem necessidade de qualquer comentário, as alegações que vêm do covil! de criminosos!
Totalmente descompensado. Louco alucinado. E é isso que o país tem mandando prender, multar, calar!! Estamos nas mãos de um psicopata delirante capaz de qualquer coisa!!
Acho que esse sujeito vai alegar insanidade para não ir para Papuda. Já imaginaram, ele e Adélio, compartilhando a mesma cela?
Eu não consigo ler as afirmações desse ministro. É tanta incoerência acusar “outros” de praticarem atos contra a Constituição, que chega a causar espanto. A preocupação é se o ministro está simplesmente “criando uma narrativa”, ou se, de fato, acredita no que fala. Nessa hipótese acho que já é um caso para a psiquiatria.
O sistema venceu! Acuse-os do que você faz…. tai o resultado da reunião dos três poderes. 7 de setembro flopado.
algumas frases desse senhor me lembram o livro 1984
algumas frases desse senhor me lembram o livro 1984
Esse p’lantra está c’gado. Caia da boca, mané!
Tadinho!!!!
Tá desesperado, sabe vai cair e que será preso.
Esse é o seu destino.