As imagens que mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República movimentam a oposição ao governo Lula nesta quarta-feira, 19. Pelas redes sociais, deputados federais cobram pela instalação da CPMI do 8 de janeiro. Alguns parlamentares chegam a falar no impeachment do petista.
Ao compartilhar o vídeo em seu perfil no Twitter, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou o ministro-chefe do GSI, o general Gonçalves Dias. De acordo com o congressista gaúcho, o militar escolhido por Lula para a função “contribuiu para a depredação”. Para Hattem, o governo federal está acobertando Gonçalves Dias. Com isso, pediu: “Impeachment já”.
Para Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que acionou a Procuradoria-Geral da República contra o chefe do GSI, o governo Lula começou a cair. Para tal afirmação, ele lista que o ministro estava no local das invasões, as tropas recuaram e as portas do Palácio do Planalto foram abertas. “Os invasores foram cumprimentados e receberam água”, complementou o parlamentar.
Governo tenta barrar a CPMI do 8 de janeiro, afirmam deputados
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou, por meio das redes sociais, que as imagens divulgadas pela emissora CNN Brasil “demonstram a provável preocupação do governo petista com a CPMI do 8 de janeiro”.
“Imagens gravadas no Palácio do Planalto na data [8 de janeiro] mostram que agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tiveram conduta bem suspeita durante a invasão ao Palácio do Planalto, recuando a barreira de contenção, transitando entre manifestantes, não reagindo à invasão e até mesmo oferecendo água para os invasores”, publicou Júlia. “O próprio ministro do GSI, Gonçalves Dias, é visto nas imagens. O que mais eles estão tentando esconder?”, complementou a deputada.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) também externou o entendimento de que o governo federal tenta barrar a instalação da CPMI do 8 de janeiro, em decorrência da atuação do GSI no dia em questão. “O GSI de Lula facilitou a entrada de manifestantes nos órgãos dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. As imagens mostram até o ministro-chefe do GSI dando orientações aos invasores”, afirmou ele.
“Agora entendemos tamanho medo da CPMI! O que mais vamos descobrir, Lula?”, publicou no Twitter a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). “CPMI já!”, cobrou a parlamentar.
Bruno Engler e Carmelo Neto, deputados estaduais por Minas Gerais e Ceará, respectivamente, também se posicionaram a respeito das imagens da atuação do GSI no 8 de janeiro. A dupla reforça que o material mostra que integrantes do órgão chegaram a fornecer água aos invasores do Palácio do Planalto.
A CNN, que apoiou Lula e celebrou sua eleição, “vazou” esses vídeos somente agora. Centenas de pessoas, algumas culpadas e outras talvez nem tanto, estão presas por atos que, ao que vai se revelando, foram uma arapuca armada para que a direita se complicasse.
Como nada acontece gratuitamente, me pergunto se esse “vazamento” tem algo a ver com as declarações antiamericanas do presidente. Retaliação?
A imprensa que apoia é a mesma que derruba.
E agora, Pacheco???
Se essa ratazana de 9 dedos tivesse um minimo de hombridade agarrava a janja pelo braço e se metia no sitio em Atibaia. Junto leva a quadrilha togada.
Cadeia para os verdadeiros golpistas que agora estão sendo revelados. SEM ANISTIA.
Mais do que provado: o governo Lula que incentivou a depredação!
o mais engraçado que o r7 e g1 nao falam nada turma de rato por isso que so estou lendo a revista oeste fui la pra ver que eles ia falar so falam do rogerio seni
Nenhuma surpresa! E vamos ouvir de Lula: Eu não sabia de nada”.
E agora, José?
A festa acabou, o Lula se apagou e a pichanha nunca chegou….!!!!