Tribunal Especial decidiu afastar o governador Carlos Moisés
O Estado de Santa Catarina tem desde a madrugada deste sábado, 24, uma mulher à frente do Poder Executivo. Eleita vice-governadora no pleito de 2018, Daniela Reinehr (sem partido) assume a condição de governadora em exercício. Isso porque o titular até então, Carlos Moisés (PSL), foi afastado do cargo. Ele foi derrotado no Tribunal Especial de Julgamento do processo de impeachment.
Leia mais: “Quem é Cláudio Castro e como ele se tornou governador do RJ”
Denunciado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) por crime de responsabilidade devido ao fato de ter dado aumento a procuradores sem o aval do Legislativo, Moisés não contou com o apoio de nenhum dos cinco deputados estaduais que formaram o tribunal. Os cinco parlamentares votaram pela admissibilidade do processo de impeachment. Do lado dos desembargadores, quatro votaram a favor do governador, mas um foi desfavorável e deixou o placar em 6 a 4 contra o político. Dessa forma, o integrante do PSL está afastado provisoriamente do cargo público por 180 dias.
Daniela também poderia ser afastada do Executivo catarinense. Envolvida na mesma denúncia apresentada há meses na Alesc, ela, no entanto, acompanhou o tribunal decidir a seu favor. Com voto de minerva do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Ricardo Roesler, o placar final foi de 6 a 5 pelo arquivamento do processo contra a vice-governadora — que, assim, ganha status de governadora em exercício.
Entusiasmo
Com o aval do Tribunal Especial de Julgamento, Daniela Reinehr demonstra entusiasmo para governar Santa Catarina, ao menos ao decorrer dos próximos seis meses. “Não pensei que a missão viesse dessa forma, mas me cabe agora abraçá-la e bem cumpri-la, cuidar bem do Estado. Vou dar meu melhor”, comentou ao final da sessão, informa o site da Alesc.
Ela ainda demonstrou interesse em reconstruir laços com os membros do Legislativo local. “Um dos principais desafios seja criar um canal eficiente de comunicação tanto com a Assembleia, quanto com os demais poderes, com toda a sociedade catarinense, buscando essa harmonia que tanto está faltando em nosso Estado”, complementou a governadora em exercício de Santa Catarina, que conta com apoio de aliados do presidente Jair Bolsonaro, como é o caso da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
Situação de Carlos Moisés
Devido aos trâmites legais do processo de impeachment, Daniela Reinehr assumirá (oficialmente) o governo a partir de terça-feira, 27. Afastado provisoriamente do cargo, Carlos Moisés enfrentará a etapa derradeira da ação que pode culminar na perda de mandato em definitivo. O tribunal especial irá, a partir de agora, analisar a denúncia. Se Moisés for considerado culpado, Daniela assumirá o Estado em definitivo.