A investigação da Polícia Federal (PF) sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC) indica possíveis pagamentos da facção criminosa ao The Intercept Brasil. O site ganhou notoriedade depois de divulgar mensagens hackeadas de procuradores e juízes da Operação Lava Jato.
O documento apresentado pelo delegado Martin Bottaro Purper mostra uma espécie de prestação de contas entre os bandidos. Há uma lista de despesas com viagens, que previam encontros com ex-promotores, deputados e prefeitos, além de gastos com advogados, imóveis, cursos de especialização e assinaturas de revistas nacionais e internacionais.
O The Intercept Brasil negou ter recebido dinheiro do PCC. “Esta é uma ilação falsa”, alegou a direção do site, em nota enviada a Oeste. “O documento apresentado sequer [sic] aponta quem teria doado ou quanto.”
Relacionadas
Confira na íntegra a nota do The Intercept Brasil
“O Intercept Brasil não recebeu dinheiro do PCC. Esta é uma ilação falsa, que não encontra nenhum respaldo na realidade. O documento apresentado sequer aponta quem teria doado ou quanto.
O Intercept recebe contribuições de mais 40 mil pessoas físicas, via a página ajude.intercept.com.br. As contribuições têm valor médio de R$ 40. Todos os nomes mencionados no referido documento foram checados em nossa base de doadores e não foram encontrados.
Contribuições de valores maiores são examinadas previamente e, caso sejam consideradas incompatíveis com a nossa missão, são recusadas.
Apesar de não haver menção ao nome da pessoa que supostamente escreveu tal relatório, é importante frisar que há no mesmo documento, imediatamente após a referência ao Intercept Brasil, itens relacionados a assinaturas de revistas nacionais e internacionais.
Portanto, dizer que o PCC financiou o Intercept é tão errado quanto dizer que o PCC financia a Revista Oeste ou qualquer outro veículo porque um de seus integrantes comprou uma assinatura ou clicou no anúncio de um dos vídeos do canal.”
Vazamento de mensagens
“Um pirata digital, até hoje sabe-se lá a serviço de quem, dessas coisas na história que nunca terão resposta certeira, entregou o tesouro a setores da imprensa ávidos por uma revanche contra a direita em curso no país”, escreveu Silvio Navarro, em reportagem sobre a Lava Jato.
O The Intercept Brasil foi o veículo de comunicação escolhido pelos hackers para divulgar mensagens privadas do ex-juiz Sergio Moro, do ex-procurador Deltan Dallagnol e dos demais integrantes da Operação Lava Jato.
“A partir dali, a narrativa seria: foi tudo um jogo combinado à revelia do processo legal e a hashtag #LulaLivre viraria bandeira dos derrotados nas urnas em 2018. Foi um golpe no fígado. Não é exagero afirmar que esse foi o estopim da derrocada da força-tarefa”, observou Navarro. “Meses se passaram e o então novo procurador-geral da República, Augusto Aras, escolhido pelo presidente, e sua copilota, a procuradora Lindôra Maria Araújo, decidiram interferir no coração da operação na capital paranaense.”
Navarro acrescentou que os terabites coletados durante anos foram levados a Brasília — inclusive, a mando do então presidente do Supremo, Dias Toffoli. Com a saída de Dallagnol, foi nomeado um substituto para chefiar o time, o procurador Alessandro José Fernandes de Oliveira.
Hércules, ou a divindade que seja, desça do Olimpo e vá f…der o Brasil 247, que é seu reduto. Para ficar melhor informado procure o acervo público que a Mandioca e o Abóbora surrupiaram.
Hércules ,sentiu!
IntercePT 🤣 Previsível.
ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO !!!!
A revista Oeste é tendenciosa. Estão tentando fazer o que já fizeram uma vez que é difamar a esquerda para manipular a opinião pública. Viram a bobagem que fizeram elegendo o ladrão de jóias e agora estão armando a cama pro Moro deitar. Tudo isso pra ter um candidato de direita nas próximas eleições. Mas podem ficar tranquilos, o povo vai dar a resposta nas urnas como fez em 2022.
No “JORNAL DA RECORD” citaram ” um site de notícias”, entre os que estavam na lista do PCC. Contrastou com este mesmo site, à época dos vazamentos da lava-jato… Estranho.
A nota do “The IntercePT” é fraquinha e acho que não resistirá a uma investigação mais aprofundada.Como é costume entre os que têm culpa no cartório,tenta se limpar na Revista Oeste.Acontece que a Revista Oeste tem um passado limpo.Nunca se envolveu com receptação de material roubado e nunca apoiou candidato ladrão.
Por que vocês usaram a expressão [sic] ao transcreverem a resposta do The Intercept? A sentença “O documento apresentado sequer aponta quem teria doado ou quanto” não tem nenhum problema linguístico. Aliás, o único erro linguístico que vi na matéria é de vocês: a palavra “terabites” – na verdade é com y, terabytes.
Quanto ao teor da matéria, melhor deixar os investigadores colherem provas. Não dá para sairmos acusando com apenas esse indício. Senão nos tornaríamos como a velha imprensa, que já arruinou a reputação de muita gente que depois se provou inocente.
Mas é lógico que a anotação aí joga uma enorme sombra de dúvida sobre o Intercept. Aguardemos.
Mas aí você está sendo mais purista do que a fonte que você citou. Lá diz, na parte final: “Vale ressaltar que a língua é um organismo vivo, em constante mudança. Contrariando a norma culta, é cada vez mais frequente, no português moderno, entre os falantes e até mesmo na imprensa escrita, o uso isolado do advérbio sequer em construções que explicitam uma negação.”
E veja os exemplos no Dicionário Michaelis:
1 Ao menos, pelo menos: Não havia sequer cadeiras.
2 Nem mesmo: Não tem sequer uma casa e se diz rico.
Assim como nesses exemplos, aquela frase na resposta do Intercept tem sentido evidentemente negativo. Por isso entendo que a elipse da palavra “nem” é plenamente justificável.
O crime organizado tem Caixa 1?
Há muito tempo o Primeiro Comando da Capital PCC) e o Comando Vermelho (CV) têm total influência nos Três Poderes da República e nas três esferas federativas. O povo brasileiro precisa, urgentemente, insurgir-se contra isso. A maior prova disso foi o comício de Lula no Complexo do Alemão usando um boné da facção escrito CPX.
A COISA NOSSA, A VERDADEIRA MAFIA BRASILEIRA. SO ESTA FALTANDO O CORNOLEONE. Sempre comentei que o STF / TSE foi infiltrado por uma mafia socialista comunista. Pouco a pouco a mer…….. vai vazando e o povo tomando consciencia que temos um mafioso na Presidencia do Brasil. O cara foi absolvido do nada por um tal anulador de sentença, com a desculpa lavada que o CEP…… bla bla bla. Com certeza o MInistro do STF que morreu com o acidente do aviao foi vitima da sinistra mao do PCC.
Já temos um “Corleone”, ou, “Corno leone”…. kkkkk
Isto vai feder muito… Nenhum nome aparece assim solto no meio do nada.
Apenas uma suspeita por enquanto, mas chama a atenção pelo fato de não ser adjetivada como assinatura, e tão pouco ser necessário assinatura para acessar o conteúdo.
Isso vai desaguar no ladrão.
O crime organizado faz pagamentos “por dentro” ou “por fora”?
E quem é o chefe do PCC ? O nine.
A esquerda internacional é historicamente ligada ao narcotráfico internacional.
Quem pode combater a mistura crime/política no país resolveu deixa piorar, se é que é possível. Vai ser bem mais difícil agir depois.
Infelizmente no Brasil as facções criminosas e as facções políticas estão bem alinhados
Esse tal The Intersept Brasil é uma piada pronta. Então o documento da bandidagem teria que ter autor e o valor dos pagamentos? Ahan…
PRENDE E ARREBENTA!
OLHO POR OLHO.
Revista Oeste, pq o stf, na ocasião da investigação da invasão e roubo das mensagens da força tarefa, proibiu a PF de analisar o material, pra ver se houve adulteração nas mensagens?
Verdevaldo ,verdevaldo !
O que nos leva a crer, que o STF usou gravações do PCC para DESARTICULAR as Operações da Lava-Jato… Portanto, foi CRIMINOSA, toda a ação do STF, nesse processo… E acabou empossando um bandido na PR !!!…
BRAVO!!… Delegado Martin Bottaro Purper… Parabéns, Revista OESTE !
POIS nos EUA o PCC é tido como ORGANIZAÇÃO TERRORISTA…. PRISÃO JÁ PARA AQUELE JORNALISTA.
Torcendo pra que a polícia federal seja bem sucedida em investigar minuciosamente, não só esse site, mas todos os itens e pessoas vinculados nessa lista tenebrosa.
Que esse seja a ponta solta que vai desenrolar o novelo que é essa organização chamada PCC, e que a mão pesada da lei caia sobre as entidades criminosas vinculadas a elas e que compactuam com a mesma.
Na hora que o coro come, todos saem pela tangente.. Na hora de usar informações ilícitas, tá tudo certo.
Na hora que vem o nome estampado numa relação escusa, “não tenho nada com isso”. Não sabem que quem mexe com cobra, uma hora levará uma picada venenosa??!!!
Ora, pra!!
Como disse Silvio Navarro, essa utilização de gravações ilegais, reverteu uma situação a favor de quem já estava praticamente ENTERRADO – a esquerda…e Lula.
E os sinistros do tribunalzão usaram mensagens hackeadas e sem garantia de autenticidade para anular toda a lava jato por suposta parcialidade.
Quando vai advogado de bermuda em estabelecimento judicial público, quando evento é patrocinado por devedores, quando esposa de julgador tem causa milionária no gab do amigão não dá nada pq vale tudo.
PCC da as cartas em Brasília, simples assim.
Como moro e deltan devem ter cartas na manga!!!! Um dia chegaremos lá! Não se pode gastar toda munição, até ter certeza que o inimigo foi derrotado!
” The fruits of the poisonous tree ” só produz coisa pobre , só anda com coisa podre, só vivencia com coisa podre, só vem de coisa podre. Provas NÃO periciadas, textos parciais, textos descontextualizado. Querem ou não querem a INJUSTIÇA ? Até qdo ?
Nossa Senhora! Então tá tudo ligado a soltura dos corruptos? Vamos ver se sei algum gato da tuba… .É muita coisa. O STF deveria se pronunciar….
Não é porque você não está vendo que o jacaré não está lá. A Lava-Jato continua, sorrateiramente
Devagarzinho aparece mais um pedaço da ponta do iceberg
Tenham certeza embaixo da água ele é imenso
Será que o The Intercept Brasil é assessoria de imprensa do PCC? Se há diálogo cabuloso entre o PT e o PCC, certamente há fogo atrás dessa fumaça. Não estou afirmando nada, só estou questionando e levantando essa hipótese.
A Lava Jato surgiu assim num tropeço em um fio de um enorme novelo. Eu sempre achei e continua achando estranho esse Hackers terem feito isso por Hobby. Não tem cara.