O Itamaraty criticou a visita do ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém. Em nota divulgada à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que “acompanhou com grande preocupação a incursão do ministro”.
O comunicado também pede que “o statu quo histórico de Jerusalém” seja respeitado”. Adiante, o documento pondera: “Ações que, por sua própria natureza, incitam à alteração do status de lugares sagrados em Jerusalém constituem violação do dever de zelar pelo entendimento mútuo, pela tolerância e pela paz”.
“O Brasil reitera o seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz, em segurança e dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.
O novo posicionamento do Itamaraty mostra mudança na aproximação que o ex-presidente Jair Bolsonaro fez com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
No discurso de posse, o novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o Brasil vai voltar a se posicionar de forma “equilibrada e tradicional” em relação aos conflitos entre Israel e Palestina.
O governo israelense afirmou que a visita do ministro obedeceu ao acordo que prevê que não muçulmanos podem visitar a mesquita, desde que não rezem no local.
A Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, chamada de Monte do Templo pelos judeus, é considerada sagrada. Com entrada livre a não muçulmanos, o local é considerado um símbolo do nacionalismo palestino.
objetivo do desgoverno LULADRAO e sua QUADRILHA (incluído aí o CORRUPTO STF/TSE, e sua frente armada PCC) é destruir o país
Acho que o sujeitinho tem que se preocupar mais é com a grana que vai sair do bolso dos contribuintes pra alimentar as ditaduras de Cuba, Venezuela, Nicarágua…
Não se meta onde não é chamado.
Não foi a toa que o HAMAS mandou felicitações para a “vitória” do nine. Logo logo o HAMAS estará mais feliz ainda…
Brasil voltando a ser um anão diplomático.
Você é um mentiroso contumaz, seu idiota. O ex-Ministro de RE nunca disse isso. Fora que os encontros do Molusco bandido aumentarão, sim: com todas as ditaduras de esquerda bem como outros governos socialistas interessados em nossas riquezas.
Com Bolsonaro, o Brasil tece, DE LONGE, o melhor e mais limpo governo federal da história da República. Quem discorda disto ou é burro, ou é bandido, ou é dependente de esmolas públicas – nada mais.
“teve”