(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 27 de agosto de 2023)
Chegaram, e já passaram, os 15 minutos de fama que esses Brics têm direito de tempos em tempos na mídia brasileira. Como sempre, não acontece nada de útil para o público pagante. Os governantes dos cinco países se reúnem em algum lugar (desta vez, o da Rússia nem quis ir), fazem o que os assessores lhes dizem para fazer e deixam o mundo exatamente onde estava antes de se reunirem. Quando se vai ver, o único efeito prático disso tudo, no fundo, é dar mais uma oportunidade para os especialistas em geopolítica falarem em mesas redondas depois do horário nobre, escreverem artigos na imprensa e encherem a paciência geral. Desta vez, ao que parece, até os professores em altos estudos internacionais, que vivem de falar dessas coisas, estão achando que os Brics foram mal. Saíram da sua reunião menores do que eram antes de se reunir.
“O Brasil do chanceler-chefe Celso Amorim acha que os Brics são uma coligação de partidos, como a ‘base do PT'”
A principal decisão, pelo que deu para entender, foi aumentar o número de membros do grupo — na suposição de que isso deixa o conjunto mais forte, como um clube que faz campanha para ter mais sócios. O problema é quem está entrando. Como uma organização internacional, de qualquer tipo ou finalidade, pode ficar mais forte com a entrada da Argentina, por exemplo, ou do Irã? A Argentina está em processo de recuperação judicial, não se sabendo se vai haver a recuperação — o que se sabe é que o país continua na fila do pronto socorro financeiro do FMI, a inflação dos últimos doze meses passou dos 115% e os níveis de pobreza estão em 40% da população. Nenhum dos problemas da Argentina pode ser resolvido pelos Brics; imagine-se, então, se existe algum problema dos Brics que pode ser resolvido pela Argentina. De mais a mais, não está claro nem se os próprios argentinos querem entrar no grupo. O Irã é um caso mais perdido ainda: a sua “Guarda Revolucionária” foi oficialmente declarada como organização terrorista pela Europa e pelos Estados Unidos. O que os Brics podem ganhar com isso?
O problema da organização, na verdade, vai muito além do novo quadro social. O Brasil do chanceler-chefe Celso Amorim acha que os Brics são uma coligação de partidos, como a “base do PT”, que está unida para derrotar os Estados Unidos, a Europa e o capitalismo — e que vão apoiar o presidente Lula em sua “agenda mundial”, como ele é apoiado pelo tráfico de emendas parlamentares no Congresso Nacional. Não é nada disso, é claro. China, Rússia e Índia estão cuidando, cada um, dos seus interesses próprios, e têm prioridades muito mais práticas do que os Brics. Vão deixar o Brasil e Lula falando sozinhos em todas as vezes, sem exceção, que estiverem ocupados em tratar de coisas importantes.
Como sempre, Guzzo sendo objetivo, claro e conciso em suas análises. Esse geadorin (geopolítica de celsin amorinzinho) se mete a besta e si sente grande. O novo clube dessa gente o Brasil será no máximo o gandula. A índia tem problemas graves de fronteira com a China. O irão como dizem por aqui na Europa é persona non grata no primeiro mundo. Argentina vive um eterno tango com violino desafinado de uma corda só as outras de velhas, quebram todas. O que restou desse balaio de gato? Uma montanha de miseráveis, famintos e desempregados espalhados basicamente entre China, Índia e Brasil. Eles são aos bilhões, cujo o molusco imagina distribuir uma grande bolsa família capitaneada pelo celsin. Por onde anda vocifera asneiras, impropriedades, deselegância e nulidade. Apoia invasão da Rússia na Ucrânia dizendo que vai trazer a paz numa conversa de boteco. Enquanto isso, os pagadores de impostos, para sustentar esse ignorante insuportável sofre ameaça de mais impostos via calabouço fiscal. Ô meu Brasil! Acorda, escuto barulhos na sala. Tem muita gente roubando, corre!
TODOS OS DIAS UMA NOVA MELANCIA É REVELADA. A ESSENCIA DAS FORçAS ARMADAS ESTA NA TROPA E NAO NOS IMPOSTORES VENDIDOS AO GLOBALISMO COMUNISTA. QUALQUER GENERAL SEM TROPA NAO PASSA DE UM PALHAÇO EM CIRCO DO INTERIOR.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Lula e sua turma larápia tá mais perdido que cego em tiroteio
É certo q vamos entrar ” pelos canos “…!!!
Não imaginava nada diferente. Esse “ex-corruto” não engana mais ninguém, embora ele ache piamente que o faz. O mundo atual não tem mais espaço pra malandro de botequim….
Quem gostaria de fazer qualquer negócio com uma pessoa falida e devedora na praça, CPF totalmente inadimplente.Acredito que ninguém. A Argentina está falida,o Irã é uma ditadura na qual é permitida por exemplo o apedrejamento de mulheres.Lula não tem mais o que fazer,gosta muito de viajar (com dinheiro público),mentir e dar vexame no exterior. Que tal a Dilma como presidente do banco dos Brics?
O LULAPETISMO NO DESESPERO DE CONTROLAR O BRASIL, TEM CONTRA SI A LUTA DE UM PATRIOTA, JAIR MESSIAS BOLSONARO, TALVEZ SEJA O ÚLTIMO ATENTAR DETER O COMUNISMO E SOCIALISMO, NESSA EMPREITADA NA AMÉRICA DO SUL.
O BRASIL É O CELEIRO DO MUNDO, É TODOS NÓS SABEMOS A INTENÇÃO DO PT E DOMINAR TODO TERRITÓRIO NACIONAL E, PARA ESSA EMPREITADA, O PT COMPRA À MÍDIA VIDE A BAND, GLOBO, POLÍTICOS, JUÍZES E ATÉ MILITARES DE ALTA PATENTES. PROVA DISSO É A DIVISÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS, A IMPRENSA NOTICIOU QUE UM GENERAL 4 ESTRELAS SE BANDEOU AO PT.
A LUTA DO POVO BRASILEIRO E DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO É ÁRDUA, POIS, A LUTA É DESPROPORCIONAL, É A LUTA DE UM HOMEM CONTRA TODO UM SISTEMA PODRE E CORRUPTO, QUE SE POSSÍVEL VENDERIAM A PRÓPRIA MÃE PARA LOCUPLETAR-SE.
AGORA A ELEIÇÃO DO EX-PRESIDIÁRIO QUER CONVOCAR O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO QUE NÃO DA CASTA POLÍTICA CORRUPTA BRASILEIRA É, COM O FITO PROPÓSITO DE DESGASTAR A IMAGEM DO PRESIDENTE AOS DESAVISADOS QUE CONTINUAM A SER LUDIBRIADOS E ENVOLTOS EM MENTIRA PELA VELHA MÍDIA E SUA FALSA NARRATIVA DOS FATOS.
A linha de atuação e influência internacional do Sr. Celso Amorim é baseada na crença na formação de um bloco forte de países ideologicamente de esquerda. É uma enorme perda de energia e falta de habilidade no trato com os demais blocos mais significativos. O Estado brasileiro não precisa acariciar gente que não tem condições de resolver sérios problemas internos.
Não dá nem para dizer que o “Brics é coisa para inglês ver”, pois nem eles terão interesse algum em ver.
Somente a estupidez é que agradece ao Nove Dedos por lhe ser sua fiel escudeira.
“Ele fala?”, sei não. Só para constar: grunhir (gru.nhir)
verbo int.
1 soltar grunhidos (p.ex., porco, javali) nesta acp., só us. nas 3as p., exceto quando fig.
verbo t.d. e int. fig.
2 falar baixo, com mau humor; resmungar
A Russia esta mais interessada em concluir a guerrra com a Ucrânia.
A India esta mais interessada em explorar a Lua, a missão lunar já esta em solo lunar.
A Africa do sul é uma maria vai com as outras.
E o Brasil e seu lider aloprado e imbecil quer começar uma nova ordem mundial.
Enfim o BRICS é uma organização fadada ao fracasso, servindo somente de cabide de empregos para os parentes de lideres dios paises membros.
LULA LADRÃO SEU LUGAR É NA PRISÃO!!
Esse 9 dedos pensa que está abafando. Safado e corrupto. Um verdadeiro bosta.
Esse Bricks é tão insignificante para Russia e India quanto o discurso do Luladrão. Somente platéias amestradas para aplaudir quando o Ladrão abre a boca.
O Putin não foi porque seria um alvo fácil distante do Kremlin; É mais fácil abater drones em Moscou do que evitar caças ou mísseis numa viagem para África.
Só estúpidos como ele que param para ouvir as merdas que ele vomita. O sujeito é tão estúpido que não sabe fazer uma simples conta de adição: 77+33=120 (!). Em suma, se um mortadela que o escuta, ouve uma coisa dessa, questiona da seguinte forma: Para que estudar se um jumento desse chegou a presidente da república?
Grande Guzzo! Na corte internacional, embora se ache, o Dilmo não é exatamente o rei.
Putin e Xi Jinping já perceberam que Lula da Silva é um bufão sem assunto. Fala muito, mas não diz nada de aproveitável. Viveu muito, mas não aprendeu nada. Lula da Silva é aquele que resolve uma guerra numa rodada de cerveja com picanha. Curioso é que ainda acha que está abafando a banca com essas frivolidades. Normalmente os discursos de Lula da Silva nesses ambientes internacionais são de extração anti-americana, no que é aplaudido pelos militares brasileiros, confirmando a velha máxima de que os iguais se atraem.
Já cansei de dizer isso pra petistas, mas eles estão totalmente fechados para qualquer argumentação. Acho até que tem uns que entendem bem a situação, mas por orgulho, pra não ter que reconhecer, ou por medo de virar um párea (o petista pode atacar outro se achar que o cara está em desacordo com o discurso repassado ou hesitante), insistem em demostrar mesmo apoio de antes
Parabens Guzzo. Disse tudo que nós pensamos…!
Vida longa ao J.R. Guzzo! Ele acertam na mosca sempre, aquilo que está engasgado na garganta de quem trabalha, produz e gera empregos neste país.
Lula viaja para torrar o nosso dinheiro e falar atrocidades.
Abraço dos afogados!!!