Defensor da escala de trabalho 6×1 para políticos, o deputado federal André Janones (Avante-MG) não compareceu a 28 das 29 reuniões da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara — a única que ele faz parte. O parlamentar mineiro justificou apenas quatro ausências.
![Janones é defensor da escala 6x1 | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Escala-6x1-1.jpg)
De acordo com o artigo 44 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, é necessário que o integrante da comissão comunique ao presidente caso não possa comparecer, para que a ausência seja registrada em ata.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As reuniões da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ocorrem geralmente pela manhã, por volta das 10h, com duração máxima de três horas.
Paralelamente, Janones é integrante de um grupo de corrida matinal, conforme noticiou o site Poder360. O deputado chegou a anunciar nas redes sociais um projeto de lei para regulamentar a prática esportiva.
Embora tenha afirmado ter protocolado a proposta da escala 6×1, não há registros dessa iniciativa no site oficial da Câmara dos Deputados. Em 2024, Janones apresentou cinco projetos de lei, mas nenhum deles aborda a questão da carga horária dos congressistas.
Processos e participações de Janones
O Partido Liberal (PL) chegou a pedir a cassação do mandato de Janones. Integrantes da sigla alegaram que ele teria cobrado parte dos salários de funcionários de seu gabinete, prática conhecida como “rachadinha”.
Contudo, o processo foi arquivado. Em dezembro de 2024, Janones participou de uma audiência pública da Comissão de Legislação Participativa sobre inteligência artificial e mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Ele também participou de uma reunião da Comissão de Saúde, onde foi aprovado um projeto que autoriza a isenção de biometria para certos procedimentos hospitalares.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis
Ele recebeu dinheiro adicional mesmo faltando a comissão? se tiver recebido ele tem de devolver os valores ilegais!