O presidente Joe Biden admitiu, nesta terça-feira, 2, seu fraco desempenho durante o debate político contra Donald Trump, seu principal adversário na corrida presidencial dos Estados Unidos. As eleições ocorrem em novembro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Biden atribuiu seu discurso confuso ao cansaço causado por viagens intensas, primeiro à Itália, para participar da cúpula do G7, e depois à França, para o 80º aniversário do desembarque na Normandia.
“Decidi dar a volta ao mundo algumas vezes pouco antes do debate, não dei ouvidos à minha equipe e quase dormi no palco”, afirmou Biden durante um evento de arrecadação de fundos em McLean, no Estado da Virgínia (EUA). “Não é uma desculpa, é uma explicação”, completou.
Rejeição do eleitorado
Uma pesquisa divulgada no domingo 30 pela CBS News revelou que 72% dos eleitores dos Estados Unidos acreditam que o presidente Joe Biden, de 81 anos, não deveria concorrer à reeleição. O índice de rejeição representa um aumento de 9% desde o último levantamento, em fevereiro.
Realizada em parceria com a empresa YouGov, a pesquisa entrevistou 1.130 pessoas entre os dias 28 e 29 de junho, logo depois do fraco desempenho de Biden em um debate contra o ex-presidente Donald Trump. A pesquisa possui uma margem de erro de 4,2 pontos porcentuais.
Razões para oposição à candidatura de Biden
A principal razão apontada pelos entrevistados para a oposição à candidatura de Biden é a sua idade avançada. Entre os que são contrários à reeleição, 86% citaram a senilidade como motivo principal.
Esse motivo supera preocupações com as decisões que ele pode tomar no gabinete, as quais foram mencionadas por 71% dos eleitores.
Esse tio Paulo tá morto e nem sabe.