Hashtag #CassacaoDaJoice figura na lista de trending topics no Brasil
Conforme registrado por Oeste no último fim de semana, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) será denunciada à Procuradora-Geral da República. Entrar na mira da PGR não é, contudo, o único problema enfrentado no momento pela parlamentar. Isso porque ela vem pautando discussão no Twitter. Desde o fim da tarde de hoje, a hashtag #CassacaoDaJoice aparece no primeiro lugar dos trending topics Brasil, a lista de termos mais comentados no país pela rede social.
Leia mais: “Joice Hasselmann é acusada de produzir fake news”
De acordo com o próprio Twitter, em poucas horas são mais de 117 mil postagens utilizando a hashtag desfavorável à deputada federal. O #CassacaoDaJoice ganha a rede social dias após Joice Hasselmann ser acusada de incentivar funcionários a promover conteúdos falsos e caluniosos contra colegas de partido e Congresso Nacional. Áudios supostamente da congressista revelados pela CNN Brasil indicam a parlamentar pautando ataques contra as deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP). O que motivou o anúncio de denúncia à PGR.
No Twitter, ao menos outro parlamentar do PSL entrou no coro contra Joice Hasselmann. Foi o caso de Guiga Pacheco, deputado federal por São Paulo. “Não tenho o hábito de colocar coisas pesadas no Twitter, mas, junto de outros colegas parlamentares, assinei a representação contra a deputada Joice Hasselmann no Conselho de Ética”, afirmou — uma indicação de que a conduta da ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro poderá ser analisada pelo órgão da Câmara.
Não tenho o HÁBITO de colocar coisas PESADAS no Twitter, mas junto de outros colegas parlamentares, ASSINEI a representação CONTRA a Deputada Joice Hasselmann no Conselho de Ética.
— Guiga Peixoto (@GuigaPeixotoSP) June 8, 2020
Desafeta declarada de Joice, Carla Zambelli aproveito a hashtag para ironizar antigas acusações feitas pela ex-parceira de manifestações, de que o governo federal teria um “gabinete do ódio”.
Bora subir, robozada? 🤖
Valendo R$ 20.000,00 no Gabinete do Ódio!#CassacaoDaJoice
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) June 8, 2020
Crime
Pelo Twitter, internautas lembram que mentir em depoimento a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) configura crime. Houve quem, inclusive, relembrasse afirmação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesse sentido.
#CassacaoDaJoice
Rodrigo Maia já emitiu algum parecer?
O chiqueiro da Peppa caiu 🐷 pic.twitter.com/9fFmG22vfi— Andrew ㋡ MP (@GgmAndrews) June 8, 2020
https://twitter.com/Somos57MILHOES_/status/1270101971467411456
Peppa LIQUIDADA!
Com as inúmeras evidências e provas de sua conduta criminosa (tipificadas no CP), dificilmente a 🐖 conseguirá escapar da degola!
Quebra de Decoro ➕ Fraude Processual ➕ Denunciação Caluniosa ➠ #CassacaoDaJoice
O andaime da meliante desabou! 😈 pic.twitter.com/Ra7yq9qKUr
— GABRIEL (@banvuty) June 8, 2020
https://twitter.com/Leandro19731103/status/1270038611656953857
https://twitter.com/GazalNely/status/1270048232597577728
Acusação trocada
Diante hashtag #CassacaoDaJoice, a própria Joice Hasselmann se posicionou. E também por meio do Twitter. No começo da noite, ela foi à rede social para acusar Carla Zambelli de ter cometido crimes. Pela rede social, Joice ainda aproveitou para afirmar que, de acordo com ela, Jair Bolsonaro consegue ser o pior presidente da história da República. No entanto, durante a campanha de 2018, ela prometera que seria o “Bolsonaro de saias” no Congresso. Até outubro de 2019, ela foi, inclusive, líder do governo no Congresso.
1- Dps da armação q @jairbolsonaro e seu bando fez contra mim forjando dossiê e corrompendo assessores (td plantado em veículos chapa-branca), a verdade APARECE! O plano era provocar uma operação da PF em cima de mim com mentiras. A criminosa Carla Zambelli confessa. Siga o fio pic.twitter.com/gaLbDRCavt
— Joice Hasselmann🇮🇱 (@joicehasselmann) June 8, 2020
Joice, você conseguiu enganar igualzinho ao Moro, agora só falta o Frota, que logo logo vai pelo mesmo caminho.