Em 2005, a missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada, aos 73 anos, em Anapu (PA), com seis tiros, numa emboscada. Ela encabeçava um projeto contra o desmatamento e a grilagem de terras.
Depois do relato de uma testemunha, a polícia prendeu os pistoleiros Rayfran das Neves e Clodoaldo Batista e um intermediário chamado Amair da Cunha. A dupla de assassinos entregou dois fazendeiros: Vitalmiro de Bastos de Moura e Regivaldo Galvão.
O Tribunal do Júri de Belém condenou Rayfran a 27 anos de prisão. Em 2014, a pena progrediu para o regime domiciliar, quando ele foi preso novamente por outro crime. Clodoaldo recebeu pena de 17 anos e foi solto em 2012. Os outros três acusados foram julgados em 2006.
Amair, que contratou os pistoleiros por R$ 50 mil a mando dos fazendeiros, pegou 18 anos de prisão. E Vitalmiro e Reginaldo, a 30 anos. Vitalmiro está solto desde 2008. Reginaldo só foi preso em 2019, depois de o STF anular um habeas corpus.
À época da morte de Dorothy, Lula estava no Planalto e Marina Silva, no Meio Ambiente. A imprensa tradicional nem cogitou responsabilizar a dupla pelo crime.
Hoje, 17 anos depois, o presidente Jair Bolsonaro está sendo criticado pela mídia e por políticos de esquerda pelo desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.
“Bolsonaro minimiza desaparecimento de jornalista e indigenista”, acusou uma emissora de TV. “Nos EUA, Bolsonaro volta a dizer que indigenista e jornalista desaparecidos estavam em ‘aventura não recomendada’ na Amazônia”, informou um jornal. “Autoridades cobram resposta do governo sobre sumiço na Amazônia”, escreveu um site.
Guilherme Boulos publicou no Twitter: “O provável assassinato de Dom e Bruno tem a digital de Jair Bolsonaro e o libera geral das milícias em todo o território nacional”. Até agora, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) não foi acusado de fake news por nenhuma agência de checagem — nem pelo inquérito do ministro Alexandre de Moraes.
Em vez disso, neste fim de semana, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou ao governo federal a adoção de “providências” para localizar os desaparecidos.
Até o momento, dois corpos foram encontrados, mas não se sabe se são do jornalista e do indigenista. A Polícia Federal (PF) apura o caso.
Desaparecimento de jornalista e indigenista
Phillips e Pereira foram vistos pela última vez no Vale do Javari, no Amazonas, na fronteira entre o Brasil e o Peru. Eles faziam um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e Atalaia do Norte. O jornalista morava em Salvador, na Bahia, e escrevia para os jornais Washington Post, New York Times, Financial Times e The Guardian.
Nesta segunda-feira, 13, Alessandra Sampaio, mulher do jornalista, disse que os corpos haviam sido encontrados amarrados a uma árvore. A PF negou a informação.
Com reportagem de Rute Moraes
O interessante é que o Metrópoles publicou a queixa de Bolsonaro sobre o caso Dorothy dizendo que ninguém havia culpado o PT. A matéria, no entanto, diz que o governo do PT foi intensamente criticado na época. Sem apontar e nem trazer o link de uma matéria jornalística crítica em relação ao PT, fizeram esse rebate sem pé e nem cabeça. Se houve críticos na época, OK! Aguardando, todavia, a postagem de uma matéria crítica por parte da imprensa do episódio que ocorreu em 2005 para livrá-los da crítica de imprensa parcial.
Estive em Anapú no dia que ela foi encontrada, e sei como era perigoso e precário a atuação do Estado nessa região e acompanhei toda repercussão em torno do caso.
A militância dentro e fora do senado e demais casas fizeram vistas grossas, foram omissos!
Num país sério, Boulos estaria atrás das grades e não fazendo post no twitter.
E o bozzoAsno e sua familícia tbm… O que ainda fazem soltos???
Ahhh sim… Ainda não terminaram o total desmonte do país.
Os senhores críticos precisam relembrar que mataram um rapaz de minas no metro de Londres e ficou por isso mesmo, agora só vale falar merda quando e do lado de cá?
São todos uns idiotas uteis.!!
São uns verdadeiros tumores do Brasil.
Esses vagabundos se morreram, tiveram o que mereciam. Quanto a essa imprensalha que arda no inferno.
Acabei de ser bloqueado no Twitter justamente por rebater esses nojentos asquerosos, o senadorzinho do Amapá continua espalhando que Bolsonaro foi aos EUA pedir ajuda de Biden pra derrotar o cachaceiro mijão e ladrão, e pra bosta do Twitter isso é incentivo a violência, que se lasquem, não me fará falta nenhuma essa porcaria.
Tem que ser bloqueado mesmo!!!
É uma gente asquerosa,infame e sem nenhum resquício de dignidade.
Esta esquerda é suja e nojenta!
Pelo estado que estavam os corpos desses dois irresponsáveis que adentraram a floresta sem comunicar o que iam fazer por lá, talvez queisessem ter umas horas de sossego a sós, quem sabe? Mas não, foram xeretar quadrilhas de traficantes de drogas, madeiras, garimpeiros ilegais, etc… tudo isso relativamente próximo à fronteira com o Perú, lugar reconhecidamente perigoso. Resultado, mataram os dois e jogaram no rio mais próximo e os jacarés terminaram o serviço. É o mesmo caso dessa “missionária” que foi meter a cara com bandidos e se ferrou, simples assim. Em nenhuma das situações, o governos da época, que era do PT e nem esse do Bolsonaro, tem nada a ver com isso. Cada um que cuide de sí, o estado não é onipresente e nunca será.
Esse é o tipo de leitor que vocês tem???
alguem aqui disse que , daqui a pouco vao culpar o bolsonaro pelo frio que esta fazendo , mas ja estao , inclusive estao chamando ele de “GELOCIDA “, kkkkkk
Sério mesmo que ainda existem pessoas que dão alguma atenção ao que esses estrumes ptralhas dizem ou falam… Quero que esses esquerdopatas vão todos pra PQP…
Rssss…demorou! São todos psicopatas sedentos pelo dinheiro dos pagadores de impostos. Vermes malditos, parasitas da sociedade, canalhas, escória da humanidade!
É repugnante! Mas o bem sempre triunfará 🤨
Fake News!!!! O que farão as empresas de redes sociais diante de tremenda mentira???? E o STF o que fará ???? Nada! A perseguição contra o presidente é de uma brutalidade, que não sei como ele aguenta. As bocas sujas e pessoas “sujas” igualmente. Tenho uma idéia do ser humano que vota neste tipo de ser.
Daqui a pouco, vão culpá-lo pelo frio que está fazendo. E o STF vai dar dois dias para ele explicar a baixa da temperatura.
Todo o barulho não ensurdece o presidente. O que revira o estômago é o Barroso barrosear. O cara é ministro do nosso supremo e se presta a papéis de moleque sem eira nem beira. E continua se achando. Bandideco de periferia.
Essa é a esquerda: o caso de maior repercussão no mundo, o sumiço e depois a verificação do assassinato de Dorothy passou batido pela imprensa. É claro que as redes sociais não eram tão ativas e só existia o Orkut (24 de janeiro 2004). Mas agora, com as redes sociais multiplicadas e sem censura se for de esquerdistas, todos podem atacar o PR sem precisar produzir nada. Característica generalizada na esquerdocracia.
Mentecaptos. Todos. Tô de saco cheio dessa corja.
Aínda bem que Bolsonaro vai ser reeleito e essa imprensa esquerdopata vai quebrar e seus jornalixos vão ter procurar emprego em cubosta, Venezuela, Nicarágua ou Argentina.
Difícil de acreditar. O que está Armando em sua volta é preocupante … Vejo uma narrativa falsa se contruindo em torno do presidente. E acho que ele agora tem esta certeza….
SE NÃO ACIONAR O 142 , NÃO VAI TER JEITO!!!!!!!