O jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, criticou a perseguição do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à Revista Oeste. Ele proferiu a declaração nesta quinta-feira, 15, no programa Estúdio i, da GloboNews.
Ao discordar do também jornalista Valdo Cruz, que defendeu a “legalidade” das ações do ministro, Merval Pereira citou a tentativa dos assessores de Alexandre de Moraes de forjar provas contra a revista.
O argumento de Mervel Pereira contra Alexandre de Moraes
O presidente da ABL se refere ao diálogo entre o juiz instrutor do gabinete do ministro no STF, Airton Vieira, e Eduardo Tagliaferro, chefe do setor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investiga “desinformação” sobre o processo eleitoral brasileiro.
Em 6 dezembro de 2022, Vieira enviou uma mensagem a Tagliaferro com um pedido específico: “Vamos levantar todas essas revistas golpistas para desmonetizar nas redes”. O juiz instrutor enviou, junto do pedido, o link de uma postagem de Oeste no Twitter/X. “Essa e outras do mesmo estilo”, acrescentou Vieira.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No dia seguinte, a conversa prosseguiu. Tagliaferro disse que encontrou apenas publicações jornalísticas em Oeste e perguntou o que poderia ser inserido no relatório contra a revista. “Use a sua criatividade… rsrsrs”, respondeu Vieira. “Pegue uma ou outra fala, opinião mais ácida e… O ministro entendeu que está extrapolando com base naquilo que enviou…” O assessor respondeu: “Vou dar um jeito rsrsrs”.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, que deu início à série de reportagens sobre o uso ilegal do TSE por Alexandre de Moraes, o material não deixa claro quais reportagens de Oeste foram enviadas pelo ministro e qual a destinação do relatório produzido por Tagliaferro.
“Luís Roberto Barroso disse que não houve fishing expedition”, afirmou Merval Pereira, referindo-se à prática ilegal de investigação invasiva sobre algum alvo que não tem relação com o processo. “Não vejo nada mais claro que fishing expedition do que uma ordem como essa. Pô, isso é o quê? Está procurando para ver se acha.”
Esse Valdo Cruz é um pobre diabo que não tem nenhuma credibilidade como jornalista então se sujeita a ter o salário reduzido e a falar exatamente o que mandam dizer porque se a Globolixo mandar ele pra rua vai viver doque?
O Careca é promíscuo em todos os sentidos.
O Alexandre de Moraes criou uma verdadeira agência de inteligência para servir aos seus desmandos, uma Gestapo, e vergonhosamente essa globo news ainda quer passar pano, vergonha, pelo menos o jornalista Merval está acordando junto com o Demétrio Magnoli.
Se houver algum julgamento no futuro para apurar as responsabilidades dos envolvidos em ações ilegais os subalternos não poderão alegar estar cumprindo ordens do ilumininistro. Foi o que aconteceu no julgamento de Nuremberg.
Concordo que o ministro tenha ultrapassado seus limites. Entretanto, não podemos esquecer que ele tem o apoio dos outros dez membros do STF, logo não é só ele o único que não respeita e cumpre a que está em nossa Constituição. Somente o Congresso Nacional tem o poder de mudar toda essa estrutura corrompida que é o nosso poder judiciário.
O MoraesGate é um escândalo gigantesco. O esforço de alguns para tentar “achar normal” esse escândalo grotesco é repulsivo. Ou Moraes sofre impeachment ou a justiça brasileira está demolida para sempre.
Moraes tem que sofrer impeachment a justiça a cada dia mais desmoralizada.