Uma jornalista do portal chileno Meganoticias, que ainda não foi identificada, foi puxada por seguranças ao tentar entrevistar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um evento oficial no Chile. O petista está no país nesta segunda-feira, 5, para tratar da crise na Venezuela com o presidente Gabriel Boric.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que profissionais da imprensa tentam se aproximar de Lula. Uma delas fica para trás, enquanto a outra é puxada ao aproximar o microfone do mandatário. A mulher não volta a aparecer no registro.
De acordo com informações do portal Metrópoles, a Secretaria de Imprensa frisou em nota que “não houve agressão” e alegou que o segurança precisou agir dessa maneira porque a jornalista não estava credenciada, portanto não havia certeza de que se tratava de uma jornalista.
No vídeo, a jornalista aparece segurando um microfone do portal Meganoticias, um dos maiores veículos de comunicação do Chile.
Uma jornalista, que ainda não foi identificada, foi puxada por seguranças ao tentar entrevistar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Chile. O petista chegou ao país nesta segunda-feira, 5, para tratar da crise na Venezuela com o presidente Gabriel Boric. pic.twitter.com/wBVE9Xwp53
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 5, 2024
O presidente tem se recusado a falar com a imprensa desde que chegou ao Chile, na noite do domingo 4. Ele chegou ao hotel por volta das 21h30, acompanhado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e se recusou a falar com os jornalistas que estavam no local.
Na ocasião, Lula disse que só vai se pronunciar publicamente depois da primeira reunião com o presidente Gabriel Boric, que ocorre nesta segunda-feira. Interpelado sobre a situação das eleições na Venezuela, o presidente também não quis comentar.
Lula é vaiado no Chile
Também nesta segunda-feira, Lula foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, no Chile. A manifestação ocorreu em que era realizada uma oferenda floral no monumento em homenagem ao general Bernardo O’Higgins.
Lula foi vaiado no momento em que é chamado pelo mestre de cerimônias para se dirigir até o monumento. O chefe do Executivo não reage ao protesto dos chilenos, mas seus ministros acabam olhando para o público presente neste momento.
Dilmo vaiado no Chile.
— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) August 5, 2024
Párea internacional.
Anão diplomático.
Estadista da globo news 🤡 pic.twitter.com/FUsxsEw6Ik
Mesmo sendo vaiado, Lula se dirige até as flores de homenagem ao monumento do general Bernardo O’Higgins. Depois de alguns minutos, a cerimônia é finalizada e o chefe do Executivo deixa o local acompanhado de demais autoridades.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Cadê as feministas do “mexeu com uma, mexeu com todas” para defender e apoiar a jornalista chilena, da truculência dos leões de chácara ?
Se isso tivesse acontecido com o presidente anterior, certamente o incidente não seria ignorado e choveria críticas ao chefe dos leões.
Toma vaia onde vai kkkk
Lula Ladrao
O sindicalistas amestrados não conseguiram ir em massa ao Chile ? Deu a lógica. O povo, verdadeiro , vaiando o corrupto defensor de Ditadores ! Suas mãos estão sujas de sangue senhor , não se esqueça !