A Justiça Federal invalidou a nomeação do petista Jorge Viana para o cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A decisão judicial foi tomada nesta segunda-feira, 22, em processo movido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Para anular a nomeação de Viana, a juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, entendeu que o membro do PT precisa ter domínio do idioma inglês para voltar a desempenhar a função para qual foi nomeado pelo presidente Lula, no dia 3 de janeiro.
Leia mais:
De acordo com a decisão da juíza, Viana terá o prazo de 45 dias para provar ter fluência no inglês.
“A produção da prova, a declaração do seu conteúdo, poderá ser produzida em até 45 dias, a partir do dia útil seguinte à data desta decisão”, afirma a magistrada em trecho da sua decisão. “Prazo corrido. Ou seja, até o dia 06/07/2023 devem ser trazidos aos autos tais elementos de prova para fins de análise da convalidação”, prossegue a juíza.
Escolhido por Lula para presidir a ApexBrasil, Jorge Viana mudou o estatuto da agência em abril. Ele retirou a obrigatoriedade de fluência na língua inglesa. No cargo, ele tem salário mensal de R$ 65 mil.
Jorge Viana: nomeado para cargo público depois de perder eleição
Ex-senador e ex-governador do Acre, o petista Jorge Viana foi nomeado para presidir a Apex-Brasil depois de ter insucesso nas eleições de 2022. Com 24,21% dos votos válidos, ele não conseguiu levar a disputa para o segundo turno — vendo, assim, Gladson Camelli (PP) ser reeleito já no primeiro turno.
Na ApexBrasil, agência que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, Viana recebe um salário maior do que se tivesse vencido a disputa pelo governo acriano. Isso porque, atualmente, o governador do Estado da Região Norte tem vencimentos mensais na casa dos R$ 35 mil.
Leia também: “Os gafanhotos voltaram”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 160 da Revista Oeste
E se não for aprovado no teste de inglês realizado com seriedade, que devolva os proventos recebidos com correção monetária e multa.
OU PELO MENOS SABER ASSINAR O NOME.
excelente decisão da magistrada (em tempos de decisões de mão contrária à lei, ainda há esperanças) mas o que será que poderá ser considerado meio de prova neste caso em questão? sabatina no idioma perante uma banca de professores de inglês? um vídeo gravado? prova oral e escrita? uma reunião com o embaixador de país que fale inglês como língua nativa? elaboração de uma ata de reunião da Apex? estou em dúvidas….clareza, pfv
Nomeado para uma Agência de Exportação sem saber inglês – só na Brasilândia de Loola mesmo. Recuamos 20 anos em menos de CINCO meses – façam o L, JUMENTOS!
Essa esquerda é uma piada, querer colocar um apadrinhado desqualificado em um cargo que requer conhecimento de inglês da nisso.
Sorte que para Presidente não se exige conhecimento mínimo na língua portuguesa, senão….
É o mínimo a se fazer para uma vergonha destas. Bando de vagabundos estes esquerdistas. Para eles o cara pode ser professor de idiomas sem falar o idioma o qual irá ensinar. Tudo em nome da companheirada.
Tem que fazer um intensivão do “the books on the table” !
Cem por cento da petralhada é semianalfabeta na própria língua nativa,o Português,imagina uma estrangeira.
Kkkkkkkkkkkkk,senhora juíza!
Existe algum petista honesto?
Poderá,por ventura,ainda até nascer,mas até o presente ,impossível.
Um curso de inglês intensivo de 45 dias será que quebra o galho?
– Do you like money? ‘- Laiká de maney nóis laika, mas maney que é gud nóis num have’.
Este ” ingres” é mais ou menos o mesmo do petralha nomeado.
Pobre Brasil!Arrombado povo brasileiro!
Picareta, bem merecido, onde tem petista tem sujeira. Não tem a qualificação exigida para o cargo, tentou alterar o estatuto da entidade, mas não deu certo.
O Lula empregando a companheira despreparada como ele.