O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anulou os votos do candidato Professor Joziel (DC) na disputa pela Prefeitura de São João de Meriti. A decisão consta em edição extra do Diário da Justiça, na terça-feira 8.
Com essa anulação, Léo Vieira (Republicanos), que ocupava a primeira posição, ultrapassou os 50% dos votos válidos logo no primeiro turno.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral, assinou a decisão que suspendeu o segundo turno em São João de Meriti.
Por que São João de Meriti não vai ter segundo turno
De acordo com o TRE-RJ, a candidatura de Professor Joziel foi invalidada. Ele não respeitou o prazo legal para a substituição do candidato a vice-prefeito. A equipe de Joziel deveria ter trocado Felipe Juventude (DC) até 17 de setembro.
Felipe Castro da Silva (DC), conhecido como Felipe Juventude, teve seu registro indeferido em 11 de setembro, com a decisão já transitada em julgado.
A decisão ocorreu em resposta a uma ação da coligação de Léo Vieira. Antes da anulação, Vieira tinha 49,8% dos votos. Isso totalizava 122,3 mil. Ele se preparava para o segundo turno contra Valdecy da Saúde (PL). Valdecy conquistou 33% dos votos, ou seja, 81,1 mil.
Com a anulação dos 2,6 mil votos recebidos por Joziel (DC), Vieira alcançou a liderança. Ele obteve 50,9% dos votos válidos, e a Justiça declarou-o o novo prefeito do município.