A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), a inelegibilidade por oito anos e a aplicação de uma multa no valor de R$ 433 mil. A decisão é da juíza Márcia Capanema. A informação foi publicada neste domingo, 28, pelo jornal O Globo.
A sentença é resultado de ação ajuizada pela coligação formada pelo PT e PCdoB. O ex-prefeito do Rio foi acusado de montar um esquema para impedir reportagens sobre a situação da saúde na cidade. Segundo a Justiça, Crivella praticou abuso de poder de autoridade, conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais.
A coligação afirmou que o ex-prefeito montou um esquema para “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com o intuito de barrar informações sobre o sistema de saúde do Rio de Janeiro em período eleitoral.
Para isso, o ex-prefeito teria usado servidores públicos municipais, que ficaram conhecidos como Guardiões do Crivella. A acusação identificou os servidores, em desvio de função, utilizados pelo ex-prefeito.
Na sentença, a magistrada disse que a decisão tinha “caráter pedagógico-preventivo” e também demonstrava o repúdio à “conduta moral e ilegal perpetrada”.
A defesa de Crivella informou que não se manifestará porque o processo está sob sigilo.
Estão eliminando os opositores um a um, sem “amor”(sic), com ódio, o ódio venceu o amor.
Teremos a liberdade política de um partido único, prenderam um, cassaram o outro, tomaram um mandato….. foi passando, agora é efeito dominó
a nossa justiça é seletiva, tá mais pra injustiça.
Impressionante como os comunistas ganham ações neste judiciário brasileiro de norte a sul e leste a oeste. Está tudo dominado! O judiciário é vermelho é comunista.
Eles que escolheram os justiceiros
Basta o PT e assemelhados pedirem uma cassação que são prontamentes atendidos. O judiciário é cúmplice, ou protagonista, do desmanche da democracia no braziu.
Se a ação tivesse o resultado esperado pela população os cariocas estariam aplaudindo. Mas a politicagem é por um buraco mais embaixo. “O inimigo do mui inimigo é meu amigo”. Em dois anos as eleições se repetem e “os inimigos agora são outros”. Aliados ontem, inimigos hoje, e a podridão avança. Mas o ranço, sempre, permanece. O ar em Brasília que o diga.
O Molusco quer enfraquecer a DIREITA no tapetão. Covarde!🦑
Chegou nos Republicanos/Centrão (vice-presidente da Câmara), vão se unir ao PL, Novo e Podemos pra barrar as cassações ou “aceitar” a perseguição caladinho?🤡
Mais um.
Vão continuar o arbítrio até coroar com Bolsonaro.
Quer apostar?
Essa é nossa democracia.
Não adianta se humilhar. É tudo que eles querem.
Que vergonha!
Não votei no Crivella e não gosto do Crivella, PORÉM É UM ABSURDO CASSAR (ou seria CAÇAR???) UM MANDATO OUTORGADO PELOS ELEITORES! O nome disto é DITADURA,TIRANIA, FASCISMO.
Essa cassação do mandato é INCONSTITUCIONAL. não sei se avisaram pra juíza Márcia Capanema, pois conforme o artigo 15 da Constituição Federal de 1988, “é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:
I – cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;
II – incapacidade civil absoluta;
III – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
IV – recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;
V – improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.
A perda do direito político ok. Mas é vedada a CASSAÇÃO, com punição da Justiça Eleitoral de 8 anos segundo a legislação (Lei complementar 64/90 – art 1°, inciso I, alínea C).
Infelizmente a justiça no Brasil está assim, as leis só não funcionam com os petralhas, já com os outros interpretam da forma mais punitiva possível, visto que o fato de se interpretar uma lei já horrível
Sempre os mesmos partidos querendo tirar de cena os opositores.
Me admira a tal justiça eleitoral acatar.
Estamos vivendo tempos sombrios
Absurdo, a justiça está cassando os seus eleitores. Perseguir os contrários
Acabou a democracia, só os criminosos podem exercer mandato.
Sem querer contestar qualquer determinação da justiça, mas é impressionante o que os políticos da esquerda já fizeram, fazem e continuam fazendo Brasil afora e nada acontece com eles. Realmente o sistema é bruto. 🤦🤦🤦