O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reconheceu que o Brasil pode ter “exportado” facções criminosas a Portugal. Ele deu a declaração nesta quinta-feira, 4, durante visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não só o Brasil, mas todos os países enfrentam a criminalidade organizada”, disse o ministro. “É possível que alguns integrantes de facções criminosas tenham vindo para Portugal, até pela facilidade da língua e pela acolhida tradicional que os portugueses dão aos brasileiros. Estamos atentos a esse fenômeno.”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reconheceu que o Brasil pode ter "exportado" facções criminosas a Portugal.
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 5, 2024
O magistrado deu a declaração durante a visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. pic.twitter.com/VjrYIXMb0p
Parceria com Portugal contra o crime organizado
Lewandowski também destacou o interesse do governo brasileiro em intensificar o intercâmbio de informações com Portugal para combater o tráfico de drogas, armas e pessoas.
“Nossa Polícia Federal (PF) colabora com as autoridades portuguesas”, afirmou Lewandowski. “Porque o Brasil, lamentavelmente, é um corredor de exportação de droga, que vem de outros países da América do Sul.”
As preocupações de Lewandowski com drogas sintéticas
Ele também chamou atenção para a crescente preocupação com as drogas sintéticas, que têm origem em países europeus e nos Estados Unidos.
“O tráfico de drogas é um problema universal, diria eu, planetário”, acrescentou o ministro. “O combate aos malfeitores transnacionais só se enfrenta com uma cooperação cada vez mais aprofundada e uma troca célere que diz respeito a esse problema.”
Proposta de Emenda Constitucional
Lewandowski confirmou que o Ministério da Justiça elaborou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O objetivo é permitir que o governo federal estabeleça diretrizes para a segurança pública e o sistema prisional em todo o país.
“É uma autorização constitucional que estabelece a competência do governo federal para coordenar um sistema único de segurança pública”, destacou.
Esse ridículo tem razão e a prova é que uma vez por ano os corruptos vem do Brasil para fazer evento em Portugal
pela primeira vez tenho que concordar com essa besta, as constantes viagens internacionais de seus pares chefe de executivo e dirigentes do pt claramente contribuiu para aumento da criminalidade no mundo.
Ué. Foi ele quem deu o pontapé inicial, o chute na lata que liberou um bandido para ser o chefe do executivo. Ponha a culpa no Brasil. Limpa a B**** na bandeira, decrépito criminoso-se-acha-acima-da-lei.
Como pode um sujeito desse chegar ao STF e depois ao ministério da justiça?, Ah , filho de SBC e amigo das famílias tradicionais da cidade , vamos parar por aqui .