Alvo da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pede a sua prisão, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil. Nesta terça-feira, 18, ele se posicionou publicamente contra propostas que visem a regular plataformas digitais, sob o pretexto de combater a disseminação de notícias falsas.
“No Brasil de hoje, a liberdade de expressão, infelizmente, está sendo colocada em jogo”, disse Moro, durante entrevista ao programa Morning Show, da rádio Jovem Pan.
Para o hoje parlamentar que foi juiz responsável por casos da Operação Lava Jato, o Poder Executivo quer fechar o cerco contra a liberdade de expressão. “Temos esse projeto do governo federal lá na Câmara [dos Deputados] que quer regular fake news“, comentou.
“Querem regular as redes sociais”, disse Moro, que externou a sua opinião a respeito do tema: “Eu acho isso um perigo”.
“Vamos tirar, sim, das redes ofensas e ameaças. Isso é uma coisa. Incitação à violência, também. Agora, controlar conteúdo de informação e deixar o governo como árbitro do que é verdadeiro ou não?”, continuou o senador pelo Paraná.
Governo quer controlar o que é ‘verdade’, diz Sergio Moro
Como exemplo do que pode ocorrer caso o governo avance com projetos voltados a limitar a liberdade de expressão, Sergio Moro mencionou recente fala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sugeriu que os ucranianos têm parte da culpa pela guerra promovida pela Rússia desde fevereiro de 2022.
“Aí, nós vamos ter de suportar uma situação como essa, ver o Lula dizer que a Ucrânia é culpada pela guerra e vamos ter de engolir isso e aceitar nas redes sociais”, ironizou Moro.
No último domingo, 16, Lula disse que “a decisão da guerra foi tomada pelos dois países”. Com mais de um ano ativo, o conflito entre Rússia e Ucrânia teve início quando tropas de Moscou invadiram territórios ucranianos.
Leia também: “Lula e o Ministério das Declarações Cretinas”, artigo de J.R. Guzzo.
MORO VC DEU MUNIÇÃO A ESSA GENTE AO ACUSAR JMB DE INTERFERIR NA PFRJ. O NINE MANDOU AS FAVAS A CONSTITUIÇÃO E COM O COMPADRIO DO STF SEU MAIOR PARTIDO FAZ O QUE QUER .NÃO SE ENGANE ELES VÃO TE F….. OUTRA COISA MORO,, MBL ,PSDB ,CIRO TODOS AJUDARAM E MUITO O LULA
Tivemos que engolir a verdade de que Lula era elegível depois das cambalhotas dadas pelo STF nos seus processos de corrupção!
Espero que finalmente Sergio Moro crie coragem para enfrentar a Tirania do Judiciário que persegue os cidadãos de bem e facilita a vida dos criminosos companheiros!
Espero que agora Sergio Moro crie coragem para enfrentar a tirania jurídica que persegue os brasileiros de bem e facilita a vida dos criminosos companheiros.
O Senador Moro quer eliminar as ofensas, quando temos um Charlatão semi-analfabeto ocupando a Presidência do Brasil, o qual se tornou o maior ofensor da atualidade, ele faz isso toda vez que abre à boca e deixa exposta sua mente escassa de neurónios. Isso constitui um insulto a nossa inteligência.
A liberdade de expressão existe para proteger a expressão contraditória e crítica ao governo. A expressão popular e favorável ao governo. Não precisa de proteção