O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou no domingo 23 que contabiliza atualmente o apoio de mais de 310 deputados favoráveis à anistia para os presos do 8 de janeiro.
Ele fez declaração depois da divulgação do Placar da Anistia do Estadão, levantamento com todos os parlamentares federais. Para Sóstenes, os 95 deputados que não quiseram responder à pesquisa até o momento vão apoiar o projeto no momento em que for à votação. Eles se somariam, segundo o parlamentar, aos 176 deputados que disseram “sim” no levantamento. Outros 116 disseram “não” e 126 não deram retorno.
Placar do Estadão:
- 176 – sim à anistia;
- 116 – não à anistia;
- 95 – não quiseram responder; e
- 126 – não deram retorno.
“Esses deputados de partidos do centro virão conosco tão somente vejam a assinatura dos líderes partidários. Alguns deles talvez não vão declarar voto antecipadamente, porque podem ter algum processo no STF, algum cuidado, mas na hora do voto vai votar com a gente”, disse Sóstenes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Se os 95 que atenderam ao levantamento, mas se recusaram a declarar o voto, se manifestassem favoravelmente em plenário, a anistia poderia alcançar 271 votos, mais do que os 257 necessários para avançar na Câmara. O levantamento é dinâmico e será atualizado constantemente.
Reuniões do líder do PL sobre anistia
O líder do PL disse ter se reunido com o líder do Republicanos, Gilberto Abramo (MG), e com o presidente do partido, Marcos Pereira (SP), para selar o apoio da sigla do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), à anistia.
“O Republicanos vai estar conosco na anistia. Além do Republicanos, nós já tínhamos sete partidos confirmados. Eu acho que a gente chega a nove tranquilamente. Vou atrás do Solidariedade por último, na próxima semana”, disse o líder do PL. “Nós vamos passar de 310 votos nessa votação. Não tenho nenhuma dúvida disso”, afirmou.
Segundo Sóstenes, o presidente da Câmara garantiu que vai se reunir com os líderes depois de retornar da viagem ao Japão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve pautar o projeto da anistia na sequência.

“O presidente Hugo Motta é aliado do projeto de anistia desde o primeiro momento e não vamos tomar nenhuma decisão na ausência dele por lealdade, entretanto a gente precisa dizer que temos total confiança que na chegada dele a anistia será pautada com a urgência necessária”, afirmou.
Questionado sobre a rejeição da maioria dos deputados à anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, o líder do PL respondeu que “não vão pautar a anistia para quem sequer está condenado ainda” e atestou que o projeto vai beneficiar apenas os presos pelos crimes cometidos no dia 8 de janeiro. “A anistia é para quem já está transitado em julgado”, disse.
Sobre os 47 deputados que dizem ser a favor de redução de penas em vez de anistia total, Sóstenes disse que vai sensibilizá-los. “Não adianta a gente reduzir. Tem que anistiar essas pessoas”, disse. “Agora, a gente acredita que quem tiver imagem e foto de que fez depredação e destruiu tem que responder por depredação do patrimônio público. Isso não é problema para a gente”, garantiu.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Se os Parlamentares disserem seu voto antes o STF vai assedia-los a mudar de voto como o STF já fez antes, então é melhor ficar calado e SÓ IMPOR SUA VONTADE QUANDO FOR VOTAR.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣e vai cozinhando o gado nesse Papinho 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
PL é igual a pinscher…..late…… treme…rosna…… E corre 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Parlamentares que escondem o voto por medo do STF.
Que vergonha!
Vomo que um país desse pode dar certo?
Vejam que interessante, só isso bastaria pra qualquer idiota, que tivesse um pingo de decência na cara ficasse indignado com o que está acontecendo no Brasil. Essa falsa normalidade esconde um ditadura que avança dia a dia. Esse ser abjeto, desprovido de cabelos e com cara de vilão, não só tem a cara como escreveu seu nome na história como um dos maiores carrascos e torturadores do Brasil. O idiota alardeia que defende a democracia, mas será mesmo que ele acredita nisso? Se acreditar, confirma ser um idiota completo, aquele que além das idiotices que pratica, acredita piamente que são atos legítimos. Não são. São ilegalidades flagrantes, crimes continuados que arrastaram como cumplices, partícipes, todos os ministros, desse que era o extinto STF, que a gora nada mais é que um tribunal de exceção, logo, ilegal perante a Constituição Federal.
Estadão, Globo, Folha, Uol, Congresso, Direito com a Teoria Crítica do Direito, STF, MEC, …
O que permitimos ser criado, mantido e incentivando a evoluir no Brasil!
Como poderíamos querer que desse diferente?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣resposta básica da direita 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 a culpa sempre é dos outros 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣