O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lamentou nesta quinta-feira, 21, a agressão do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, contra o deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES). O parlamentar alagoano deu a declaração em entrevista à GloboNews.
A cena violenta ocorreu na quarta-feira 20, durante a promulgação da reforma tributária. Na ocasião, Washington Quaquá deu um tapa no rosto do colega.
+ O que importa é eles darem os votos no painel, diz líder do governo sobre partidos de centro
Lira afirmou que, nessa situação, não deve haver acordo entre os partidos no Conselho de Ética. Para o presidente da Câmara, o episódio “deprecia, desmoraliza e é ruim para o Parlamento”.
“As imagens que ficam, que vão para o mundo são depreciativas”, destacou Lira. “Pessoas que pensam diferente, podem pensar diferente, devem ser respeitadas porque pensam diferente. Não concordo com tudo que o presidente Lula defende e, nem por isso, nunca nos agredimos. A política é a arte de conviver com o contrário.”
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
O Conselho de Ética é o órgão da Câmara destinado à aplicação de penalidades, em casos de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar, no âmbito da Câmara dos Deputados.
O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), afirmou que também entrará contra os parlamentares que xingaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a sessão de quarta.
Conselho de ética e cassação!
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) December 21, 2023
Já estamos com os vídeos dos ataques ao presidente @LulaOficial e ministra @simonetebetbr ontem na câmara.
Cada deputado desqualificado que ontem xingou e agrediu, será processado no conselho de ética, hoje já chegará do Nikolas Ferreira PL MG.
Entenda por que Lira criticou a atitude do deputado petista
Durante a sessão da promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, Quaquá deu um tapa no rosto de Donato.
Na ocasião, Lula, que estava na sessão, ouvia vaias por parte da oposição e torcidas por parte da base governista. Na gravação, Quaquá, que estava filmando os deputados com o celular, diz aos parlamentares da oposição que iria “representá-los” na Comissão de Ética.
Depois, Quaquá chama um dos deputados de “viadinho”, e Donato segura o braço do petista. Em seguida, Quaquá dá um tapa no colega.
Leia também: “‘Não aguenta porrada’, diz deputado petista que agrediu colega”
Sr. Lira se levantarem o tapete vai ser dificil encontrar a tal da moral. Essa qualidade definitivamente nao frequenta Brasilia. E mais facil encontra-la na Papuda do que no Distrito Federal cujo nome deveria mudar para “mar de lama”. Que vergonha da saber que um ser como esse representa parte da populaçao brasileira.
Ao final e ao cabo todos se auto desmoralizam e se prostituem, pois está no DNA e no modus operandis do congresso
Sim…Lira vai tomar providência. Ja esta fazendo contas d3 quanto vai pedir ao Lula em verbas do orçamento pra livrar o marreco QUAQUA da cassacao
Vendido
Quem entrega a própria honra por liberdade (nesse caso específico, liberdade de não ser preso pelos inúmeros crimes de corrupção cometidos por imundos que se venderam ao partido das trevas), a terá apenas provisóriamente, pois chegará o momento de acertar as contas, e além de perderem a liberde efêmera conquistada por manobras escusas, também perderão a honra.
E aí lira não vai tomar providência contra esse agressor atrevido..?
Kkkkk desmoralizar oque mais? Seus dias estão contatos seus troxas, idiotas, o ladrão colocou o Dino lá pra acabar de vez com o congresso, ainda não perceberam seus imbecis.
E o escroque escroque Zeca Dirceu já quer virar o jogo no tapetão dizendo que vai entrar com processo no Conselho de Ética (hic) contra TODOS os parlamentares que chamaram o presidente do que ele é.
Tudo faz parte do plano macabro de inibir e/ou eliminar a direita conservadora no Congresso Nacional.
Quá qua ra qua qua…..
Desmoralizar quem não tem moral alguma?!
Agora dizem que tudo é relativo, até critérios morais. Talvez esse sujeito ainda ache que existe alguma moral na instituição que ele preside. É o mesmo que dizer que um prostíbulo segue princípios morais e o pior que quem diz isso é a maior meretriz daquele bordel. A meretriz-mór.
Tenho um recedo para o Zeca Dirceu:
Lula LADRÃO, seu lugar é na PRISÃO.
Mais uma vez vão usar falsas equivalências para punir o lado da oposição. O quaqua vai ser o boi de piranha sacrificado para eles pegarem a cabeça do Nikolas. Esses bandidos sempre dão um jeito de acusar os outros do que els fazem
IMPOSSÍVEL DESMORALIZAR MAIS!!!!!!!
Esse escroto tem que ser defenestrado do parlamento.
Para desmoralizar alguma coisa é necessário ter moral. O congresso não pode ser desmoralizado.
E ante esses fatos o Lira demorar um dia inteiro para decidir o que é melhor politicamente não deprecia, desmoraliza e é ruim para o Parlamento?