O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a decisão do plenário da Casa de rejeitar, na semana passada, o pedido para que o Projeto de Lei (PL) das Fake News tramitasse em regime de urgência. Nesta terça-feira, 12, o deputado saiu em defesa da proposta.
“Eu queria esclarecer que, regimentalmente, a urgência pode vir quantas vezes forem necessárias, ou seguir o trâmite normal das comissões. Quando o plenário, por razões claras ou não, rejeita uma urgência, ela precisa ser mais detalhada”, disse, em declaração a jornalistas, na chegada ao Congresso.
Relacionadas
“Eu acho um erro, acho que a gente não pode ficar sem uma legislação que trate do assunto com clareza. O tema vem sendo discutido só na Casa há quase três anos”, declarou Lira.
O presidente da Câmara aproveitou para elogiar o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-SP). “As informações que eu tenho, e falo com muita tranquilidade, é que o relator estava assimilando propostas de textos das mais diversas áreas”, afirmou.
Lira disse que defendia a ideia de que a urgência fosse utilizada para debater o texto e “afastar as versões sobre os temas mais polêmicos”, mas, na avaliação dele, o debate sobre o tema ficou no “radicalismo das posições”.
Big techs
O presidente da Câmara disse que “teve uma turma de deputados que se escondeu” atrás das big techs e da liberdade de expressão “para defender interesses” de empresas como Google e Meta, controladora do Facebook e do Instagram.
“O que não ficou claro no debate era se era um debate pela desinformação, contra as fake news, ou se era um debate para manter as regalias das big techs“, afirmou.
Ele afirmou acreditar que as big techs “tem que ter responsabilidade civil sobre o que publica, tem que ter responsabilidade econômica sobre o que gera e o que ganha e dividir com os meios de comunicação as matérias jornalísticas, isso tinha que ter sido discutido, e esse debate passou ao largo disso”.
Judiciário
Arthur Lira defendeu a necessidade de aprovar um regramento contra as fake news antes das eleições deste ano. “A gente tem que ter um parâmetro para que as eleições aconteçam de forma tranquila, democrática, livre, autônoma e respeitando a vontade popular”, declarou.
Segundo ele, se isso não acontecer, “todos nós vamos ficar, sem sombra de dúvidas, suscetíveis a uma vontade do Judiciário, quando a gente condena que o Judiciário se imponha ao Legislativo”.
Lira você só não e troco como um merda.alagoanos meus irmãos não vamos votar nestes coronéis outra vês. Fora lira fora
Sem dúvida, uma das declarações mais insanas de 2022.
Agora deputados que não querem censura “se escondem” na liberdade de expressão?
Ora, LIBERDADE DE EXPRESSÃO ESTÁ PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO, logo, podemos dizer que quem quer o cumprimento da lei se esconde atrás da própria lei?
Ademais, o face se esconde atrás de que quando bloqueia perfis conservadores? Nessa hora, ninguém nunca viu o
presidente da “casa do povo” dizer coisa alguma.
A que ponto chegamos.
Declaração simplesmente infeliz.
Espero que Alagoas inteira tenha visto isso e nunca mais reeleja Arthur Lira.
Esse Lira não passa de um bosta!
Arthur Lira o que os iluministros do STF te disseram que estás tão desesperado para aprovar essa PL da “fake news”?
Canalha. Tem que ser extirpado o quanto antes da política. Esse tipo de verme não tem nada que condiz com democracia.
O Judas, conta suas 30 moedas e fala em tirar a liberdade em nome de uma Democracia criada pelos ditadores do STF? Judas se arrependeu e cometeu o suicídio, Lira será sepultado nas urnas, claro que com uma bela aposentadoria.
Um deputado está inconformado com o resultado do plenário da Câmara Federal? No meu tempo essa decisão era sagrada…
O volume da voz do povo está muito alta. Tem que deixá-la quase inaudível, como sempre foi.
Custe o que custar.
PL da censura! Espera até a próxima eleição, imbecil!
Que tem algo errado na pressa do Lira, tem!
O que se passa entre ele e o STF?
Tá difícil a pressão do xerife, deputado?
Prefere encerrar sua carreira política ao invés de fazer a coisa certa?
ESSE PL É ANTIDEMOCRÁTICO, É ANTI POVO. NÃO SEJA COVARDE, LIRA!
Em outubro a gente se encontra, meu caro.
Nosso Presidencialismo está insepulto aguardando velório na “capela” do Semipresidencialismo ou do Parlamentarismo. Essa deve a ser prioridade número 01 do Congresso Nacional. É como penso! Que Deus ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O cara é ridículo, dizer que os deputados se esconderam atras da liberdade de expressão????? Ele está assumindo com todas as letras que tem o RABO PRESO COM O #STFOrganizacaoCriminosa.
Olha eu chego a pensar que sem guerra civil (talvez seja o objetivo de muitos políticos) essa terra nao vai pra frente, pqp e muita gente phodendo com a população ,,,,cada dia tá pior, acho que somente com guilhotina..sei lá
É plantando Liberdade, que se colhe Democracia. A liberdade de pensamento e opinião é um Direito Constitucional.
Direito o quê?
Ih, acho que tô doidão. Entendi “Constitucional”.
Mais um integrante da ORCRIM falando o que o STF mandou. A limpeza tem q ser profunda na Câmara e no Senado p diminuir os integrantes dessa corja de vagabundos q n honram os votos e n representam a população.
Tira as regalias das big techs mas passa para a mídia corrupta e suja, né, isso você não fala, idiota!
O que barrou esse crime foi o protesto do povo de bem contra a censura desse golpe! Isso não vai passar 🤨
Desgraçado vendido 😠
Nenhuma novidade, ele deve ter a missão dele. O que não podemos é acreditar que ele lute pelos que ele representa pelo voto. A relação da votação de urgência já nos da a dica de como nós votaremos. Essa nova votação pretendida em compromisso com o TSE e STF, definirá como será também a nossa votação para a câmara. No senado, já está bem claro.
Esse cara tem o rabo preso no STF, portanto esta atendendo a determinação de Mores e Fachin, que Deus ilumine os eleitores em outubro, e expurgue covardes e paus mandados como esse da política. Covarde.
quanto ao Judiciario se impor perante ao Legislativo e’ porque vc Lira e’ frouxo