O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reuniu-se nesta sexta-feira, 20, como o ditador da China, Xi Jinping, em Pequim. O governo chinês está promovendo um encontro internacional para ampliar mercados pelo mundo.
Na comitiva de Lira também estão o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Luís Tibé (Avante-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, no encontro, Xi disse que “China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento do Oriente e Ocidente, respectivamente, e grandes países emergentes com influência global”.
Em uma postagem no Twitter/X, Lira escreveu que foi recebido “pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim”.
Além de Xi, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o secretário do Partido Comunista chinês e ex-prefeito de Pequim, Cai Qi.
A comitiva brasileira também visitou o Museu do Partido Comunista Chinês, onde Arthur Lira deixou uma mensagem escrita, na qual agradeceu pela apresentação da história do partido.
Com as viagens de Lira à Ásia e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à Europa, a semana em Brasília está sem discussões importantes no Congresso Nacional.
Viagem de Lira à Ásia começou em 10 de outubro
Antes da visita a Pequim, a comitiva esteve em Xangai, onde visitou a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores exportadoras brasileiras para o mercado chinês.
A comitiva iniciou a viagem à Ásia em 10 de outubro, com uma escala em Nova Délhi, capital da Índia, onde os deputados participaram de um encontro parlamentar do G20. O retorno ao Brasil está programado para o dia 22.
Veja a agenda oficial de Arthur Lira na Ásia
- 10 e 11 de outubro: viagem até Nova Délhi (Índia);
- 12 a 14 de outubro: reunião anual da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20;
- 15 de outubro: viagem à China, a convite do presidente da Assembleia Nacional Popular da República Popular da China, Zhao Leji;
- 16 e 18 de outubro: encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas em Xangai;
- 19 a 21 de outubro: reuniões em Pequim;
- 22 de outubro: retorno ao Brasil.
Tudo caminhando conforme o esperado
TA GOSTOSO O PASSEIO COM GASTANÇA DO NOSSO DINHEIRO, DEPUTADOS?
TRABALHAR PELO BRASILEIRO QUE É BOM, NEM PENSAR. OLHAR PARA O REGIME TIRANO DESSE DESGOVERNO E TRABALHAR PARA RESGATAR A DEMOCRACIA, TAMBÉM NÃO CONVÉM ÀS EXCELÊNCIAS, MUITO MENOS AO NOBRE ARTUR LIRA.
TORRAR DINHEIRO DO POVO É BEM MAIS PRAZEROSO.
Acompanhado do Zeca Dirceu, deve ter recebido uma aula de democracia na proveitosa viagem custeada pelo nosso dinheiro.
Só levou a esquerda para lá… Será que somaram alguma coisa, tenho dúvidas…
Comunismo vindo com força.