O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu a possibilidade de indicar o advogado Cristiano Zanin Martins, que cuidou de seus processos criminais, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira, 2, em entrevista à BandNews, o petista disse que Zanin cresceu de forma “extraordinária”.
“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado”, disse Lula. “Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros.”
Relacionadas
O presidente também revelou que poderá escolher um terceiro ministro, caso algum integrante da Corte antecipe a aposentadoria. “Posso escolher três, possivelmente dois”, disse. “Sempre pode acontecer. Mas o critério será o mesmo. Primeiro: notório saber jurídico, porque a escolha não é para mim. É para a nação. O cara tem de ser cumpridor da Constituição.”
Lula disse ainda que, mesmo se indicar três ministros, não terá influência sobre as decisões da Corte. “Nunca pedi nenhum favor a nenhum ministro”, afirmou. “Não foram indicados para me fazer favor ou me proteger.”
Sem lista tríplice
De acordo com o presidente, a escolha do novo procurador-geral da República não seguirá a lista tríplice (elaborada pela associação de procuradores). “O critério será pessoal, de muita meditação”, afirmou. “Vou conversar com muita gente.” Ele disse também que mudou sua visão sobre a lista tríplice. “Esse não é mais o critério”, considerou. “Quando vim para a Presidência, pensava no sindicato. Então, tudo para mim era lista tríplice. Está provado que nem tudo, com lista tríplice, resolve o problema. Então, vou ser mais criterioso para escolher o procurador-geral da República.”
A primeira indicação de Lula ao Supremo neste mandato ocorrerá em razão da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, no fim de abril. O magistrado vai completar 75 anos, idade máxima para a permanência na Corte. Posteriormente, em outubro, uma nova vaga será aberta no STF — desta vez, com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.
sem comentários
Advogado que tem ajuda do stf não tem como ser ruim ! porque os 11 votam a favor do “sujeito” não tem como perder ação – envie os mesmos processos de L adrão para um país civilizado onde o crime não tem perdão – crime é crime não tem quem va julgar diferente, mais aqui o que impera é a lei do $$$$$$$$$$$$$
Realmente, o cara conseguiu tirar um LADRAO ASSASSINO que estuprou o Brasil da cadeia, e o colocou na presidência deste mesmo país estuprado…. realmente, lugar de criminoso ladrao corruPTo é no Supremo Tribunal Federal… pra segunda vaga nao pode colocar o MARCOLA, este nao tem todos os requisitos de um ministro do SUPREMO….poe o BANDIDO PORCODINO q é mais apropriado para compor a CORJA
O pai e o filho da mentira.
Aos amigos as benesses do estado, ao povo produtivo os impostos e a corrupção para manter a casta ordinária no poder.
Ta to faz Zanin, Zanon, zanão, qualquer um vai ser a mesma coisa
Mais um para advogar pelos corruptos no STF .
Advogado do diabo.
O filho era o “ronaldinho” dos negócios , e esse aí é o “ronaldinho” da justiça , afinal uma divida dessa é impagável .
Zanin, assim como o Pulha, enriqueceu de forma “extraordinária”: ao defendê-lo!
Um indivíduo desse, condenado por unanimidade em 3 instâncias por corrupção, indicar ministro do STF é uma vergonha. O país indo para um buraco profundo. Notável saber jurídico para esse indivíduo é Toffoli e nomear militantes políticos da pior espécie!!
Balão de ensaio ou abertura das negociações. O Lula quer ver até que ponto ainda estão levando ele à sério.
Nada diferente. Toffoli era advogado do PT, ganhou cargo vitalício no STF. O advogado do Lula não seria?
Cabe ao Senado impedir essa indicação. Se o Senado funcionasse…
É o que eu sempre digo: em países sérios, você até pode eleger asnos e corruptos para presidente, porque as demais instituições funcionam e mantém o país nos trilhos. Em um sistema de 3 poderes, precisa de 2 para fazer besteira.
“Todo mundo compreenderia que ele merece ser indicado”… olha o nível de delírio.
Para quem não tem vergonha na cara, como o atual presidente, indicar um amigo para ministro do STF é a coisa mais normal do mundo.
Pobre Brasil.
Esse foi um dos motivos para terem derrubado Bolsonaro. País de bandidos. E quem votou neles é cúmplice.
Sai o quid pro quo Ricardo Lewandowski e entra o Cristiano Zanin Martins como um quid pro quo. Os criminosos podem ser identificados atraves de características que compartilham uns com os outros. As quais designam e compõem o tipo criminoso. Aqui no Brasil eles são conhecidos como juizes do STF.
Brasil a caminho do fim
O Gilmar vai emagrecer de tanto chorar. Pelo menos dará para alimentar uns 3 ou 4 famintos dos 120 milhões já apontados por alguns.
Deve haver outras formas da sociedade civil dar fim a essa ditadura. Somos 200 milhões, e esses criminosos psicopatas são apenas alguns milhares.
Santo Deus, tenha piedade do Brasil e da população !!
Não merecemos sofrer nas mãos desses traidores comunistas sanguinários !!🙏🙏
O Cangaço está crescendo.
Tragédia anunciada.
Se Deus quiser antes de junho o Brasil fica livre desse ladrão
Meu Deus, que papo mais furado é esse? Grande saber jurídico? Ele falou tudo, amigo, companheiro e tudo para livrar a cara dele
Cada dia mais horrorizada com esse governo
Já estava escrito nas estrelas: sai um compadre e entra outro no STF.
Meu Deus! Sem lista tríplice? Socorro! Onde vamos parar e ninguém faz nada? Triste :/
Cadê os conservadores?
Trevas!