O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou mais uma viagem ao exterior. Neste domingo, 4, o chefe do Executivo embarca para o Chile. Ele deve discutir, entre outros temas, a conclusão do Corredor Bioceânico, rota rodoviária que ligará o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Norte do país, o que facilita as exportações para a China.
Lula também se encontrará com o presidente chileno, Gabriel Boric, para tratar de assuntos regionais, como a crise na Venezuela, e internacionais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Corredor Bioceânico será finalizado “em pouco tempo”. As discussões atuais focam na agilização dos serviços fronteiriços e logísticos, além do desenvolvimento da infraestrutura da rota.
Lula e Boric, ambos de esquerda, terão uma reunião nesta segunda-feira, 5, para abordar “temas importantes da agenda regional e internacional”. O Itamaraty não divulgou detalhes específicos, mas a crise na Venezuela pode ser um dos tópicos. Os países têm divergências sobre a suposta reeleição de Nicolás Maduro.
De acordo com o jornal Gazeta do Povo, a reunião entre os presidentes acontece um ano depois de divergências sobre a guerra da Rússia e com a Ucrânia. Na época, Lula relativizou a responsabilidade do conflito, o que gerou tensões com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na viagem ao exterior, Lula encontra presidentes do Legislativo do Chile
Além do encontro com Boric, Lula se reunirá com os presidentes do Legislativo chileno e lideranças empresariais. O objetivo dos encontros é “expandir a agenda bilateral para trabalhar no sentido de uma amizade sem limites”, segundo a chancelaria brasileira.
Os países mantêm relações bilaterais há 180 anos, sendo o Brasil o maior parceiro comercial do Chile. O comércio entre ambos tem um fluxo de US$ 12,25 bilhões em exportações e importações.
Leia também: “Casal Lula & Janja já deu seis voltas ao mundo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 198 da Revista Oeste
O gatuno vai algumas coisas para o cara assim como foi com o mácron
…ao invés…foi eleito…está brincando de ser presidente e quer se aproveitar do momento
Esse lula só invés de resolver os probs para o qual foi “eleito” . Fica querendo receber o prêmio Nobel da paz forçando uma atua çao de mediador da paz na América Latrina