Na quarta-feira 1º, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu à Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para reforçar o policiamento em portos e aeroportos no Rio de Janeiro e em São Paulo. A decisão ocorre cinco dias depois de o petista negar que aplicaria tal medida.
“Não quero as Forças Armadas nas favelas, brigando com bandido”, justificou Lula, em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira 27. “Não é esse o papel das Forças Armadas. Enquanto eu for presidente, não tem GLO.”
Mudança de ideia
No Estado Fluminense, a operação também ocorrerá em dois portos: Rio de Janeiro e Itaguaí. Em São Paulo, a ação se dará no maior porto do país, o de Santos. A Marinha atuará nos acessos aos portos e no Lago do Itaipu, na fronteira com o Paraguai.
Entenda | O que é a Garantia da Lei e da Ordem (GLO)?
Os aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) também estão inclusos na GLO anunciada por Lula. O governo federal comunicou ainda o início de operações nas fronteiras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná.
“Chegou a uma situação muito grave”, justificou Lula, em entrevista coletiva. “A violência a que que temos assistido tem se agravado a cada dia que passa. Então, resolvemos tomar uma decisão, fazendo que o governo federal participe ativamente […] para que a gente possa ajudar o governo dos Estados a se livrar do crime organizado.”
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, explicou que a GLO funcionará diferente das operações realizadas anteriormente. As ações divulgadas pelo governo acontecerão apenas em locais com jurisdição federal.
“Não vamos substituir policias estaduais, porque a Constituição fixa a atribuição dos Estados, da Polícia Militar e Polícia Civil”, explicou Dino. “O que estamos fazendo, fizemos no Rio Grande do Norte, na Bahia. Agora estamos fazendo no Rio de Janeiro. É apoiar as polícias estaduais.”
Dino também disse que o principal objetivo do governo é atingir os pontos de abastecimento do tráfico das drogas, de armas e de produtos contrabandeados. Isso deve afetar negativamente as finanças das milícias e quadrilhas criminosas.
Levando em conta ao que Ed Camargo postou, realmente é muito estranha essa GLO, pois pelo que sabemos, há diálogos cabulosos entre as, em todas as detenções fizeram festa quando “venceu” a eleição, seu ministro da “justiça “e tantos outros componentes do desgoverno entram nas comunidades dominadas pelo tráfico sem escolta, devolvem todos os pertences, e tantos outros atos a favor do tráfico no últimos meses, para não me estender… essa GLO, está mais com outras intenções que essa que está sendo dita. Resta saber se as tropas que estarão nos portos e aeroportos, vão acatar ordens absurdas, inconstitucionais!!
Só falta o Fachin permitir queas poícias estauais e civil possa controlar as favelas e fazer a limpa necessária.
Um dia, talvez irei entender o que se passa na mente desse sujeito. Militar, é para guarnecer as fronteiras e a segurança deste país, não é para enfrentar bandidos. Claro que não enfrentará bandidos, se já presta continência em sinal de respeito e lealdade ao chefe de todos eles…
E desde quando o Luladrão e seus asseclas se preocupam em seguir a Constituição?
E porque o regime petralha que sempre esteve do lado dos bandidos, dos agressores assassinos e não daqueles que procuram justiça para os assassinados, decidiu agir ostensivamente contra os bandidos que votaram para eleger o ladrão ao cargo de presidente do Brasil?
Mesmo assim as “Forças Armadas” são valentes qdo estão prendendo cidadãos desarmados protestando o roubo das eleições. A realidade intratável é que chegou a hora do vamos ver, os bandidos são destemidos e estão muito bem armados e conhecem o terreno, estarão enfrentando os generais irrealistas e obesos que batem continencia a um ladrão.
Com tanta guerra acontecendo no mundo, o Luladrão para parecer relevante, dará início a uma guerra civil no Brasil, mas não para defender a democracia e sim para defender seu regime corrupto de saqueadores do povo.
A GLO é para proteger os turistas. Certo. Mas… E os cariocas, quem vai proteger????