O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o que vinha sendo cogitado nos bastidores do poder. Na manhã desta segunda-feira, 27, ele anunciou a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O anúncio ocorre depois de reunião entre Lula e Dino no Palácio da Alvorada. O encontro entre os dois ocorreu fora da agenda oficial da Presidência da República.
Leia mais:
A indicação de Dino para o STF se dá horas antes de o presidente brasileiro dar início a mais uma viagem ao exterior. Na tarde desta segunda-feira, Lula deixará a Base Aérea de Brasília rumo à Arábia Saudita. O petista ainda passará por Catar, Emirados Árabes e Alemanha. Ele, no entanto, segue sem visitar áreas afetadas pelas fortes chuvas na Região Sul.
Depois da indicação de Lula: próximos passos para Dino virar ministro do STF
Com a confirmação da indicação por parte de Lula, Flávio Dino dependerá do Senado para saber se vai — ou não — se tornar ministro do STF.
Agora, o nome dele terá de ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Posteriormente, a indicação feita pelo presidente da República precisará ter o sim da maioria dos senadores. Em caso de rejeição, caberá a Lula indicar outra pessoa para o Supremo.
Essa é a segunda indicação de Lula para o STF em seu atual mandato. Em junho, o petista indicou seu então advogado pessoal, Cristiano Zanin, para o lugar de Ricardo Lewandowski. Agora, ele escolhe Dino para a cadeira de Rosa Weber, que se aposentou no no fim de setembro.
Leia também: “Estadão avalia processar Gleisi, Dino e Felipe Neto por fake news e campanha de difamação”
A indicação dele para o Supremo ocorre mesmo diante da denúncia de que dois assessores dele receberam, em pleno Palácio da Justiça, a mulher conhecida por ser a “Dama do Tráfico”. “Ligações cabulosas”, definiu Silvio Navarro na reportagem de capa da Edição 191 da Revista Oeste.
Volta ao Poder Judiciário
Se a indicação de Dino for confirmada pelo Senado, a ida dele ao STF marcará, na verdade, um retorno ao Poder Judiciário. Antes de entrar para a política partidária, ele atuou como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 1994 a 2006.
Depois de deixar a magistratura, ele foi eleito deputado federal pelo PCdoB do Maranhão. Com o fim do mandato como parlamentar, que foi de 2007 a 2011, foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) de 2011 a 2014.
Dino deixou o comando da Embratur para se candidatar a governador do Maranhão. Venceu a disputa e foi reeleito em 2018. Ele deixou o governo com o Estado nordestino liderando os piores índices socioeconômicos do país.
Leia também: “O que Flávio Dino pensava sobre a censura nas redes sociais”
Durante seu segundo mandato como governador do Maranhão, Flávio Dino deixou de ser comunista e passou a ser um socialista. Isso porque trocou o PCdoB pelo PSB. Pelo novo partido, foi eleito senador no ano passado. Contudo, ao ser a escolha de Lula para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nem chegou a atuar no Senado.
Natural de São Luís, Dino tem 55 anos. Dessa forma, ele poderá permanecer como ministro do STF por até duas décadas.
Voto no Gostei, pois gostei de saber.
Porém não gosto deste C E N S U R A D O R comunista.
Apoiado por Moraes e Gilmar simplesmente não presta.
Cabe ao Senado barrar a indicação desse comunista, cínico e debochado.
Junto com o tirano Moraes acabarão com o país e a democracia, que hipocritamente dizem defender. São dois tiranos – DITADORES.
Querem calar o boca, regular a mídia farão do país uma Venezuela.
O Senado não pode aprovar essa indicação. Honrem os votos recebidos, esse cretino do Flávio Dino zomba da cara de todo mundo. NÂO PRESTA.
É o fim é o fim, o fim vem já dizia o profeta Ezequiel. Estamos vivendo aqueles tempos.
Se o senado não barrar, sentiremos saudades do Xandão.
Esse sujeito é o verdadeiro golpista, não cumpre leis, destrói provas, debocha do congresso, recebe e visita traficantes, etc. o senado vai continuar omisso e conivente e aprovar esse déspota (mais um) no STF?
Se o nome passar pelo congresso o Brasil vai explodir.
Srs. Senadores, acredito que vocês tenham visto as manifestações. Se aprovarem este sujeito INCONFIÁVEL, se preparem para perderem o apoio de seus eleitores.
A indicação de Flávio Dino para ministro do STF é um deboche para com a Nação Brasileira. Um sujeito que afrontou as instituições, zombando de deputados e senadores. Não pode nunca ser ministro do STF:
. Não compareceu às diversas convocações para prestar esclarecimentos no Congresso Na-cional;
. Sumiu com imagens do 08/01/2023 que poderiam ajudar a inocentar centenas de brasilei-ros presos por ordem de um déspota, Alexandre de Moraes,
. Comanda um ministério que recebeu, por duas ocasiões, uma traficante de drogas;
. Visitou a Maré sem escolta, quando e sabe que é um lugar onde só se entre com autoriza-ção do tráfico de drogas;
. Usa e abusa das benesses do poder público, como usar aviões da FAB para atender seus interesses pessoais;
. Foi um péssimo governador, deixando seu Estado, o Maranhão, como um dos piores em todos os indicadores sociais;
. Chama a Polícia Federal de “sua”;
Alguém acredita que esse indivíduo atende os requisitos para ser ministro do STF??? Ele tem REPUTAÇÃO ILIBADA???
Srs e sras senadores, valorizem e horem o voto que receberam do brasileiro.
Não muda nada a rigor, trocou a sabina obediente, pelo sabujo obediente. Eh um empate técnico. Além disso, eu l certamente acredita que o sabujo o defenderá de avanços do Moraes contra ele…
Dino representa a cara mais suja do Brasil.
Só espero q o senador cumpra sua função e REJEITE a baleia..pq com mais um comunista não dá né…
O narcoestado quer atuar nos 3 poderes
Já atua faz tempo.
Sem novidades no front !
Nada é tão ruim que não possa piorar!
Ainda bem que o indicado não é o Marcola!
Só nos resta esperar que tenhamos senadores sérios que recusem esse nome maldito. Um moleque debochado e mentiroso. Prevaricou, obstruiu a justiça destruindo as filmagens, cometeu crime de responsabilidade, tem afinidade com o tráfico, cometeu ingerência sobre as polícias federal e rodoviária federal, permitiu que seus diretores recebessem e dessem apoio a esposa de traficante e assassino, que também era condenada por lavagem de dinheiro para o tráfico, e tantas outras ações de um ser aberto, comunista e totalmente descompromissado com o país e a justiça. Isso é piada!
Para surpresa de ninguém. 11 comunistas no PSTF. Hugo Chaves deve estar orgulhoso, no inferno!
Cabe o Senado mostrar caráter e barrar o nome deste debochado e
São 9 no STF. São nove que têm de serem presos e perderem seus direitos de cidadão, pois não sabem o que é nem ao menos o amor de Cristo.
É mais um ato de vingança do Viajanjo Mula da Silva. Desta vez contra o senado federal, pela CPMI de 08/01 e por ter aprovado a PEC que limita os poderes do STF contra o Legislativo e as decisões monocráticas dos advogados de toga contra a sociedade em geral.
É muita burrice para uma pessoa só e esperamos que o Senado Federal forme a maioria para dizer NÃO ao comunista arrogante e cínico DinoSSauro Rex.
A indicação do Sr Dino ao STF mantém o nível médio do conjunto de ministros do STF.
Mais um ditador para integrar a quadrilha do STF.
Sujeito asqueroso, comunista, cínico e debochado. No Ministério da Justiça e cOmo Governador do MA foi um desastre.
SE OS SENADORES TIVEREM VERGONHA NA CARA E HORAREM OS VOTOS RECEBIDOS, NÃO APROVARÃO ESSE DITADORZINHO PARA INTEGRAR A SUPREMA CORTE JÁ TÃO DESMORALIZADA.
INFELIZMENTE, JÁ TEMOS O PIOR COELGIADO DE TODOS OS TEMPOS, COM DINO FICARÁ MAIS DESASTROSO AINDA.
Se passar na sabatina não vai sobrar lagosta prá ninguém lá no escritório de advocacia do lules…Espero que esse cara não passe nas sabatinas.
É o fim da picada mesmo!!!!
E aí senadores ? Vão precisar das nossas manifestações pra expulsar esse ser abjeto da vida pública, ou vão cumprir seus papéis direitinho…??
O voto do Wagner foi só boi de piranha pra deixar a boiada passar ??
Milhões estão de olho na reeleição de vcs, hein ??
Piada pronta né ? O Lule realmente não tem nenhuma vergonha na cara
Cabe ao senado vetar esse desastre!