O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a comunicação tanto do governo quanto do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o encerramento de um seminário promovido pela legenda na última sexta-feira, 6, em Brasília. Em participação por videoconferência, ele afirmou que precisará fazer correções e admitiu que há erro nesse setor.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Existe um erro no governo na questão da comunicação”, disse Lula. “Sou obrigado a fazer as correções necessárias para que não possamos reclamar de que não estamos nos comunicando bem.”
Ele se referiu à área sob a responsabilidade de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que está à frente do cargo desde o início do governo e é um dos seus auxiliares mais próximos. Assim como Lula, Pimenta é filiado ao PT.
Durante a fala aos militantes petistas, Lula fez uma crítica geral à comunicação do governo. Ele falou que “algo precisa ser mudado” para que as pessoas fiquem cientes das realizações de sua gestão. Anunciou, nesse sentido, que vai tratar dessas mudanças no começo de 2025:
“Não estamos conseguindo colocar as coisas que nós estamos fazendo”, afirmou Lula. “E essa é uma das minhas preocupações, que quero começar a resolver no começo de ano e quero resolver junto com o partido.”
O presidente da República afirmou que o partido também tem obrigação de divulgar as ações do governo. De acordo com ele, isso fará a gestão petista “competir com quem está mentindo”.
Em visita a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 5, por ocasião da inauguração da fábrica da Suzano – maior produtora mundial de celulose e empresa registrada na Bolsa de Valores – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alfinetou o setor produtivo e disse que vai entregar o… pic.twitter.com/pbfpBqa6gE
— Revista Oeste (@revistaoeste) December 6, 2024
Além disso, Lula reconheceu sua responsabilidade nos erros na comunicação. “A verdade é que eu não tenho organizado as entrevistas coletivas, elas não têm sido organizadas”, disse ele. O presidente também afirmou que o governo e o PT ainda não sabem usar a internet de forma eficaz, como faz a direita.
Lula reclamou também da falta de um discurso unificado entre militantes, deputados e senadores petistas nas redes sociais. Disse que, por exemplo, cada um tem a própria rede social e que não há uma unificação no discurso de defesa do governo.
Lula criticou a falta de licitações na área de comunicação
O petista lamentou que, depois de dois anos de governo, ainda não tenha acontecido um estudo aprofundado sobre a comunicação digital. “A gente não conseguiu, sequer, em dois anos de governo, fazer um estudo mais aprofundado sobre a questão digital”, reclamou. “E sequer conseguimos fazer uma licitação para ter uma imprensa digitalizada, mais competitiva.”
A Secom havia lançado uma licitação para estruturar a comunicação digital do governo Lula, mas cancelou-a em agosto. A concorrência, no valor de R$ 197,7 milhões, foi suspensa em julho pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido a fatos considerados de extrema gravidade, como a suspeita de violação do sigilo do processo.
O TCU voltou os olhos para a licitação depois de a lista de vencedores ter sido divulgada antecipadamente pelo site O Antagonista.
O problema não é a comunicação. O problema é a falta de conteúdo! O PT não tem nada para mostrar, a não ser, aumento de dívida, inflação, ataques ao Bolsonaro, conspiração com o STF e perpetuação no poder.
Tem que trocar o Pimenta Mentiroso por outro ainda mais mentiroso.
Simplesmente não tem nenhum feito para ser divulgado.
A maioria das obras estão paradas e o país não avançou nem um centímetro, pelo contrário, recuou.
O POVO não aguenta mais “Narrativas”.
Há de se entender o porque da preocupação deles, afinal a esquerda vive apenas de marketing já que não entrega grandes feitos