A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai deixar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para integrar a Casa Civil, informou o jornal O Globo, na quinta-feira 9. Uma medida provisória deve ser publicada ainda hoje.
A ideia surgiu ainda durante a transição, quando integrantes da equipe de Lula se incomodavam com a composição “ideologizada” que a pasta passou a ter, sob a gestão do antecessor Jair Bolsonaro.
A desconfiança levou Lula, ainda no primeiro dia após a posse, a editar uma medida tirando a segurança presidencial do GSI.
Com a mudança, o ex-diretor da Polícia Federal (PF) Luiz Fernando Corrêa será o chefe da Abin — o agente já ocupou o cargo de diretor da PF entre 2007 e 2011. A ideia é desmilitarizar o GSI, visto como “bolsonarista” pelo governo.
Relacionadas
Atualmente, o GSI é comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias. Ele tem enfrentado críticas de dirigentes petistas e integrantes das Forças Armadas, depois das manifestações de 8 de janeiro.
O motivo das críticas: o GSI e a Abin supostamente não atuaram de maneira efetiva para proteger os prédios dos Três Poderes. Para evitar a escalada das tensões, Gonçalves Dias trocou nomes em funções de destaque no órgão.
Leia também: “Um governo em guerra contra quem produz”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 149 da Revista Oeste
O objetivo claro e bem óbvio é transformar o Brasil numa Venezuela ou este galinheiro num puteiro E não tenho dúvidas de alertar a quadrilha cava sua sepultura e quem sobreviver verá … juízo frangaiada do patropi !!!
próximo passo do L adrão é mandar prender os generais das farsas armadas kkk
governar o país mesmo nada – esta tudo parado e os preços subindo
***** Rubens ….. o que será muito bem feito face a covardia, omissão e submissão de tantos MAS alerto que prendem uma leva mas serão presos depois … juízo milicianos da quadrilha !!!
LULA, deveria passar o comando da ABIN para o PCC ao invés do militares. os militares incomoda os bandidos.
*** Josias ….. vá ver por isto já transferiram o chefão da facção para o galinheiro né?
preguiça….cadê os planos para governar o país? é um gigante a ser cuidado, hora de arregaçar as mangas, de vdd.
Segundo Marcos do Val, a Abin sabia dos riscos das manifestações e avisou o DF e o Ministério da Justiça. Pelo visto, o Lula não gostou…
Isso aí não é interferência na Abin, STF? Cadê a liminar para impedir essa mudança?
Isso demonstra que esse turma morre de medo dos militares. Não sei porque?