O presidente eleito, Lula (PT), anunciou nesta terça-feira, 13, o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) como o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Socialista, Mercadante vai substituir o liberal Gustavo Montezano no comando da instituição.
Lula indicou Mercadante durante o evento que encerrou os trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
“Quero dizer para vocês que não é mais boato”, afirmou Lula, sobre a nomeação. Já era esperado que Mercadante ocupasse um cargo-chave na administração petista, visto que coordenou o programa de governo de Lula na campanha e os grupos técnicos do governo de transição.
Na mesma ocasião, o petista falou sobre o fim das privatizações. “Vai (sic) acabar as privatizações neste país. Já privatizaram quase tudo, mas vai acabar, e nós vamos provar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”, afirmou Lula.
Antes mesmo do anúncio de Mercadante, o mercado reagiu mal aos rumores de que ele seria indicado para presidir o BNDES a partir do próximo ano.
Nascido em Santos (SP), o futuro presidente do BNDES tem 68 anos. É formado em economia pela Universidade de São Paulo e tem mestrado pela Universidade de Campinas. Foi membro do movimento estudantil na década de 1970 e fez parte do grupo de fundadores do PT, em 1980. Foi vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais da sigla.
Leia também: “Faltou combinar com o povo”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 141 da Revista Oeste
O critério para distribuir os ministérios : “Cumplicidade”
Entende o conceito jornalistico de governabilidade? Entende que vai ser MUITO, mas MUITO pior no governo molusco?E que conceito Centrão vai se tornar um sinônimo de bancada do governo? Vai estudar jumento.
Errado amigo. O critério é incompetência provada. Tem uma passagem interessante na história q é o Delfim Neto contando como foi a obtenção desse mestrado pelo Mercadante. Esperemos a realidade se impor.
vilipêndio = ato de tornar (alguém ou algo) vil, rebaixado, indigno; desvalorização, aviltamento.
“tratava as pessoas com desrespeito.”
DIFICILMENTE ESSE PROCESSO VENCERÁ.
O EPÍLOGO DA FARSA SE APROXIMA.
A horda vai ganhando intensidade
O ladrão acha que vai governar mesmo,e ainda fica formando a quadrilha e apresentando os comparsas
Se o ladrão estivesse preocupado com o Brasil, ele indicaria os melhores nomes para os cargos. Ele quer é pessoas de sua confiança nos cargos que podem ser estratégicos para seu plano de América latina . O povo e o Brasil são pequenos detalhes……
É uma agressão após a outra vinda por parte desse partido das trevas. Uma ameaça atrás da outra. Uma promessa de destruição e aniquilação da nação atrás da outra.
Fim das privatizações. Mais um anúncio do retrocesso que esse País viverá, caso Lula tome posse como Presidente do Brasil.
Pronto, agora resta criar a tão sonhada moeda dos latinos comunistas. O que nos resta? Trabalhar dobrado para bancar essa sonhada América Latina vermelha. Francamente!
As republiquetas latinas vibram. Vamos nos preparar bem, para que a partir de 1° de janeiro possamos trabalhar em dobro para sustentar pelo menos mais uns cinco ou seis países latinos. Vergonha é pouco.
Tudo como dantes! A QUADRILHA voltou em postos chaves, onde a dinheirama corre solta!
Alguém tem dúvida do irá acontecer?
Há alguma expectativa que não seja a pior possível?
É uma tragédia anunciada sim, infelizmente, essa turma não está nem aí para o Brasil, o seu povo, os seus pobres apoiadores ou não!
Trágico
Ichhiii, tomarão as poucas armas que temos.
Vai entupir as DITADURAS com dinheiro até na PRIVADA…mas não é eh deles mesma, não eh?? O Bolsonaro economizou pra esses picaretas gastarem! Deveria ter torrado $$ e não deixado nem raspa de tacho.pra essa corja já de malditos
E volta a “harmonia entre os poderes” do jeito como os bandidos gostam!
Lei das Estatais? Bobagem, mude-se a lei, Esseteefe “agarantchiu”…
no CV faltou dizer que é filho de general o que facilitou muito a vida no movimento estudantil