O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Riad, na Arábia Saudita, nesta terça-feira, 28. É a primeira parada da viagem de Lula de fim de ano ao Oriente Médio e à Alemanha, na Europa.
No Twitter/X, Lula disse que a comitiva do governo federal vai apresentar projetos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investimentos em infraestrutura.
“Chegando na Arábia Saudita”, disse Lula. “Nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e também na indústria. Também vamos apresentar os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura.”
Lula fará uma reunião bilateral com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman
O presidente fará uma reunião bilateral com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. A agenda com o príncipe ocorre na tarde desta terça. Além da reunião com a participação dos ministros, Lula também terá um encontro privado com Salman.
O governo Lula espera incrementar os investimentos sauditas no país. De acordo com o Itamaraty, em 2019, durante o governo Bolsonaro, os sauditas começaram a investir no Brasil, valor que deve chegar a US$ 10 bilhões, conforme anunciado.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Na quarta-feira 29, Lula vai participar de um evento de promoção de produtos da empresa brasileira Embraer e de outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Depois, Lula segue para compromissos em Doha, no Catar. Em seguida, o presidente vai para Dubai, nos Emirados Árabes, onde vai participar da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28). A última parada é em Berlim, capital da Alemanha, onde Lula terá um jantar com o chanceler Olaf Scholz.
Leia também: “STF: Dino pode herdar ações de interesse de Lula”
Onde está a Janja??? Na Arábia Saudita ela não se arvorou a primeira ministra do Brasil???Seria cômico se não fosse trágico!