A assessoria de imprensa de Lula (PT) informou que o relógio Piaget de R$ 80 mil que ele usa não foi recebido como presente durante seus dois primeiros mandatos como presidente. Essa declaração contradiz a versão que o próprio Lula teria dado a parlamentares de que o acessório de luxo foi recebido durante o exercício do seu primeiro governo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo publicações do Metrópoles e da Folha de S.Paulo, Lula teria dito a aliados, em um evento no Rio de Janeiro, em março de 2022, que ganhou o relógio quando estava no cargo. Caso a informação seja verdadeira, o item deveria ter sido declarado no sistema da Presidência, o que não aconteceu.
+ Empresa dos irmãos Batista teve 17 reuniões em ministério antes de receber benefício do governo Lula
A assessoria de Lula esclareceu que as informações anteriores foram obtidas “em off” e, portanto, não podem ser confirmadas.
“O relógio Piaget não foi recebido durante nenhum dos mandatos dele”, afirmou o Planalto.
A assessoria não informou, no entanto, quando Lula obteve o relógio nem quem lhe deu o presente. “Tudo que o presidente recebeu na Presidência está catalogado conforme a legislação”, disse.
O relógio Piaget de Lula chamou atenção em campanha de 2022
O relógio Piaget chamou atenção no início de 2022, quando Lula apareceu com ele em um evento do centenário do PCdoB. Somente agora a equipe de Lula oferece uma versão oficial sobre a origem do bem.
As declarações públicas de Lula sobre presentes recebidos incluíam um segundo relógio, um Cartier Santos Dumont, avaliado em R$ 60 mil.
Em julho de 2023, durante uma transmissão ao vivo, Lula afirmou que ganhou o Cartier em 2005 do então presidente da França, Jacques Chirac.
“Você sabe que esse relógio ficou perdido 18 anos? Eu não sabia onde estava. Agora, que eu fui mudar, fui abrir a gaveta, e ele estava lá”, disse Lula.
E o RELÓGIO do LULA? pic.twitter.com/T2NBH9dOj9
— Noé Massari (@noe_massari) August 22, 2023
Confusão sobre a origem do Cartier
O Cartier foi auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016 e registrado como um presente da fabricante, não de Chirac. Confusões sobre as características e as origens dos dois relógios são comuns em debates sobre a incorporação de presentes ao acervo privado do presidente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) argumenta que a União não pediu a devolução dos relógios do petista. Segundo Bolsonaro, isso evidencia uma suposta perseguição e “dois pesos, duas medidas” no caso das joias.
+ Em 2022, Lula disse que alta do combustível é ‘responsabilidade do presidente’
A equipe de Lula busca desmentir essa narrativa ao afirmar que o Piaget não tem relação com a Presidência.
A situação do Cartier será discutida pelo TCU em agosto. Em 2016, o TCU determinou a devolução de mais de 500 presentes incorporados ao patrimônio privado de Lula, exceto itens personalíssimos ou de consumo próprio.
O Cartier, no entanto, não foi devolvido. Em 2023, a área técnica do TCU decidiu que Lula não precisa devolver o Cartier, pois o acórdão foi cumprido, e não pode ser aplicado retroativamente. A área técnica reforçou que a incorporação de presentes de luxo é imoral.
Debates no TCU sobre devolução de presentes valiosos
Parte dos ministros do TCU acredita que a auditoria de 2016 deveria ter exigido a devolução do Cartier, já que presentes valiosos, mesmo sendo personalíssimos, devem ser entregues à União.
A área técnica também entendeu que o tribunal não deve deliberar sobre o Piaget, pois não há elementos que revelem que o relógio é um bem público da União.
O FATO É…. O BOSTIL virou um NARCOESTADO TERRORISTA e PEDÓFILO!!!
Anos de aparelhamento das instituições de estado….DÉCADAS! Se não escapou NEM as Forças Armadas seculares…já imaginou o MPF ?? O judiciário?!
FAXINA…tanto o Brasil como os EUA tem de fazerem um tipo de MARCATISMO de novo. Infelizmente esses socialistas são ervas daninas para a evolução social..é bem estar econômico…
Quem acredita nesse LADRÃOZINHO…corruptível???
Não é surpresa pra ninguém com mais de UM neurônio que o Lula é um mentiroso contumaz, que mente como método de vida. Derrama milhões de Reais dos esfolados pagadores de impostos numa máquina de propaganda para criar cortinas de fumaça para encobrir a própria desgraceira do seu desgoverno. Mais uma vez, o PT do Presidemente Stalinácio está levando o Brasil para o abismo e a Globo continua defendendo o indefensável. Como fez com o Collor, os ratos da Globo abandonaram o barco do cara ” com aquilo roxo ” nos segundos finais do tempo estabelecido. Ratos sendo ratos, estão farejando sinais…
Aí que a Globo resolvei me mandar isso.
” VIU ISSO? | Uma seleção do que aconteceu de mais relevante no dia”
” O Globo ”
Para: Você 11/07/2024 | 18:02
Claro que não perdi a oportunidade de dizer à Globo o que vi.
Senhores.
“Vi com MUITO PRAZER, com EXTRAORDINÁRIO PRAZER que a Globo News, também conhecida como moleca de recados e assessoria de imprensa passadora de pano para o assombroso desgoverno do Lula, que apesar dos PIX recebidos, apesar dos descalabros que publica sem fazer a primeira lógica do jornalismo digno do termo que seria INVESTIGAR, a Globo News tem 0,08% de audiência e isso diz bem o quanto ela é desacreditada perante os brasileiros, pelos motivos óbvios de integrar o esquema de CENSURA imposto pelo Lula, pela Alta Casta do Judiciário, pelos interesses de empresários meliantes como os irmãos Batista da JBS, os Odebrecht da vida e outros gatunos menos importantes.
0,08 de audiência vai suscitar uma chacoalhada depois das Eleições Municipais e não vai ter algoritmo ” cumpanheiro ” que salve o PT, o Lula, o lulismo, a ultra extrema esquerda que não poderá mais contar com certos artifícios eleitorais que vocês conhecem apenas superficialmente, porque o sistema, o estabilchement não confiam em vocês, que fizeram o que fizeram com o Collor.
Gente graúda da Faria Lima, que tem muita influência vocês sabem onde, além de desembarcarem do Titanic do Presidemente Stalinácio, também conhecido como o ” Amigo do Meu Pai “, conforme assentado no Departamento de Propinas da Odebrecht está calçando-se dos recursos de sempre, quiçá do Caixa criado pela Odebrecht e revelado pelo Marcelo Odebrecht e pelo lulista Antônio Palocci e que Nossa Senhora da Internet nos mostra sem meias palavras. Tanto o tal caixa é verdade, que o Presidemente Stalinácio NUNCA inquiriu judicialmente nem Marcelo, nem Palocci, num clássico caso de que o Presidemente Stalinácio vestiu a carapuça, coisa de que quem cala, consente. O Presidemente Stalinácio está nu, a Justiça está nua e não é pela causa da Lady Godiva, mas por alinhar-se ao pior Estado de Exceção que o mundo conhece neste novo Século.
Tomara que a História seja impiedosa com vocês.
É o que merecem!
Fraternalmente
Lourival Nascimento
Quando o assunto são os possíveis relógios que “o amigo” não poderia estar usando, “a área técnica” determina que não há elementos que revelem que são bens públicos pertencentes à união. E vamos pagando os impostos e recebendo a cartilha de orientação da tutela governamental. Viva o amor 🫶🏻
O ladrão mente e multiplica a mentira, afinal tem nove safados muito bem comprados para protegê-lo! Que todos se afoguem em merda!
Parece que o TCU aprendeu a mentir com o ladrão.
Mente que nem sente….rs