O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nesta segunda-feira, 13, às 15h, uma medida específica de renegociação sobre a dívida do Rio Grande do Sul (RS) com a União. A informação foi dita mais cedo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Conforme o ministro, o anúncio sobre a dívida do RS deve contar com a presença dos representantes dos Três Poderes. Segundo Haddad, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), está “sintonizado” com as diretrizes elaboradas com o governo federal. A negociação, de acordo com o ministro, ocorre desde a quinta-feira 9.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Haddad, contudo, descartou estender a medida para outros Estados que também devem à União neste momento. “É à calamidade que nós estamos atendendo”, disse. “Vai chegar o momento em que nós vamos retomar um debate, que já havia sido iniciado, mas que foi interrompido em virtude dessa situação.”
Conforme o ministro, a cada dia novas medidas serão preparadas e anunciadas de acordo com as necessidades das vítimas das enchentes severas que atingem o Estado desde 29 de abril. Segundo Haddad, o governo está sendo “bastante criterioso” para anunciar medidas sustentáveis e adequadas.
+ Lula convoca ministros para reunião emergencial sobre o RS
O ministro falou ainda sobre a possibilidade de criar uma espécie de auxílio emergencial para ajudar a população afetada. Conforme o governo petista, até o momento, mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas pela inundação.
Haddad explicou que diversas propostas nesse sentido já chegaram ao governo, e que eles já elaboraram “alguns cenários” que devem ser amadurecidos até a terça-feira 14. Eventualmente, essa medida deve ser apresentada ainda nesta semana.