O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deve transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Fazenda, pasta que será chefiada por Fernando Haddad.
Lula planeja que o órgão reporte suas atividades diretamente ao ministro da Fazenda, assim como a Receita Federal e o Tesouro. O Coaf é vinculado ao Banco Central desde 2019. Antes disso, o governo do presidente Jair Bolsonaro tentou transferir a administração do órgão para a pasta da Justiça do ex-ministro Sergio Moro.
Uma medida provisória foi editada para a transferência, mas acabou sendo alterada pelo Congresso Nacional, que devolveu a responsabilidade ao Ministério da Economia — e em seguida o realocou no BC.
Coaf e a Operação Lava Jato
Criado em 1998, o órgão é responsável pela produção de relatórios baseados em investigações de inteligência financeira para combater a lavagem de dinheiro e outros crimes contra o sistema financeiro.
Relatórios enviados à Polícia Federal em 2011 identificaram movimentações financeiras suspeitas envolvendo mais de 20 mil pessoas, no valor de R$ 55 bilhões. Desse total, R$ 1 bilhão foi repassado em dinheiro em espécie. Esses documentos foram usados como base da Operação Lava Jato.
O órgão também revelou transações bancárias atípicas envolvendo políticos do PT, como Antônio Palocci, Fernando Pimentel e Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil.
Se antes ‘nóis pegava o peixe’, imagine o que ‘nós vai pegá agora’!
Agora a família Bolsonaro vai ver o que é bom pra tosse.
Tudo bem com a tua vida em casa??? Coloque a madame para vender avon, assim voce fica ocupado com alguma coisa e deixa de : CALUNIA, DIFAMAÇAO, INJURIA……….Todas as condutas citadas no teu vomito sao coisas feitas por partidos socialistas comunistas. Voce é a mesma foca socialista comunista que passa atacando os conservadores na Gazeta do Povo.
A quadrilha está agindo rápido pra ver se dessa vez não deixam rastros. Pobre de nós, brasileiros, com essa raça maldita no poder junto com um judiciário nefasto.
O congresso pode, e deve, bloquear, até porque não há justificativa plausível.
OU SEJA HADDAD VAI SUBSTITUIR O PALOCCI E NAO O PAULO GUEDES.
Meu Deus… Que quadrilha!!! Com certeza vão achacar os inimigos e de quebra esconder a vida dos amigos e familiares… Te cuida “OESTE”…
Decisão corretíssima afinal para roubarem mais tranquilamente o COAF tem de ficar sob controle total da quadrilha.
Pronto!!!